64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
MATEMÁTICA E CORDEL: UMA PARCERIA QUE DÁ CERTO
Lindinalva Maria Barbosa Bezerrra 1,2
1. Secretaria de Educação de Camaragibe
2. Secretaria de Educação do Recife
INTRODUÇÃO:
O projeto Matemática e cordel: Uma Parceria Que dá Certo. Surgiu das observações realizadas no início do ano letivo, em relação aos conteúdos de matemática e língua portuguesa, uma vez que a maioria dos alunos do 4º ano do ensino fundamental apresentavam dificuldades, principalmente no que se referia as estruturas aditivas e multiplicativas, como também a produção de texto escrito. Nosso objetivo principal seria trabalhar esses conteúdos de maneira lúdica e prazerosa, já que uma boa parte dos alunos nos diziam não gostar da matemática e menos ainda de produzir textos. Partindo dessas inquietações decidimos trabalhar com os estudantes a literatura de cordel uma vez que a mesma é uma espécie de representação da cultura popular em formato de poesia, com ritmos que vão se repetindo, como resultado da métrica. Percebemos que os alunos demonstraram muito interesse por esse tipo de texto que serviu de incentivo para os mesmos se apropriem dos conhecimentos com interesse e autonomia, o que contribuiu para aprendizagem dos conteúdos previstos para o ano ciclo de aprendizagem, incentivando-os a conhecer e valorizar além os conhecimentos sobre a história da literatura de cordel no Brasil e no mundo.
METODOLOGIA:
Com intuito de alcançar nossos objetivos desenvolvemos uma sequência de atividades. primeiro realizamos uma pesquisa no laboratório de informática, onde realizamos a leitura de vários textos de cordéis de autores e temas variados, para que os estudantes se familiarizassem com esse tipo de texto, em seguida decidimos estudar a vida e a obra de J. Borges, posteriormente realizamos debates em que registravamos em um diário de bordo nossas conclusões. Esses debates giravam sempre em torno da forma “correta” da escrita de cordéis, da métrica e do estilo. Quando percebemos que os alunos já haviam se apropriado com autonomia da estrutura desse tipo de gênero textual, decidimos criar alguns cordéis coletivamente com temas escolhidos pelos próprios alunos. Por meio dessa atividades os alunos possam demonstrar os conhecimentos adquiridos. A sistematização do projeto se materializou com a confecção de um livro, com uma apresentação para a comunidade escolar e com a participação na Feira Ciência Recife!
RESULTADOS:
Por meio desse projeto foi possível constatar que os alunos mudaram suas concepções a respeito da matemática, passando a ter um bom desempenho nos conteúdos trabalhados, em relação a língua portuguesa notamos um certo interesse e espontaneidade no que se refere a leitura e produção de textos escritos, e isso contribui para a construção da maioria das competências e habilidades previstas para o ano em que os estudantes se encontram. A literatura de cordel foi essencial na vida desses estudantes, motivando-os e incentivando-os a conhecer melhor e valorizar ainda mais a cultura nordestina.
CONCLUSÃO:
A importância de desenvolver nos estudantes o gosto pela matemática e pela produção de textos escritos, minimizando as dificuldades que apresentavam no início do ano, através da literatura de cordel, foi muito gratificante. Os alunos abraçaram essa ideia e se entregaram com bastante compromisso e responsabilidade. Se tornando divulgadores dessa literatura nordestina.
Palavras-chave: Matemática, Literatura de cordel, Conhecimento.