64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
Fatores que influenciam na escolha do curso de graduação da UESC com a implantação da reserva de vagas.
Camila Santos da Silva 1
Fernada Barbosa da Silveira 1
Marcelo Inácio Ferreira Ferraz 2
1. Discente do Curso de Ciências Econômicas - Depto de Ciências Econômicas - UESC
2. Prof. Dr./Orientador do DCET - UESC
INTRODUÇÃO:
A Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), no ano de 2006, aprovou a Política de Reserva de Vagas no vestibular da Instituição. O sistema de cotas foi inaugurado no vestibular de 2008, com a Resolução CONSEPE nº 64/2006 que institui reserva de 50% das vagas de cada curso e turno no processo seletivo para os cursos de graduação da instituição. A discussão sobre o sistema de cotas do sistema superior brasileiro ainda é recente. No Brasil existe uma grande diversidade cultural, socioeconômica e de desenvolvimento, ocasionado pelo perfil histórico do país. O sucesso desse sistema na UESC, ou de qualquer outra instituição passa pelo conhecimento da população demandante. Ou seja, antes de se adotar política de acompanhamento, ou de permanência, se faz necessário o conhecimento da população demandante por cada um dos cursos de graduação da instituição e mais o conhecimento das variáveis que determinam essa escolha. Neste sentido, o presente estudo objetiva analisar de que modo os aspectos sócio-econômicos, culturais e escolares dos vestibulandos da UESC influenciam na escolha do curso de graduação com a implantação do sistema de reserva de vagas, além de testar se o sistema de reserva de vagas alterou essas variáveis.
METODOLOGIA:
Para a elaboração do presente trabalho foi utilizado o método explicativo e estatístico descritivo com abordagem quantitativa através do método dedutivo, além dos procedimentos técnicos experimentais. A análise foi feita com base nos dados do questionário sociocultural, composto por 43 questões, de cada um dos candidatos inscritos no vestibular da UESC em 2008 e 2010 quando de sua inscrição no processo seletivo. Fora-se considerados apenas dados secundários, obtidos junto a Pró-reitoria de Graduação da UESC – PROGRAD e do GESEOR (Gerência de Seleção e Orientação). A metodologia consiste em comparação das proporções das tabelas de contingência através do teste qui-quadrado, comparação dos candidatos segundo curso de graduação e análise de correspondência. Todas as análises foram realizadas no software R (software livre) que possui pacotes com rotinas predefinidas. Para o estudo do processo de escolha de curso foi utilizada a análise de correspondência múltipla (ACM). Esta é uma técnica de análise exploratória, que permite resumir a maior parte das informações que oferecem as variáveis qualitativas em uma série de fatores quantitativos e explicar graficamente como se relacionam entre si certas categorias das variáveis.
RESULTADOS:
Com base nos dados notou se que, os vestibulandos são de zona urbana, pardos se consideram mestiços e não-afrodescendentes, são recém formados, nunca prestaram vestibular, possuem internet em casa, o que mais o motivou na sua escolha foi a aptidão pessoal, revelando que o fator que mais o influenciou foi a sua vocação ou afinidade pessoal, ou ainda realização profissional. Em relação às informações econômicas, os vestibulandos não são beneficiários de programas sociais, moram com a própria família possuem, não trabalham e recebem ajuda financeira da família, moram com 2 pessoas e utilizam o ônibus como meio de transporte. Analisando os cursos mais concorridos durante este período, pode se ter um perfil dos fatores que mais influenciam na escolha do curso superior. Para efeito de análise de agrupamento dos cursos, considerou-se apenas as categorias de respostas com massa maior que 10. Nos grupos formados pela análise de correspondência para os anos de 2008 para 2010 foram observadas algumas mudanças. Os cursos de agronomia Bacharelado em Matemática, Direito, Economia, História, Letras e Licenciatura em Química, foram onde mais ocorreram mudanças, com relação às variáveis de identificação e escolares. Já os cursos de Biomedicina, Bacharelado em Ciências Biológicas, Licenciatura em Física, Licenciatura em Matemática e Medicina Veterinária foram os que mais alteraram seu perfil escolar, econômico e cultural.
CONCLUSÃO:
Analisando os cursos mais concorridos durante este período, pode-se ter um perfil dos fatores que mais influenciam na escolha do curso superior. Observou-se que a escolha do curso superior está fortemente relacionada com as características sociais e perfil acadêmico. Sendo assim, pode-se concluir que os fatores que influenciam a escolha dos cursos de graduação na UESC são verdadeiramente os fatores econômicos: renda familiar (de 3 a 5 salários mínimos), ocupação dos pais (ocupações especializadas de apoio e autônomos de pequenos negócios e donas de casa, pai e mãe, respectivamente) e nível de escolaridade dos pais (fundamental incompleto e médio completo, pai e mãe, respectivamente); e acadêmicos: natureza da escola (ensino médio todo em escola particular ou pública) e curso pré-vestibular (particular), além dos benefícios que o curso possa trazer para o vestibulando.
Palavras-chave: Escolha do curso, Questionário sociocultural, Análise de Correspondência.