64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 3. Geografia
O ENSINO DE GEOGRAFIA NUMA PERSPECTIVA SOCIAL E TÉCNICO-CIENTÍFICA
Marla Edimara Moreira da Silva ¹
1. Profª na Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Monsenhor Constantino Vieira. EEEFMMCV¹
INTRODUÇÃO:
Nos dias atuais a relação ensino-aprendizagem se adéqua ao progresso da ciência e da tecnologia como algo preciso na evolução do homem enquanto ser social, político, econômico, cognitivo, afetivo e intelectual. Sendo assim, o ensino da Geografia mudou gradativamente em meio às necessidades do conhecimento da sociedade moderna. Com isto, é pertinente ao contexto escolar um ensino amplo envolvido e diversificado, focado na convergência entre o contexto real e a vertente ciência-tecnologia, sendo diretamente focados no convívio diário de quem o habita. Perante isto, é notório trabalhar em sala de aula a diversidade existente no contexto social, político e natural. Numa perspectiva objetivada na compreensão do espaço geográfico como campo de interferências ente indivíduo e o meio. Suscitando a relevância de estudá-la por meio da analise de campo, do progresso da ciência, da tecnologia e na comparação do contexto do qual o sujeito está inserido e ativo no processo de modificação do espaço geográfico que habita e o modifica de acordo com as necessidades sociais do ser humano, ao viver e conviver no globo terrestre.
METODOLOGIA:
Esse trabalho foi desenvolvido com alunos do 1°, 2° e 3° Ano do Ensino Médio, na Disciplina de Geografia. Como base usou-se a pesquisa empírica e documental (mapas antigos, registros históricos e etc), assim como a análise de dados (população urbana e rural) por meio de recursos tecnológicos nesse caso o computador (ferramenta tecnológica) como apoio na pesquisa, imagens de mapas, gráficos e na construção do mapeamento do espaço geográfico estudado por eles. Dentro de estudo de campo (espaço geográfico, lugar, território) realizado no centro da Cidade onde é localizada a Escola, foram estudados e debatidos aspectos históricos, sociais e urbanísticos por meio da comparação entre campo e cidade e as diferenças existentes na cidade foram registradas por meio de fotos e vídeos produzidos pelos alunos. A tecnologia (computador, câmera digital e GPS) empregada na educação e no Ensino de Geografia possibilitou aos alunos empregaram os conhecimentos dos conteúdos geográficos estudados nas aulas (em sala de aula) por meio teórico e prático. Ficando visto que todos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem e na relação teoria-prática obtiveram êxito tanto na explanação dos conteúdos almejados (dialogados e escritos) em sala de aula, assim, como o estudo de suas pesquisas
RESULTADOS:
O resultado das metodologias do ensino de Geografia por meio da tecnologia e do contexto social dos indivíduos participantes nesse processo alcançou o esperado (participação, assiduidade e trabalho coletivo) de todos, assim como a compreensão (ajuda mutua, integração e etc) dos indivíduos envolvidos no processo da pesquisa e do estudo de campo realizado por eles, ao se depararem com seus potenciais enquanto alunos em experiência no campo da pesquisa. Sendo assim, e nessa perspectiva a relação ensino-aprendizagem possibilitou a diferenciação entre alguns métodos trabalhados (pesquisa, estudos de campo, coleta de dados e etc) ficando visto que, o rendimento com as pesquisas proporcionou uma aprendizagem significativa, construída paulatinamente no coletivo. Partindo-se assim, para uma efetivação positiva dentro do ensino da Geografia por meio dos recursos didáticos e tecnológicos utilizados (computador, GPS, Data Show e etc) e do contexto social do qual o sujeito está inserido como algo relevante na aquisição de conhecimentos notórios aos saberes já existentes
CONCLUSÃO:
Constatou-se que no desencadeamento do estudo elencado sobre a relação entre ensino de Geografia e as perspectivas ente ciência e sociedade, assim, como sua objetivação perante a compreensão do espaço geográfico, como lugar de convívio, social, político e natural. Possibilitou-se uma compreensão do ensinar Geografia como uma área de estudo do empírico, tecnocientifico, cultural, econômico e dos efeitos resultantes do contato entre sociedade e natureza. Perante isto, no desencadeamento desta discussão sobre o que a geografia moderna ensina em sala de aula, foi importante o estudo desenvolvido pelos alunos do Ensino Médio, ficando comprovado que o contato com a pesquisa contribuiu de forma significativa e pertinente para uma aprendizagem positiva e eficaz na relação dos conhecimentos que a Geografia possibilita estudar do mundo. Portanto, fica evidente o objetivo de trabalhar a Geografia no seu enraizamento teórico, prático, tecnológico e científico, ao mesmo tempo sistematizado e desenvolvido na realidade local dos sujeitos envolvidos no processo de ensino-aprendizagem. Relevando sempre a busca empírica por meio da pesquisa como foco eficiente na sistematização dos saberes dentro e fora da sala de aula, como algo relevante para o desenvolvimento intelectual de todos envolvidos no mundo dos conhecimentos e saberes inacabados.
Palavras-chave: Ensino de Geografia, Contexto Geográfico, Ciência e Tecnologia.