64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 6. Geociências - 2. Geofísica
PROCESSAMENTO E INTEGRAÇÃO DE DADOS GAMAESPECTROMÉTRICOS EM UMA ÁREA AO NORTE DE VILA NOVA DO SUL (RS)
Kassio Santos de Oliveira 1
Marcos Vinícios Silva Ferreira 1
Lucas Freitas da Mota 1
Mario Jesus Tomas Rosales 2
1. UNIPAMPA - Caçapava do Sul
2. Prof. Dr./ Orientador - UNIPAMPA - Caçapva do Sul
INTRODUÇÃO:
A área de estudo apresenta cerca de 300 km² delimitada pelas coordenadas geográficas de latitudes -30,17 e -30,35 S e de longitudes -54,05 e -53,89 W.
Aplicou-se uma metodologia de processamento, integração e interpretação de dados gamaespectrométricos oriundos de levantamento de campo realizado com fins de pesquisa e dados de altitudes ortométricas provenientes do ASTER-GDEM (METI/NASA, 2009), visando complementar o mapeamento geológico existente na região do Passo do Rocha ao norte de Vila Nova do Sul (RS) e de oferecer um subsídio para a interpretação geológica e estrutural da área de estudo. Região caracterizada por rochas do Neoproterozóico, do Paleozóico e do Quaternário.
METODOLOGIA:
Foram compilados dados de altitudes ortométricas para a área de estudo proveniente do ASTER GDEM (METI/NASA), oferecendo uma resolução espacial em longitude e latitude de 1 arc-second (~30 metros) e uma resolução vertical de aproximadamente 7-14m (DEM accuracy - stdev).
Os dados gamaespectrométricos foram adquiridos em campo a partir de um levantamento com os pontos de medição distribuídos ao longo de estradas de chão, com espaçamento aproximado de 200 m. As medidas foram realizadas com o Gamaespectrômetro RS-230 BGO Super Sec, composto por um detector de cristal de óxido de germanato de bismuto (6.2 cu ins), as medidas foram obtidas utilizando a configuração de aquisição no modo – ASSAY – com intervalo de 2 minutos.
RESULTADOS:
Como produtos finais foram confeccionados gráficos dos canais de K, U, Th e Contagem Total (CT), conjuntamente com o relevo topográfico associado a geologia ao longo de um Perfil orientado segundo leste-oeste.
Observa-se ao longo do perfil a existência de um baixo nas concentrações de U (~ 2 ppm) e Th (~ 6 ppm) possivelmente associados as rochas das formações metamórficas ultrabásicas representadas por serpentinitos e estruturas metamórficas ácidas representadas por gnaisses da formação Cambaí. Também observa-se um aumento na concentração de U (~ 4 ppm) e Th (~ 15ppm) possivelmente associadas as rochas da formação Rio Bonito.
Um modelo digital de elevação de terreno (DEM) foi confeccionado utilizando dados de altitude do ASTER GDEM, a fim de correlacionar as altitudes ortométricas com feições gamaespectrométricas anômalas.
CONCLUSÃO:
Foi um trabalho pioneiro na região, sendo possível confeccionar gráficos de concentrações a partir da geologia local, onde a pesquisa demonstrou resultados geofísicos consistentes a partir de uma metodologia de processamento e integração de dados gamaespectrométricos conjuntamente com dados topográficos provenientes do modelo digital de elevação global (ASTER GDEM).
Palavras-chave: Gamaespectrométricos, Concentrações, Integração.