64ª Reunião Anual da SBPC
B. Engenharias - 1. Engenharia - 8. Engenharia Elétrica
CONTROLADOR DE CARGA ECONÔMICO, EFICIENTE E ROBUSTO PARA UM SISTEMA DE ILUMINAÇÂO INDEPENDENTE DA REDE ELÉTICA, ALIMENTADO POR PAINEL SOLAR.
Igor Lopes de Castro 1,2
Daniel Trovão Simões 1,2
Olavo Matias Costa 1,2
Luiz Antônio S. de Ribeiro 1,2,3
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Istituto de Engenharia Elétrica da UFMA - IEE
3. Prof. Dr./ Orientador - Depto. de Engenharia Elétrica - UFMA
INTRODUÇÃO:
O principal objetivo desse projeto foi a implementação de um dispositivo eletrônico, capaz de gerenciar o funcionamento de um sistema de iluminação alimentado por uma fonte renovável de energia, que no caso é um painel solar. Para esse gerenciamento a placa tem basicamente que controlar o fluxo de carga, gerado por um painel solar. Esse fluxo consiste em dois ciclos de trabalho um de dia, carregando uma bateria e a noite descarregando-a em uma lâmpada. A importância social deste projeto, é que possibilita levar energia e iluminação a locais de difícil acesso de forma mais simples e barata sem depender da energia elétrica da rede, pois é um sistema totalmente independente da mesma.
O projeto é dividido em duas partes; 1) a parte física do projeto (hardware), constituída pela placa eletrônica; 2) a parte do programa (software), formado pelo programa que fornece um conjunto de instruções e referências para o PIC interpretar e executar
METODOLOGIA:
A necessidade de desenvolver sistemas independentes e autossuficientes tem crescido e sendo cada vez mais necessário,devido a necessidade diminuir os impactos na natureza .Pensando nesta necessidade surgiu o projeto do controlador de carga para poste solar, que foi desenvolvido no IEE- Instituto de Engenharia Elétrica da UFMA, onde alunos de graduação de eng. elétrica, orientados por um professor, desenvolveram todo o projeto. O projeto em si começou com varias pesquisas e escolha de qual seria a melhor topologia eletrônica a ser utilizada no projeto. Depois de escolhida a topologia, veio então a parte de simulações e implementação do circuito e a confecção da placa eletrônica e do desenvolvimento do software. Durante todo esse processo foram observados erros e falhas no sistema proposto inicialmente, que foram sendo corrigidas e testadas em bancada com a utilização de computadores, fontes e outros equipamentos como multímetros e dispositivos eletrônicos. Depois de serem testados nas bancadas partiu-se para os testes em campo, com o sistema completo de um poste solar composto por um painel solar, uma bateria de 12 voltes, 2 lâmpadas de 15 watts e o controlador de carga. Depois desse processo chegou-se a um protótipo considerado adequado e eficiente que está em plena operação.
RESULTADOS:
Foi obtido como resultado, um equipamento capaz de satisfazer as especificações requeridas inicialmente no projeto, um aparelho eletrônico capaz de fazer o controle da energia gerada pelo painel solar com bom desempenho e de baixo custo, e prover um sistema de iluminação totalmente independente da rede de energia e seguro. Além de ser um equipamento barato e de fácil implementação, gera a oportunidade de levar energia e iluminação a áreas de difícil acesso. É importante resaltar que ainda são possíveis melhorias no produto final obtido.
CONCLUSÃO:
Concluí-se que esse projeto é uma alternativa viável e de baixo custo e alta resolução para implantação de iluminação em lugares de difícil acesso como, por exemplo, locais rurais ou lugares distantes de redes de distribuição. E que esta topologia ainda é passível de melhorias tanto em nível de hardware como em nível de software.
Palavras-chave: Poste Solar, Controlador de Carga, Fontes Renovaveis.