64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 2. Letras - 1. Língua Portuguesa
O ENSINO DA INTERTEXTUALIDADE, PARÁFRASE E PARÓDIAS A PARTIR DE GÊNEROS TEXTUAIS MIDIÁTICOS.
Patrycia Siqueira Campos Ferreira 1
Ewerton Avila dos Anjos Luna 2
1. Depto. Letras e ciências humanas - UFRPE
2. Prof. Dr. /Orientador - Depto. Letras e ciências humanas – UFRPE
INTRODUÇÃO:
Levando em consideração as demandas atuais em relação à formação do cidadão e as mudanças relacionadas ao ensino de língua materna, que valoriza uma docência que trabalhe com uma teoria contextualizada e que apresente os conteúdos de maneira prática (BRASIL,1998) sentimos a necessidade de apresentar aos alunos atividades que seguissem uma metodologia que estimulasse o aprendizado de forma crítica. Dessa maneira o presente trabalho é o relato de uma proposta de intervenção didática relacionada ao conteúdo de intertextualidade, paráfrase e paródias com o objetivo de desenvolver com os alunos uma atividade utilizando os conteúdos, não apenas, de forma contextualizada ou relacionada com o cotidiano, mas também de forma atrativa, facilitando a aprendizagem.
METODOLOGIA:
O trabalho foi realizado no âmbito do PIBID-UFRPE na Escola Estadual Joaquim Xavier de Brito, Recife-PE com os alunos do sétimo e oitavo ano do ensino fundamental. Ao observar as turmas, percebeu-se que o grupo apresentava problemas com indisciplina e falta de atenção. Por isso a atividade foi estruturada a partir de diversos gêneros textuais midiáticos como estratégia para prender a atenção dos alunos. No primeiro momento, procuramos trabalhar de forma indutiva os conceitos sobre intertextualidade, paráfrase e paródia, pois dessa forma poderíamos verificar os conhecimentos prévios dos alunos. No entanto, o foco principal da atividade não foi a conceituação dos eventos, mas, como o fenômeno apresentava-se na prática. Por isso buscamos desenvolver um exemplário diferenciado que possibilitasse o trabalho de forma progressiva. Partindo dos gêneros de fácil percepção para exemplos que exigissem um conhecimento mais formal. Contemplando assim a intertextualidade relacionada à imagem; textos e imagens, relacionados a mídias e por fim relacionados a textos literários. Com o intuito de verificar o que os alunos construíram, a turma foi dividida em pequenos grupos, para que eles apresentassem suas impressões sobre as paródias da Canção do Exílio de Gonçalves Dias.
RESULTADOS:
Segundo Bahkitin todo enunciado é constituído a partir da interação e influência de diversos discursos. Ou seja, o enunciador vai incorporando de forma dialógica, várias vozes em seu texto. Essa característica discursiva pode ser intuída em diversos gêneros. Em que o autor desloca o sentido original e o reestrutura em uma realidade distinta da primeira. Segundo os PCNs para que o aluno tenha uma melhor compreensão de mundo é fundamental que a escola viabilize experiências que ajude o estudante a refletir sobre os fenômenos ligados a linguagem, possibilitando a produção de textos e mídias de forma crítica. Por isso ao desenvolver atividades relacionadas a gêneros textuais percebemos que os alunos desenvolveram: Compreensão em relação aos aspectos teóricos (conceituação e identificação dos elementos constituintes da intertextualidade, paráfrase e da parodia); Percepção que a paródia não está relacionada apenas ao texto e sim a diversos gêneros; Conscientização em relação ao contexto das produções textuais, pois, o contexto interfere na interpretação dos discursos, facilitando a compreensão do que se quis dizer. Também percebemos que trabalhar com gêneros diferenciados prende a atenção dos alunos desenvolvendo a capacidade de compreender melhor o conteúdo dos textos.
CONCLUSÃO:
Ao planejar a atividade foram estabelecidos quatro objetivos: Desenvolver uma atividade que prendesse a atenção dos alunos, diminuindo a indisciplina, que estava ligada ao desinteresse com os conteúdos propostos apenas de maneira teórica e descontextualizada. Dessa forma constatamos que trabalhar com um exemplário diversificado, proporciona uma percepção do evento de forma mais ampla e estimula a participação do grupo. O segundo objetivo foi que os alunos percebessem a proximidade e diferenças entre a intertextualidade, paráfrase e paródia e, seu uso em diversos gêneros de forma crítica. Para isso, foi trabalhado o contexto e as possíveis interpretações desse fenômeno no texto, permitindo a construção desse conhecimento de forma solidificada. Outro objetivo foi trabalhar o efeito da paródia na Literatura, e para isso conduzimos o conteúdo de forma progressiva partindo do conhecimento adquirido pelo aluno e culminando nas análises das paródias da canção do exílio, possibilitando que eles discutissem essas analises com propriedade. O último objetivo foi trabalhar a oralidade dos alunos através da discussão que foi exitosa, pois, durante toda a atividade os alunos se mostraram participativos, facilitando a exposição de suas impressões.
Palavras-chave: Gêneros textuais, intertextualidade, Paródias.