64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
A UTILIZAÇÃO DE AULAS PRÁTICAS NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM DE GENÉTICA
Gabriel Henrique Messias de Araújo 1
Amanda Souza Calixto da Silva 1
Gabriela Amaral Falcão 1
Cynthia Waleria de Melo Silva Rodrigues 1
Monica Lopes Folena Araujo 2
Maria de Mascena Diniz Maia 3
1. Depto. de Biologia - UFRPE
2. Profa. Dra./ Coorientadora - Depto de Educação - UFRPE
3. Profa. Dra./ Orientadora - Depto de Biologia - UFRPE
INTRODUÇÃO:
As aulas em laboratório têm lugar insubstituível nas aulas de Biologia. Krasilchik (2008) relata que as aulas práticas fazem com que o aluno tenha contato direto com os fenômenos, manipulação de materiais, equipamentos e observação de organismos. Dessa forma, os alunos podem participar ativamente e contam com a unidade teoria-prática na construção do conhecimento. O ensino de Genética no ensino médio causa grande confusão e desmotivação pela complexidade dos conteúdos, então se faz necessária à utilização de aulas práticas para a melhoria no processo ensino-aprendizagem. As aulas práticas despertam e mantêm o interesse dos alunos acerca do tema, envolvem-nos em investigações científicas e desenvolvem a capacidade de resolver problemas. Este resumo tem como objetivo relatar duas aulas práticas contextualizadas numa escola estadual que é parceira da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE) no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID).
METODOLOGIA:
As atividades práticas foram realizadas com uma turma de 8º ano e uma de 3º ano Ensino Médio na escola Joaquim Xavier de Brito localizada na cidade do Recife-PE. No 3º ano houve a extração de DNA de banana e no 8º ano houve a montagem da estrutura do DNA com jujuba. Na aula sobre extração os alunos formaram trios e receberam explicações sobre o DNA e os passos da extração. As etapas foram as seguintes: os alunos cortaram a banana e a misturaram com detergente e água para promover a plasmólise da célula e a ruptura da membrana plasmática, aplicaram sal para neutralizar as cargas do DNA, maceraram a banana em sacos plásticos, retiraram seu excesso com uma peneira, transferiram-na para um tubo Falcon e adicionaram álcool para separar o DNA dos outros constituintes da célula. Depois os alunos com palitos de churrasco pescaram o DNA dentro do tubo e transferiram para um micro tubo chamado Eppendorf. Na segunda prática os alunos tiveram explicação sobre a estrutura do DNA e depois formaram grupos para realização da mesma, seguindo as seguintes etapas: enrolaram fios de cobre para ficar igual ao formato do DNA, pegaram palitos de dentes para demonstrar as pontes de hidrogênio, e, por fim, os alunos fixaram as jujubas (bases nitrogenadas) formando a estrutura em Alfa-hélice do DNA.
RESULTADOS:
A realização das aulas práticas teve aceitação significativa por parte dos alunos, os quais sugeriram a realização de novas práticas envolvendo outros assuntos da Genética tais como Mitose e Meiose. Os alunos ficaram surpresos em ver pela primeira vez o DNA em suas vidas e com práticas que utilizam materiais acessíveis. Tal fato demonstra que as aulas práticas podem ser utilizadas como modalidade didático-pedagógica no processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia, pois as mesmas contribuem para a construção de conhecimentos acerca de conteúdos abstratos, como é o caso do DNA. Ademais, os estudantes demonstraram motivação e participaram ativamente das aulas, sentindo-se partícipes no processo ensino-aprendizagem e não apenas sujeitos passivos, receptores de informações.
CONCLUSÃO:
Tendo em vista que a utilização de aulas práticas promoveu resultados positivos, destacamos que estas são importantes tanto para os alunos de escola pública como para os licenciandos em biologia que são bolsistas do PIBID. As vantagens são mútuas, pois, os professores em formação aprendem a como exercer a docência de modo diferenciado, valorizando a participação dos estudantes da educação básica através de modalidades didático-pedagógicas que buscam a emancipação.
Palavras-chave: Aulas Práticas, Genética, Ensino-aprendizagem.