64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O JORNAL ENQUANTO RECURSO À LEITURA E ESCRITA NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO ATUAL
Francisca Maria Silva Abrão 1
Deborah Lauriane da Silva Sousa 1
Érica Pires Conde 2
1. Universidade Federal do Piauí (UFPI)
2. Profa. Ms. / Orientadora - DMTE (UFPI)
INTRODUÇÃO:
O jornal impresso vem, ao longo dos anos, configurando-se em importante recurso pedagógico, utilizado com fins diversos por várias áreas do conhecimento, o que se justifica pelo seu caráter atual, dinâmico e histórico, atrelado à viabilidade de tratar acontecimentos do cotidiano a nível local, regional, nacional e mundial. Para o estudo, selecionamos o “Diário do Povo do Piauí” e analisamos o gênero textual receita, no qual observamos suas contribuições no processo de leitura, escrita, interdisciplinaridade e aplicabilidade em sala. O interesse pelo tema partiu da experiência de monitoria na disciplina Metodologia da Língua Portuguesa, na qual se destacou a importância do trabalho com os gêneros textuais desde os anos iniciais do Ensino Fundamental. São nossos objetivos: mostrar a viabilidade do jornal como recurso pedagógico, despertando o interesse de mais educadores a fazerem uso deste como forma de trabalhar conteúdos pertinentes ao currículo escolar, estimulando os alunos a ler, a escrever e produzir textos, a partir de sua realidade. Buscamos responder: Por que não usar o jornal como recurso para leitura e para escrita no contexto da educação atual? Espera-se que professores e alunos possam realizar trocas de saberes mais significativas e dinâmicas em sala de aula.
METODOLOGIA:
Para a realização deste trabalho, selecionamos um dos três jornais impressos, em circulação na capital Teresina (PI), e focamos em analisar o gênero receita, disposto na seção cultura do caderno Galeria do Jornal Diário do Povo do Piauí. A fim de obter uma análise satisfatória dos dados, fizemos um recorte de quatro meses, os quais foram: novembro, dezembro de 2011 e janeiro, fevereiro de 2012, totalizando 121 receitas analisadas. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, de natureza qualitativa, caracterizando-se como descritiva. Além do jornal que serviu de objeto de estudo e fonte primária à pesquisa, fundamentamo-nos ainda nos seguintes autores: Barbosa (2007), Freire (2005), Anhussi (2009, 2010), Faria (1996) e Soares e Souza (1998).
RESULTADOS:
O gênero textual receita, no geral apresenta-se estruturalmente composto por: título, ingredientes e modo de preparo, com prevalência de verbos imperativos, seguindo sempre uma sequência. Encontramos dois tipos de receitas: das 121 analisadas, 105 são referentes à culinária popular; no que concerne ao seu uso pedagógico é possível trabalhar a interdisciplinaridade, privilegiando disciplinas como português, matemática, ciências, história, dentre outras; além da praticidade e familiaridade que este possibilita aos alunos, por conter exposição simples e clara dos passos, linguagem fácil e acessível. E 16 são receitas para festas e datas especiais como, por exemplo, as festividades de final de ano. Por conta disso, essas são mais distantes do cotidiano de muitos alunos; são estruturalmente mais extensas, com mais passos e etapas a serem seguidas, além de apresentarem linguagem mais rebuscada, com presença de estrangeirismos. Acreditamos que esse tipo de receita pode ser trabalhado com alunos de séries mais avançadas (Ensino Fundamental Maior) e que já tenham tido contato com o gênero anteriormente, na forma mais simples. Dependendo da receita escolhida podemos fazer atividades que englobem assuntos do 1º ao 5º ano.
CONCLUSÃO:
A partir da análise dos dados e da bibliografia consultada, concluímos que por meio das informações contidas no gênero textual receita, analisado no jornal o Diário do Povo do Piauí, é possível a realização de um excelente trabalho interdisciplinar em sala de aula, não apenas com este gênero, mas tambem com outros encontrados no suporte. São enormes as contribuições que o gênero receita pode agregar ao processo de leitura e escrita, além da interdisciplinaridade que este oferece, podendo-se trabalhar história, geografia, ciências, matemática (noções simples as mais complexas), temas transversais, tais como: meio ambiente e sustentabilidade, relações de gênero, saúde, cultura, trabalho e consumo. Em português, por exemplo, é possível trabalhar: significação, estrutura e formação das palavras, variedade linguística, adjetivos, artigos, substantivos, verbos, figuras de linguagem, etc. Trabalhar com jornal em sala de aula é, sem dúvida, um desafio aos alunos e ao professor, cabendo a este selecionar a receita, ou qualquer outro gênero textual (HQs, caça-palavras, palavras-cruzadas, artigo, propaganda, anuncio, convite, crônica, etc.) presente no jornal, a ser utilizado de acordo com os objetivos de sua aula e com o nível de compreensão dos seus alunos, atuando o professor como mediador desse processo.
Palavras-chave: Trabalho Docente, Recurso Pedagógico, Leitura e Escrita.