64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 16. Orientação e Aconselhamento
PROFESSORA OU TIA? DESCONSTRUINDO O MITO DO PARENTESCO. REFLETINDO SOBRE O PAPEL SOCIAL DA MULHER-EDUCADORA
Francisca Teodora do Nascimento 01
1. PREFEITURA DO RECIFE - PR
INTRODUÇÃO:
Por várias décadas, temos ouvido as crianças das escolas brasileiras chamarem a professora de tia. Significa dizer que no imaginário das crianças, a professora nada mais é do que uma mulher com características familiares, que dar continuidade as “atividades domésticas” e “afetivas” que são realizadas em casa por suas mães, avós e tias. Esse modo de pensar aponta duas situações: A primeira é a “confusão” que tem sido feita em torno do ofício de mestra, de educadora, que milhares de mulheres exercem no Brasil. A segunda é a desvalorização profissional das mulheres-educadoras, fundamentada por uma ideologia preconceituosa e machista (Freire, 2008). Os objetivos deste estudo foram: desconstruir o mito da professora-tia, questionar a desvalorização profissional das mulheres, enquanto educadoras e refletir sobre o valor do trabalho social realizado pelas professoras na sociedade brasileira.
METODOLOGIA:
A experiência de estudo foi realizada na Escola Municipal Educador Paulo Freire, numa turma do 3° ano do 1º ciclo (2ªsérie), com um grupo de 30 estudantes. Inicialmente, fizemos uma conversa com as crianças para ouvir o porquê delas chamarem a professora de tia. Algumas não sabiam o motivo, mas a maioria respondeu que a professora era como se fosse alguém da família (mãe, tia). Na etapa seguinte pedimos para que cada criança fizesse uma produção textual sobre “A professora e a família”. Combinamos que em dois dias alternados faríamos a leitura de todos os textos. Percebemos na leitura que as crianças tratam a professora como a tia, ou seja, a relação de parentesco é bem presente dentro do ambiente escolar. Depois realizamos um grande debate com a turma. Todos (as) foram incentivados (as) a refletir sobre a importância da professora, enquanto profissional da educação. Sugerimos que os textos fossem reescritos a partir deste novo aprendizado.
RESULTADOS:
Os resultados obtidos foram percebidos a partir da construção de uma maneira nova de falar, agir e pensar. As crianças começaram a entender que a prática educativa da professora, é algo sério. Exige preparo intelectual e científico, por isso não pode ser tratada simplesmente como a tia de uma turma de estudantes. Ela tem uma tarefa muito importante: a de orientar meninos e meninas no caminho em busca do conhecimento e da cidadania.
CONCLUSÃO:
Concluímos que a tese da professora-tia é uma armadilha ideológica que precisa ser conhecida e combatida. É de tamanha importância que as professoras, também, façam essa reflexão e passem a defender a profissão como indispensável ao desenvolvimento de uma sociedade democrática. As crianças aprenderam que a professora é uma profissional da educação, que passou por uma formação acadêmica e que tem como compromisso e responsabilidade fazer com que meninos e meninas aprendam a fazer a leitura do mundo em que vivem como cidadãos e cidadãs, sujeitos da própria história. Ressaltamos a participação da professora da turma, como mediadora neste processo de aprendizagem.
Palavras-chave: Ensino-aprendizagem, Gênero, Valorização Profissional.