64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 5. História - 11. História |
O DIVERSO IMAGÉTICO NO ENSINO DA HISTÓRIA |
Yasmin de Araujo Porto 1 Dayse Nagela Silva 1 Izael Sousa da Costa 1 Antonia da Silva Mota 2,3 Pedro Cordeiro 4 |
1. Depto.de História, UFMA 2. Profa. Dra./Orientadora- Depto. de História- UFMA. 3. Coordenadora do subprojeto PIBID HISTÓRIA UFMA 4. Prof. Centro de Ensino Governador Edison Lobão, CEGEL, São Luís/MA |
INTRODUÇÃO: |
Este trabalho é fruto da experiência obtida em sala de aula no Centro de Ensino Governador Edison Lobão (CEGEL) proporcionada pelo Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) do curso de História da Universidade Federal do Maranhão, o qual teve por objetivo a implantação do uso das imagens, em suas múltiplas disposições – fotografias, pinturas, filmes, etc.- não só como complemento, mas como o próprio conteúdo no ensino da História, visto que temos um acervo imagético infindável, e que só tende a se multiplicar com o passar do tempo, mas que ainda é visto de forma irrelevante. Desta forma o uso das imagens foi posto em prática visando tanto a melhoria do ensino e processo de aprendizagem na disciplina de História quanto o despertar para a importância do estudo e análise de imagens. |
METODOLOGIA: |
Em um primeiro momento ocorreram discussões e pesquisas com os membros do subprojeto do PIBID de História da UFMA sobre as novas linguagens no ensino de História confrontando-as com as já tradicionais e como se poderia aplicá-las em sala de aula. Por fim em contato com a escola preparamos um projeto em trabalho conjunto com o professor Pedro Cordeiro de aplicação do uso de imagens na disciplina de Historia ministrada por ele. Com o projeto em prática ocorreu a fabricação por parte dos alunos de painéis de imagens referentes a algumas temáticas retiradas do plano de aula do professor. A seguir, foram expostos na escola, proporcionando ao alunado o confronto entre as dificuldades e facilidades em se manusear as imagens e relacioná-las com um determinado conteúdo. Mais do que isso a experiência propiciou o simples contato com o campo imagético que a Historia nos agracia. |
RESULTADOS: |
Com o desenvolvimento do projeto de uso de imagens na sala de aula como parte da introdução das novas linguagens no ensino da História notou-se em geral um grande interesse despertado no alunado. Contudo, uma enorme dificuldade no manuseio, interpretação e relacionamento entre imagem e conteúdo por parte dos alunos, dificuldade esta também gerada pela falta de hábito de se lidar com as imagens devido a uma herança acadêmica tradicionalista, e o que acaba não facilitando é carência de recursos audiovisuais e o curto tempo de aula que se tem. E por toda essa dificuldade percebida que se vê a necessidade da introdução mais freqüente do uso dessas novas linguagens como a imagem especificamente no ensino de História. |
CONCLUSÃO: |
Ainda que haja muitos prós e contras ao se trabalhar as imagens no ensino da História, é um recurso riquíssimo e necessário para o entendimento e discussão da História, pois a imagem é fruto da consciência e inconsciência humana, é testemunha ocular do tempo. E ter colocado ainda que uma pequena parte do alunado do CEGEL em contato com o estudo das imagens, acabou por criar em muitos a consciência de que é difícil a utilização da imagens contudo também é de grande necessidade e valia para a melhor compreensão da História. |
Palavras-chave: Ensino de História, Novas Linguagens, Educação Visual. |