64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 14. Ensino Superior
O MERCADO DE TRABALHO PARA OS PROFISSIONAIS DA QUÍMICA NO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA - PERIÓDO DE 2000 A 2011
Michelle Silva Pinto 1
Cleiton Viana dos Santos 2
1. Especialista / Orientadora / Bibliotecária - IFMA
2. Graduando em Lic. Plena em Química - IFMA
INTRODUÇÃO:
Ate bem pouco tempo havia poucos espaços para os Químicos explorarem, a maioria, acabava indo trabalhar em instituições públicas de pesquisa e/ou de ensino. A educação era o grande mercado para esses profissionais. Hoje o mercado de trabalho para os profissionais da Química é amplo e promissor. No maranhão em especial o município de Açailândia, pouco se sabe sobre as forças produtivas desse profissional e algumas lacunas precisam ser preenchidas para que essa área de conhecimento possa evoluir e demandar para o mercado de trabalho um profissional mais especializado e qualificado conforme exigência do mercado de trabalho global.
METODOLOGIA:
O percurso metodológico a ser adotado será dividido em três momentos trabalhados simultaneamente: Pesquisa bibliográfica, pesquisa documental e pesquisa de campo.
O levantamento bibliográfico será realizado durante toda a pesquisa objetivando o aprofundamento na temática.
A pesquisa documental será realizada junto aos recursos humanos das empresas, escolas, secretaria municipal e estadual de educação, indústrias, comércios, etc., o número de profissionais da área de química em seus quadros de trabalho.
A partir da pesquisa de campo, será possível diagnosticar quais são os mercados reais e potenciais para os profissionais da química no município de Açailândia. Para a coleta de dados utilizar-se-á como instrumentos, questionários, a serem aplicados aos profissionais, possibilitando desta forma analisar as relações empregador-empregado, condições de trabalho, remuneração, continuidade da educação; entrevista estruturada as entidades de classe e as / aos responsáveis diretos do profissional na organização / instituição e como os químicos entendem a sua importância em seu contexto e como estão as relações de gênero nos ambientes de trabalho desses profissionais.
RESULTADOS:
Ao decorrer de nossa pesquisa foi possível chegar as seguintes conclusões: O desenvolvimento das ciências implica desenvolvimento econômico e tecnológico que na atualidade da sociedade capitalista está voltada para o processo de produção e consumo. Dificuldade de absorção do químico pelo mercado de trabalho. Nesse aspecto é importante mencionar que apesar de ser crescente o número de mestres e doutores formados, e de isso estar refletindo positivamente na graduação, a química ainda enfrenta o problema de não ter uma indústria que absorva esses profissionais capacitados e especializados, que, por sua vez, acabam voltando-se para as atividades acadêmicas, gerando uma fonte de revitalização do quadro de profissionais acadêmicos ( Que não são formados para a “sala de aula”, mas sim para a pesquisa)”.
Melhorar a qualificação para a docência dos professores universitários e do ensino médio ( cabe mencionar que a química enfrenta um grave problema de defasagem do conhecimento por parte de um numero muito alto de professores, que muitas vezes não conseguem transmitir aos seus alunos informações relevantes, que extrapolem as fronteiras do material didático). Redefinir a formação profissional buscando a formação de um graduando com maior familiaridade com as novas tecnologias, além de um espírito inovador e empreendedor.
CONCLUSÃO:
A ciência química é de grande importância para o desenvolvimento econômico e social, muitas são as alternativas apresentadas pela mesma, que vão desde a conservação ecológica do planeta, até à apresentação de proposta para a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Por esse motivo os estudantes de química devem aprender desde o início do curso a importância e a abrangência que a sua área representa para a sociedade, além de também serem preparados para os desafios de um mercado de trabalho que se altera constantemente. É preciso ter claro as exigências do mercado e as da sociedade, e a importância da ciência para o bem estar da humanidade.
Palavras-chave: Mercado de Trabalho, Químico, Açailândia.