64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O CORDEL EM SUA POESIA - UMA FORMA GOSTOSA DE INCENTIVAR A LEITURA E A ESCRITA
Maria Luiza Silva Saraiva de Morais 1,2
1. Profa. Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Recife - PE
2. Profa. Secretaria de Educação da Prefeitura Municipal de Camaragibe - PE
INTRODUÇÃO:
Tendo em vista o grande número de crianças em sala de aula com dificuldades na aprendizagem da língua escrita e na prática de leitura, resolvi repensar estratégias de leitura para intervir no processo de aprendizagem. A proposta de atividades não reflete algo de mais moderno no caminhar do educador, pois, muitos profissionais já desenvolvem trabalhos semelhantes, embora de maneira diferenciada. A pauta ressalta possibilidades de reunir elementos, ou meios que venham estimular a criatividade e aguçar o pensamento da criança, despertando-a à aquisição da leitura e da escrita.
Observei ao longo dos anos de vivências em sala de aula que era necessário intervir com novas atividades, promovendo aulas diferenciadas que mediassem resultados satisfatórios e que possibilitassem nas crianças o prazer pela leitura e pela escrita, associando o lúdico e a arte no processo do desenvolvimento da leitura e da escrita, através de textos atrativos e dinâmicos, envolvendo rima e poesia, tendo como resultado o cordel, considerando a participação ativa dos alunos com conteúdos do seu dia-a-dia social e cultura.
METODOLOGIA:
O trabalho teve início com a pesquisa sobre o cordel e durante o desenvolvimento da proposta, foi apresentado as crianças vários folhetos para uma aproximação maior com o texto. Uma vez por semana nas rodas de conversas, era feito um diálogo com o grupo, trazendo o dia-a-dia do aluno, bem como, imagens, textos rimados e poemas, valorizando a importância da participação de todos, num processo lúdico de interação e integração, com a preocupação de anotar cada fala e cada relato significativo para direcionar a construção do cordel e da poesia, unindo cada elo de expressão do pensamento criativo dos alunos.
RESULTADOS:
O cordel despertou nas crianças o desenvolvimento da leitura e da escrita, envolvendo o lúdico e a arte, por ser um texto atrativo que envolve a poesia rimada e a música sem perder de vista a participação ativa cultural e social do aluno. Trata-se de um texto que tem uma linguagem singela e informal. O projeto objetivou estratégias de aprendizagem, que levasse a criança a se descobrir enquanto cidadã, oferecendo possibilidades de descobrir a sua cultura, reinventar o seu mundo e interagir no mesmo, levando em conta tanto a sua relação social e cultural, como a relação de intimidade com as letras, com a palavra, com a poesia, com a rima e com a música, num recital que entra em sintonia com o prazer em busca da aprendizagem.
CONCLUSÃO:
O objetivo final dessa proposta seria o aluno recuperado de suas dificuldades de leitura e de escrita, reintegrado devidamente e nivelado em sua série original e pronto para avançar nas séries subsequentes. De acordo com as atividades vivenciadas em sala de aula após alguns meses de trabalho realizado, foi possível perceber respostas claras e satisfatórias em todo o grupo, bem como, benefícios na leitura e na escrita, houve também, melhorias consideradas favoráveis em relação ao comportamento dos alunos contribuindo para os resultados positivos, até mesmo em crianças que no início do processo apresentavam dificuldades na aprendizagem. Em vista disso percebo que os objetivos foram alcançados.
Palavras-chave: Educação, Cultura, Cordel.