64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
A IMPORTÂNCIA DAS EXPERIÊNCIAS NO PIBID PARA INICIAÇÃO À DOCÊNCIA
Ildenê da Silva Sousa 1
Poliana Acs Teodoro 1
Elen Poliana da Silva 1
Eva Aparecida dos Santos 1
Élia Amaral do Carmo Santos 2
Fátima Aparecida da Silva Iocca 3
1. Acadêmica do curso de Pedagogia/bolsista PIBID/UNEMAT-Sinop
2. Profª.Msc/Supervisora - PIBID/EMEB BASILIANO/SME
3. Fátima Aparecida da Silva Iocca
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresentou contribuição com a formação dos bolsistas nas escolas parceiras, aonde vem desenvolvendo atividades e conhecendo todos os espaços da escola, desde a gestão aos serviços de apoio, fez com que as bolsistas realmente conhecessem como é a comunidade escolar através do PIBID, pois as mesmas desenvolvem hábitos que serão seguidos futuramente, por este motivo a importância deles terem vivenciado desde o inicio a comunidade escolar, sendo estimulado pelo corpo docente da escola. A partir das experiências, e principalmente na oportunidade de identificar os problemas que podem ocorrer durante o processo de ensino aprendizagem, as bolsistas, tiveram a oportunidade de vivenciar o cotidiano das escolas parceiras, com as atividades realizadas. Fez-se necessário que os bolsistas tivessem o conhecimento de vários momentos que foram interessantes nas vivências, desde o ato de ser docente como na obtenção de conhecimento e informações nos momentos de interação entre alunos e professores durante as atividades. O importante dos estágios de iniciação à docência foi de contribuir com a escola parceira através de participações de programas de bolsas onde os bolsistas realizam as atividades propostas pelo programa.
METODOLOGIA:
As atividades foram realizadas na EMEB. Basiliano do Carmo de Jesus da cidade de Sinop/MT, por 04 acadêmicas do curso de Pedagogia - UNEMAT, todas bolsistas integrantes do subprojeto de pedagogia, do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação a Docência - PIBID - CAPES/UNEMAT/SME, realizado no período de 2010 à 2012, conta com o planejamento conjunto, ampliando a formação inicial dos futuros licenciados, através da vivência nas escolas parceiras. Foram envolvidos os bolsistas do projeto que atuam nas três escolas parceiras do programa, dentre as atividades desenvolvidas destacam-se os contos, o recreio dirigido, a vivência em sala e outras atividades que são fundamentais para as práticas pedagógicas. Os acadêmicos bolsistas participam do planejamento das atividades realizadas, e com isso adquirem conhecimento de como se realizam as atividades nas escolas. Além de rever e analisar as teorias a luz das práticas, vivenciada na escola parceira, tendo a oportunidade de colocar em prática a sua ação pedagógica juntamente com os estágios necessários para a prática pedagógica.
RESULTADOS:
As vivencias resultaram na formação das bolsistas que desenvolveram hábitos que serão seguidos futuramente, isto foi importante, para a formação de cada um. Os estágio de vivências para as bolsistas, contribuiu para capacidade crítica participando das ações, perguntado e estimulando o seu cognitivo, nesse processo que teve a importância que vai além do profissional, e foi através dessas ações que as bolsistas melhoraram e possibilitaram construção da linguagem, da oralidade, as quais ajudaram na sua formação profissional e pessoal, falar melhor, escrever bem e ter mais vontade de participar das discussões. Por isso foi importante observar a reação dos alunos nos momentos em que os bolsistas estavam na sala de aula, quando são contadas as histórias, com entonação na voz no momento de contar e dramatizar, e como os alunos reagiram às situações vividas pelos personagens, facilitando o ensino aprendizagem. As bolsistas adquiram contato e interagiram com professores e alunos, que facilitou à atuação nas situações do cotidiano escolar. Constatou-se positivamente a participação das bolsistas, pois as mesmas tiveram a responsabilidade e comprometimento com o ensino-aprendizagem, favorecendo assim a sua prática pedagógica.
CONCLUSÃO:
O estágio de iniciação à docência teve como objetivo a formação das bolsistas, pois as mesmas desenvolveram atividades diferenciadas dentro do contexto escolar favorecendo o ensino aprendizagem. Quando participamos ativamente sentimos emoções, como a tristeza, a raiva, o bem estar, o medo, a alegria e vivemos profundamente tudo que as vivencias oferecem, todo significado, que cada um deles transmite. Em fim, que a educação seja um espaço para descobertas obtidas através da participação e colaboração ativa de cada bolsista com os parceiros em todos os momentos. Portanto, através do estágio de vivências para as bolsistas, baseou-se na aprendizagem que garantiu um sentido maior na vida dos alunos. O confronto de opiniões, motivação, interações sociais e o trabalho cooperativo que possibilitou às bolsistas condições que assegurarão o caráter formativo das suas ações, através de uma boa orientação do projeto PIBID, dando possibilidades para uma boa formação através das diferentes atividades desenvolvidas na escola parceira.
Palavras-chave: Bolsistas, Vivência, Escolas Parceiras.