64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 3. Física - 2. Ensino de Física
UMA PROPOSTA DE INTERVENÇÃO DIDÁTICA INTERDISCIPLINAR UTILIZANDO COMO TEMA TRANSVERSAL ETANOL
Fernanda Gomes Linhares 1
Wander Gomes Ney 2
1. Graduanda em Licenciatura em Física – Coord. de Ciências da Natureza - IFF/RJ
2. Prof. Dr./ Orientador – Coord. de Ciências da Natureza - IFF/RJ
INTRODUÇÃO:
Estudos têm mostrado que o ensino de Física vem sendo trabalhado com poucas conexões com os saberes vivenciados pelos alunos. Sabe-se que nas Ciências Naturais existem vários temas complexos que para serem compreendidos de forma mais completa devem ser discutidos de forma mais interdisciplinar tanto na Física, quanto na Química, Biologia e em outras áreas de Ciências Humanas. Os PCN propõem que temas transversais sejam incluídos nos currículos da Educação Básica numa tentativa de conectar as disciplinas. Neste trabalho foi escolhido o tema Etanol que se insere como subtema do Meio Ambiente, correspondente a um dos grandes temas propostos pelos PCN. A escolha do tema foi feita de forma estratégica por ser um importante produto da região Norte-Fluminense e por conter elementos que integram as Ciências da Natureza. Uma intervenção didática interdisciplinar foi elaborada utilizando a transversalidade do tema Etanol para uso em sala de aula. Foi analisado através de um questionário mudanças de atitude dos alunos frente ao ensino interdisciplinar de Ciências.
METODOLOGIA:
Neste trabalho foi utilizado o tema Etanol para o desenvolvimento de uma aula interdisciplinar em Ciências da Natureza que foi apresentada a uma turma de terceiro ano do Ensino Médio do Instituto Federal Fluminense. Foi realizada uma discussão envolvendo conteúdos abordados no currículo escolar através das disciplinas de Física, Química e Biologia. Neste diálogo buscou-se o levantamento de conhecimentos prévios dos alunos. Foi utilizado um mapa conceitual de forma a mostrar a rede de conexões que esse tema tem como os diversos tópicos estudados pelos alunos nas disciplinas. Para avaliar os resultados, foram utilizados questionários iguais aplicados em duas etapas: ao início e ao final da aula. Finalmente foi analisado se as respostas apontam para uma compreensão mais interdisciplinar dos conceitos de ciências discutidos frente à aula transversal.
RESULTADOS:
O Etanol foi apresentado como um tema vivenciado pelos alunos, o que despertou nestes, significativas curiosidades. De acordo com o comportamento dos alunos e com os questionários analisados, verificou-se que a aula transversal gerou uma mudança de atitude neles em relação às disciplinas de Ciências e a interdisciplinaridade. Com essa metodologia pôde-se perceber que os alunos manifestaram maior curiosidade diante do tema em comparação a tópicos fragmentados usualmente ensinados. A complexidade do tema permitiu aos alunos visualizarem melhor as conexões entre os assuntos estudados nas disciplinas de Ciências. Acredita-se que o conhecimento prévio dos alunos em relação ao Etanol e o histórico de produção canavieira da região favoreceram esta curiosidade que proporciona a construção do conhecimento.
CONCLUSÃO:
Através da aplicação da intervenção didática pôde-se concluir que o tema utilizado mostrou uma significativa contribuição na conexão dos saberes dos alunos com os tópicos de Física, Química e Biologia e permitiu uma aprendizagem mais significativa e interdisciplinar. Além disso, a proposta dessa pesquisa despertou um interesse maior dos alunos quanto às disciplinas de Ciências da Natureza, visto que os estudantes poderão aprender os conteúdos em um meio contextualizado, e assim, abrir espaço à curiosidade. Buscando a construção do conhecimento científico e a integração do aluno na sociedade, propõe-se que, após o aluno ter estudado os conteúdos nos anos iniciais do Ensino Médio, utilize-se de temas transversais para estimular a interdisciplinaridade.
Palavras-chave: Etanol, Tema Transversal, Ensino de Física.