64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 7. Planejamento Urbano e Regional - 3. Serviços Urbanos e Regionais
MEIOS ALTERNATIVOS COM GRANDE POTENCIAL NA SUSTENTABILIDADE DA MOBILIDADE URBANA
Lucas Mesquita Monteiro 1
Saulo Cristiano Barbosa 1, 2
1. Escola Previsão
2. Pro. Orientador Saulo Cristiano - Secretaria de Estado de Educação RJ
INTRODUÇÃO:
Atualmente se observa um descontentamento crescente da população com o transporte público em metrópoles e em algumas cidades do interior, como Macaé-RJ. Na década de 1970, com a descoberta do petróleo, empresas petrolíferas se instalaram na cidade de Macaé, incrementando a atividade econômica e provocando grande crescimento demográfico em curto intervalo de tempo, gerando problemas típicos das grandes cidades. Atualmente em Macaé há 206.7 habitantes, sendo 35 mil pessoas não moradoras. São habitantes flutuantes que moram em cidades vizinhas, principalmente em Rio das Ostras-RJ. Durante a manhã, no sentido Rio das Ostras/Macaé e à tarde, no sentido contrário, ocorrem enormes engarrafamentos gerando transtornos a trabalhadores e estudantes que participam em larga escala na economia macaense. Para solucionar essa rotina, a Prefeitura de Macaé criou o projeto de duplicação da rodovia Amaral Peixoto, na qual trafegam 12 mil veículos somente das 06h00 às 21h00, o que indica que esse projeto não solucionará por completo o problema dos congestionamentos. É necessária uma inversão de valores na política de mobilidade urbana em Macaé e em todas as cidades do Brasil para reverter esse quadro atual: as pessoas devem ser a prioridade para o bem estar e econômico da sociedade.
METODOLOGIA:
Houve uma pesquisa sobre o funcionamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) bem como a análise sobre sua aplicabilidade em países com uma população urbana elevada, como a França e a Espanha por exemplo. Assim constatou-se que o VLT proporciona mais liberdade à população, é confortável ao usuário, seguro e gera empregos. Possui uma velocidade máxima de 70 km/h e uma média comercial de 30 km/h, gerando um risco menor de acidentes, ocupa uma pequena área, pois variam de 44 a 54 metros de comprimento e 2,65 metros de largura. Tem capacidade de 550 passageiros por veículo, provando a possibilidade de dividir a demanda de usuários de transportes públicos com outros meios coletivos e apresenta uma emissão de CO2 dez vezes menos que um carro e quatro vezes menos que um ônibus.No projeto relacionado à Rodovia Amaral Peixoto, os trilhos já existentes de Macaé seguiriam até a área da entrada do bairro São Marcos, em frente à Lagoa de Imboassica encaminhando-se em direção a cidade dormitório de Rio das Ostras, que ainda não possui os trilhos. Para saber sobre a aceitabilidade da população que realiza o movimento pendular entre as duas cidades, sobre a possibilidade do novo modal de transporte, houve a aplicação de um questionário nos arredores dos principais terminais rodoviários de Macaé.
RESULTADOS:
Na pesquisa de campo realizada em Macaé, para saber a opinião da região sobre o meio de transporte público e a aprovação da população sobre a implantação do sistema de VLT entre Macaé e Rio das Ostras, constatou-se que 86% dos entrevistados trabalham em Macaé e 14% em cidades vizinhas como Rio das Ostras e distritos de Macaé. Dos entrevistados 72% disseram serem usuárias do transporte público. E destas, 62% afirmaram que o serviço de ônibus é péssimo, 19% ruim, 19% bom e nenhuma escolheu pela opção de excelente. Muitos entrevistados ressaltaram o desconforto bem como o descumprimento dos horários nos ônibus de Macaé. Mais de 90% dos entrevistados aprovaram o sistema de VLT que ligue as Cidades de Macaé e Rio das Ostras, e afirmaram que usariam o novo meio de transporte diariamente.
CONCLUSÃO:
Atualmente muitas cidades apresentam uma realidade de estresse e transtornos decorrentes de grandes congestionamentos e por mau planejamento do serviço de transporte público. Uma solução sustentável na maioria das situações é o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Esse trabalho adotou a cidade de Macaé-RJ e sua região como paradigma e através de pesquisas de campo e de aprofundamento no tema, pode se concluir que o VLT serve como uma importante solução dessa realidade em cidades do país, auxiliando outros meios de transporte público, solução essa que teve total aprovação das pessoas entrevistadas em Macaé. Esse projeto levou em consideração o descontentamento também da população em relação aos ônibus e aponta a necessidade das políticas públicas terem como prioridade a busca pela redução da degradação ambiental bem como o bem estar da população.
Palavras-chave: Cidade de Macaé-RJ, Transporte Público, Sustentabilidade Urbana.