64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 2. Currículo
OLHARES SOBRE AS LETRAS E A MATEMÁTICA EM UMA PROPOSTA EDUCATIVA INTERDISCIPLINAR
Jocelma Boto Silva 1
Dayana Junqueira Ayres Silva 2
Elma Paiva Silva 3
Luana Carvalho Coelho 4
Ester Maria Figueiredo de Souza 5
1. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
2. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
3. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
4. Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia – UESB
5. Profa. Dra/orientadora - Dpto. de Estudos Linguísticos e Literários – UESB
INTRODUÇÃO:
A interdisciplinaridade se faz necessária ao ensino, no entanto, ainda permeiam algumas concepções diferenciadas acerca do tema. De fato, a escola carece da efetivação dessa ação. O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID é um dos projetos que visa diminuir essa carência nas escolas. Um dos seus objetivos é a atuação do trabalho interdisciplinar nas escolas. Os universitários envolvidos com o projeto devem agir nas escolas segundo essa proposta, a fim de que, os resultados do ensino se tornem, a cada dia, mais produtivos. Assim, os estudantes de Letras e Matemática desenvolvem e aplicam seus projetos coletivos. Estuda-se as impressões acerca da interdisciplinaridade evidenciadas pelos universitários de Letras por meio da produção dos memoriais da aplicação do projeto. Questiona-se quais os impactos dessa proposta para a prática pedagógica? Como lidar com essa orientação para o ensino? Estes questionamentos são direcionados para os envolvidos com o projeto, visto que, a prática pode implicar alguns aspectos que não se percebe somente com a teoria.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa de natureza qualitativa partiu da análise dos memoriais de formação elaborados pelos sujeitos ao longo do desenvolvimento de oficinas interdisciplinares de Língua Portuguesa e Matemática. A pesquisa foi dividida em três fases. A primeira apresenta as concepções acerca dos planejamentos integrados das oficinas que foram aplicadas pelos universitários em três escolas da rede pública de ensino, incluem-se neste aspecto o material didático, os recursos e os temas lingüísticos e matemáticos a serem explorados. Na segunda fase, abordamos as concepções dos envolvidos sobre os momentos de aplicação das oficinas, nesse aspecto cabe a atuação conjunta em sala de aula, o atendimento dos universitários para com os alunos da escola. E, no terceiro momento, aborda-se os resultados da aplicação do projeto, as marcas que ficaram nos universitários e nos alunos que foram atendidos à luz da proposta. Desse modo, nossa pesquisa fundamenta-se na análise descritiva dos memoriais, quanto à compreensão da aplicação das oficinas realizados pelos estudantes de Letras e as concepções acerca da interdisciplinaridade com a área matemática, que são evidenciadas no trabalho escrito.
RESULTADOS:
A partir das analises dos memoriais pode-se constatar que o primeiro momento, de planejamento conjunto das oficinas, é marcado por demonstrações otimistas com relação à proposta. Os estudantes de Letras consideram-na fundamental no processo educativo, com vistas nos preceitos teóricos discutidos durante os momentos de formação. Percebe-se o envolvimento dos estudantes com o tema por meio da seleção dos recursos didáticos adequados que comportam conceitos matemáticos e lingüísticos. Na análise do segundo momento, os estudantes delineiam, à primeira vista, alguns impasses referentes à aplicação do projeto, à atuação em sala de aula. Posteriormente, os alunos consideram este momento como positivo, por possibilitar a interação entre as áreas e por marcar uma experiência nova para os universitários beneficiados com o projeto. O terceiro momento é marcado por depoimentos que enfocam a necessidade da interdisciplinaridade no ensino, que concebem a proposta como a anulação do ensino fragmentado. Assim, percebe-se que as concepções sobre a interdisciplinaridade são marcadas por um processo evolutivo possibilitado pela prática. Acontece uma oscilação entre três momentos que podem ser representados pelas expressões utilizadas nos memoriais: expectativa, desafio, possibilidade.
CONCLUSÃO:
Segundo os memoriais dos licenciandos do curso de Letras, conceber um projeto interdisciplinar parece mais simples do que praticá-lo. Esta é uma das possibilidades do ensino: propor desafios. A interdisciplinaridade é também um desses desafios. No entanto, estes não surgem para desmotivar o professor ou dificultar o seu trabalho, é uma proposta contrária a esta noção. Mas, está sujeita à má-interpretação e à aplicação equivocada. Nos memoriais, atenta-se a uma característica positiva: a prática não desmotivou a ação. Os bolsistas de Letras reconhecem a necessidade da interdisciplinaridade, a sua possibilidade e os seus meios de atuação; demonstram o desejo por este trabalho. Conclui-se que trabalhar com a interdisciplinaridade não é fácil, mas também não é impossível. É preciso que os professores estejam dispostos a dialogar e a interagir com ela.
Palavras-chave: Currículo, Formação docente, Interdisciplinaridade.