64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
Árvores: máquinas eficazes da natureza!
Maria da Conceição Bezerra 1,2
Andrea Carla de Lima Melo 2
Betania Ribeiro da Silva 3
1. Secretaria de Educação de Camaragibe - PMCg
2. Secretaria de Educação da Cidade do Recife - PCR
3. Secretaria de Educação do Estado de Pernambuco
INTRODUÇÃO:
Nosso projeto surgiu após as discussões com os alunos acerca da necessidade de criarmos em nossa escola um ambiente mais agradável, uma vez que percebemos que os quatro ventiladores instalados nas salas de aula além de aumentar o consumo de energia, não estavam dando conta do grande calor que sentíamos. A partir dessas inquietações resolvemos procurar alternativas naturais para tentar amenizar nosso problema sem agredir o meio ambiente. Por meio de pesquisa em diferentes fontes, chegamos a conclusão de que o plantio de árvores nas  calçadas de nossa escola seria a solução ecologicamente correta, visto que nossa investigação nos levou a constatar que as árvores são verdadeiras máquinas naturais, capazes de remover os poluentes do ar, reduzindo a temperatura, criando um ambiente refrescante e diminuindo portanto o uso de sistemas de refrigeração. Sabemos que os frutos de nossa pesquisa e principalmente nossas intervenções só serão percebidas em longo prazo, mas desde já temos o imenso prazer de poder colaborar de maneira sustentável com o bem estar dos futuros alunos de nossa escola e com o Meio Ambiente.
METODOLOGIA:
Os conteúdos do projeto foram trabalhados por meio de atividades lúdicas que nortearam todo convívio escolar. Inicialmente realizamos um trabalho de pesquisa na internet para compreendermos e buscarmos uma alternativa eficaz e ecológica para resolvermos nosso problema. Essa atividade foi fundamental uma vez que nos levou a conhecer as múltiplas contribuições das árvores e nos subsidiou investigar a relevância e relação da mesma para o nosso clima e até mesmo para a manutenção da vida no planeta. O contato com a natureza por meio de aulas-passeio em trechos arborizados despertou um maior interesse pelo tema, uma vez que nos levou a observar e constatar de forma prática a importância das árvores. As atividades de rodas de conversas e os registros em um diário de bordo nos ajudaram a refletir melhor sobre o tema. O uso de jogos, dinâmicas de grupo e trabalhos com músicas e poesias tornaram o aprendizado mais lúdico e proveitoso. A sistematização do projeto se materializou com uma caminhada pela comunidade, plantio de quinze mudas de árvores em nossa escola e a participação e conquista do segundo lugar na categoria de Iniciação a Pesquisa na XVII Ciência Jovem, feira de conhecimento realiza anualmente pelo Espaço Ciência PE.
RESULTADOS:
Constatamos que ao colocarmos nossos alunos diante de situações reais e motivadoras, fazendo intervenções e levando-os a refletir, poderemos obter resultados positivos. A valorização e exploração de um tema que partisse de uma inquietação coletiva foram fundamentais para que o grupo se sentisse parte integrante do projeto. Este trabalho foi de grande relevância no sentido de ampliar a visão dos participantes, bem como de torná-los agentes ativos, capazes de pesquisar e propagar com autonomia os conhecimentos inerentes aos cuidados com o meio ambiente e isto foi fundamental para que os mesmo se apropriassem dos conteúdos trabalhados, avançando qualitativamente no ano de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Consideramos de grande importância o trabalho de reflexão sobre situações reais e significativas que proporcionem uma ampliação dos horizontes dos alunos, assim como, o despertar de uma consciência crítica e autônoma. Constatamos a necessidade de valorização de temas que tratem do cotidiano dos alunos e do desenvolvimento de situações lúdicas e, ao mesmo tempo, motivadoras em que o objeto de conhecimento faça parte da realidade dos educandos. Sabemos que ao proporcionar tais condições estaremos contribuindo para levar os alunos a se integrarem e realizarem as atividades propostas. Durante o desenvolvimento do projeto os alunos participaram ativamente, demonstrando um bom desempenho, em todas as áreas.
Palavras-chave: Árvores, Importância, Preservação.