64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL: UM PROJETO DE VIDA ECOLOGICAMENTE CORRETA COM ALUNOS DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO CENTRO DE ENSINO Y BACANGA EM SÃO LUIS-MA
kamila Gonçalves de Melo 1
José Carlos de Melo 2
1. Graduanda em Pedagogia/ Bolsista do PIBI/UFMA - UFMA
2. Prof. Dr./coordenador do PIBID/CAPES/UFMA - UFMA
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho tem por objetivo evidenciar a importância da discussão e compreensão, nos dias atuais, dos problemas ambientais de caráter global ocasionados pelas complexas relações do ser humano com o meio, levando para sala de aula os principais debates que giram em torno dessas questões. Contida como uma iniciativa audaciosa, tratar da Educação Ambiental com alun@s de uma comunidade carente, afetada diretamente pela falta de saneamento básico adequado, faz todo sentido quando partimos do pressuposto de que como cidadãos, todos devem fazer a sua parte para melhoria da qualidade de vida no planeta. Compartilhando dessa afirmação, BECK (1999, p. 29) entende que é necessário se pensar globalmente e que as ações, de início, sejam direcionadas nos próprios locais de moradia e que mobilize o poder público e os setores militantes da sociedade. Nesse sentido, engajar as novas gerações em atividade socioambientais por meio da educação é capacitá-las para a construção de novos saberes, atitudes e valores, necessário para um mundo mais sustentável.
METODOLOGIA:
Com base em uma pesquisa exploratória, que segundo ANDRADE (2010), corresponde na obtenção de informações sobre determinado assunto, este tipo de pesquisa vem facilitar a delimitação de um tema e os objetivos do trabalho que se planeja desenvolver. Com vistas a proporcionar maiores informações sobre o assunto, delimitou-se o tema a ser trabalhado. Para concretização das propostas desejadas para os alunos do 4º ano do ensino fundamental do Centro de Ensino Y Bacanga, no processo de desenvolvimento do projeto, foram programadas atividades diversas tais como: jogos e brincadeiras educativas, leitura e escrita de textos com auxílio de materiais impressos e, para o encerramento foi organizada uma oficina pedagogia de brinquedos confeccionados pelos mesmos com materiais reciclaveis trazidos de suas casas.
RESULTADOS:
Mesmo reconhecendo que as conquistas virão em longo prazo, às mudanças já podem ser percebidas. Em um esforço coletivo, em sala, muitos educandos elevaram o grau de conscientização quanto ao uso e consumo responsável dos recursos naturais, inclui-se também, a conservação do patrimônio cultural escolar.
CONCLUSÃO:
A inclusão, nos currículos escolares, da temática referente a Educação Ambiental, a título de tema transversal, ao que convém julgar, ainda não vem sendo aplicado plenamente nas instituições educativas e com a devida atenção. Apesar disso, considera-se um passo relevante que favorece um olhar crítico sobre a dinâmica de organização da vida em sociedade. Em face das constantes exigências impostas a educação, mediar conhecimentos e promover a participação dos educandos em atividades práticas vem de encontro com as expectativas alimentadas ao planejar as ações afirmativas do projeto de Educação Ambiental.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Prática educativa, Sustentabilidade.