64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 17. Planejamento e Avaliação Educacional
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL NA CONTEMPORANEIDADE: ASPECTOS E PRÁTICAS EDUCACIONAIS NA ESCOLA ROSEANA SARNEY MURAD EM SÃO LUÍS - MA
Ednaldo dos Reis Santos 1
José Carlos de Melo 2
1. Graduando em Pedagogia, Universidade Federal do Maranhão - UFMA, bolsista do PIBID/CAPES/UFMA, edreis15@hotmail.com
2. Prof. Dr./Orientador Depto de Educação II - UFMA, mrzeca@terra.com.br
INTRODUÇÃO:
O presente trabalho propõe a discussão, a análise e a reflexão dos resultados da pesquisa realizada na Escola Unidade Integrada Roseana Sarney Murad em São Luís – Maranhão, observando a relação entre o planejamento e ensino, trazendo ao debate a relevância do planejamento na prática educativa. Em razão disso, coloca-se a questão da aprendizagem do professor que, enquanto sujeito singular, possui uma história de vida, que repensa as suas práticas docentes a partir da experiência. O resgate conceitual do planejamento da ação didática remete-nos a primeira parte desse trabalho. Analisando e compreendendo o sentido conceitual, HAYDT (1996 p.95) afirma que “planejar é analisar uma dada realidade, refletindo sobre condições existentes, e prever as formas alternativas de ação para alcançar os objetivos desejados”. Nesse sentido, destaca-se a necessidade de esboçar um plano para execução da prática docente, considerando, na esfera da educação e do ensino, há vários níveis de planejamento, que variam em abrangência e complexidade.
METODOLOGIA:
Adotaram-se como procedimentos de coleta de dados, entrevista com os docentes e demais profissionais da escola, aplicando-se questionário aberto-fechado e análise dos planos de trabalho das disciplinas que englobam o planejamento docente.
RESULTADOS:
A investigação indicou que o planejamento de aula costuma ser elaborado periodicamente e coletivamente, pelas educadoras do 5º ano, há nesse processo, a orientação da supervisora pedagógica que influencia diretamente na escolha dos conteúdos a serem trabalhados. Além disso, observou-se que conceitualmente o foco maior da escola é com a realidade dos alunos, predominantemente, os conteúdos são voltados com o objetivo de amenizar as necessidades específicas, tais como, violência, drogas, sexualidade, entre outras. Por se tratar de uma escola de ensino fundamental, faz-se necessário durante a construção do planejamento a inserção do lúdico, ressaltando a sua importância no processo de ensino aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Contudo, recorre-se à necessidade de estabelecer algumas práticas de planejamento didático inerentes à função docente, sem as quais não é possível executar o planejamento educacional com sucesso, a deficiência conceitual e a falta de formação docente comprometem a sua finalidade, por vezes, ficando apenas na mera reprodução, sem levar em conta a especificidade de cada aluno e de cada turma, dificultando o trabalho educativo em formar cidadãos críticos e reflexivos.
Palavras-chave: Planejamento, Ensino, Prática.