64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia
ASPECTOS HISTÓRICO-FILOSÓFICOS DA TECNOLOGIA
Raimundo Nonato Araujo Portela Filho 1
Carmem Maria Almeida Portela 1
1. Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís-MA
2. Departamento de Filosofia, Universidade Federal do Maranhão, UFMA, São Luís-MA
INTRODUÇÃO:
O mundo e a sociedade vivem atualmente dentro de um contexto tecnológico, de modo que a tecnologia constitui o pano de fundo no qual os demais fenômenos sociais ocorrem. Ela molda nossa mentalidade, nossa linguagem, nossa maneira de estruturar o pensamento, assim como nossa maneira de valorar.Inicialmente, faz-se um abordagem de aspectos históricos da tecnologia. Em seguida, reflete-se sobre aspectos da filosofia da tecnologia e, por último, formulam-se algumas conclusões.
METODOLOGIA:
Procede-se por intermédio de uma pesquisa bibliográfica. Toma-se como referencial teórico textos de BUNGE(1980), LADRIÈRE(1979), MITCHAM(1994), RODRIGUES(1999), VARGAS(1994), WARTOFSKY(1979) e alguns artigos referentes ao tema.
RESULTADOS:
A história da tecnologia e da filosofia da tecnologia pode ser, em linhas gerais, dividida em três grandes períodos: da Grécia antiga até o fim da Idade Média; da Renascença até a Revolução Industrial; período contemporâneo, de meados do século XX até a atualidade. No que tange à filosofia da tecnologia, Wartofsky distingue quatro abordagens principais: holística, particularista, desenvolvimentista e sócio- crítica. Estas abordagens não são mutuamente excludentes, pois elas formulam questões semelhantes e relacionadas, de modo que a diferença entre elas é uma questão de ênfase. Mitcham, por sua vez, estabelece uma distinção da filosofia da tecnologia em “filosofia da tecnologia da engenharia” e “filosofia da tecnologia das humanidades”. A primeira consiste no projeto filosófico que procura compreender o fenômeno da tecnologia presente nas práticas de engenheiros e de outros que trabalham em profissões tecnológicas. A segunda, por sua vez, consiste em projetos filosóficos mais gerais, nos quais a tecnologia mesma não é o tema principal, mas é considerada como um estudo de caso que poderia levar a novas intuições concernentes a uma diversidade de questões filosóficas, examinando como a tecnologia afeta a vida humana.
CONCLUSÃO:
Com o propósito de compreender criticamente a tecnologia faz-se imprescindível examinar a sua história bem como a sua filosofia. Diferentes filósofos possuem concepções variadas de como a filosofia da tecnologia é estruturada e quais são os tipos de questões que lhe interessam. Grosso modo, podem-se admitir três modos principais de conceber a filosofia da tecnologia, a saber: a) filosofia da tecnologia enquanto clarificação sistemática da natureza da tecnologia como um elemento e produto da cultura humana;b) filosofia da tecnologia enquanto reflexão sistemática sobre as consequências da tecnologia para a vida humana; c) filosofia da tecnologia enquanto investigação sistemática das práticas de engenharia, projetos, invenção e fabricação de coisas.Os engenheiros e humanistas necessitam ampliar o diálogo entre si. Por conseguinte, os engenheiros alargariam sua percepção e os humanistas ganhariam em conhecimento tecnológico.
Palavras-chave: Tecnologia, História da Tecnologia, Filosofia da Tecnologia.