64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
O Ambiente Rural e Urbano Exposto nas Histórias em Quadrinhos do Personagem Chico Bento
Eliane Ramos Espírito Santo 1
Rozilda Ribeiro Santos 2
1. Licenciada em Ciências Biológicas - Depto de Ciências Biológicas - UEFS
2. Profa. Especialista Orientadora - Depto de Educação - UEFS
INTRODUÇÃO:
Histórias em quadrinhos são imagens pictóricas e justapostas em sequência deliberada, destinadas a transmitir informações e a produzir uma resposta no espectador. Elas constituem um meio de expressão com características muito peculiares, diferenciado do cinema de animação e da literatura infantil ilustrada. Nota-se que a literatura na área de Ensino de Ciências aponta de modo consensual a relevância do uso de quadrinhos enquanto recurso didático. Pode-se inferir que as histórias de Maurício de Sousa são formadas a partir de elementos simples, imagens planas, porém com profunda conexão emocional. Tal conexão pode ser um ponto de ligação da mídia com a sociedade de massa com o único objetivo de massificação. Chico Bento foi criado por Maurício de Sousa em 1961 e lançado em revista própria em agosto de 1982. Ele é um caipira do interior de São Paulo, inicialmente caracterizado em idade adulta que foi tomando forma infantil e vive com seus pais em uma pequena propriedade rural, onde sobrevivem da agricultura de subsistência. Apesar de ter o meio rural como principal ambiente da história, a cidade aparece constantemente surgindo, a partir disso, o questionamento da pesquisa: como esses ambientes são representados e como podem contribuir para a compreensão dos alunos desses ambientes?
METODOLOGIA:
Esta pesquisa teve cunho qualitativo por fundamentar-se numa visão holística, onde investigou-se histórias em quadrinhos, também denominadas HQs, do personagem Chico Bento. Este personagem foi escolhido por apresentar identidade brasileira, ser bem conhecido do público e estar presente em alguns materiais didáticos como livros para alunos e revistas direcionados a professores. Para a pesquisa foi adotada, como fonte para a coleta de dados, a pesquisa documental. Vale ressaltar que apesar de Chico Bento dar nome a revista e ser o principal personagem sempre constam histórias de outros personagens intercaladas com as histórias de Chico Bento que não foram avaliadas nessa pesquisa. Para delimitar a quantidade de histórias, devido ao seu grande número e devido a nem sempre elas estarem envolvidas com o tema desta pesquisa, optou-se por analisar no máximo três histórias por revista sendo que elas deveriam abordar a temática ambiental. Essas revistas são dos anos 2003, 2007, 2008 e 2011. Chegando-se a especificamente 14 histórias distintas.
RESULTADOS:
Através das histórias analisadas constatou-se um grande potencial educativo, evidenciado pela grande presença de conteúdos científicos também presentes em livros didáticos. Isso é devido, principalmente, ao fato de o criador e roteirista da revista, Maurício de Sousa, estar ligado a programas educativos no Brasil e no exterior. Percebeu-se claramente o contraste entre a cidade e o campo, ou seja, entre o espaço rural e urbano, nas roupas, cabelo e maneira de falar. Esse contraste é gerado quando Chico Bento, personagem do meio rural, vai à cidade ou recebe a visita de parentes que moram na cidade. O ambiente rural foi mostrado como sendo calmo, onde todos possuem uma ocupação e preservado, pois ao tratar de poluição fala-se apenas na poluição produzida na cidade. Já a cidade aparece como local poluído, confuso e oposto ao ambiente rural. Isso pode levar a uma concepção equivocada desses ambientes, principalmente no quesito poluição e conservação de fauna e flora, pois o ambiente rural também pode estar poluído e, em muitos locais tidos como rurais, percebe-se uma devastação da fauna e flora tão intensa quanto em uma cidade. Outro equivoco é relacionado ao falar em natureza remeter-se apenas ao ambiente rural, na verdade, a natureza está presente em todos os ambientes.
CONCLUSÃO:
As histórias em quadrinhos de Chico Bento podem ser utilizadas no ensino formal de ciências por ser uma ferramenta cognitiva de baixo custo e grande apreciação por crianças, jovens e adultos. Porém também é preciso tomar cuidado em alguns momentos, como na representação do ambiente rural e que aparece como uma contraposição da cidade deixando, algumas vezes, a entender que a cidade é poluída e com a fauna e flora devastada enquanto que o meio rural é despoluído e preservado, o que é uma inverdade, já que, às vezes, o ambiente rural se encontra tão devastado pelo homem quanto às cidades. Também é preciso ter cuidado com as mensagens implícitas geradas que levam a crença de que o campo é um local bom para se viver e a cidade ruim. O professor, ao optar por esse material, pode fomentar a reflexão entre as características desses ambientes na realidade, a ação do homem nesses ambientes e a dicotomia entre natureza e cidade.
Palavras-chave: Histórias em quardrinhos, Espaço rural e urbano, Ensino de Ciências.