64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 12. Educação Física e Esportes - 1. Educação Física e Esportes
EDUCAÇÃO FÍSICA, ESPORTES E RECREAÇÃO PÚBLICA DE PORTO ALEGRE (RS): CONTRIBUIÇÕES DE FREDERICO GAELZER
Paulo Renato Vicari 1,2,3
Vanessa Bellani Lyra 3
Janice Zarpellon Mazo 3,4
1. Escola de Educação Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul / ESEF UFRGS
2. Programa de Educação Tutorial / PET
3. Núcleo de Estudos em História e Memória do Esporte e da Educação Física / NEHME
4. Profa. Dra. / Orientadora Depto. de Educação Física – UFRGS
INTRODUÇÃO:
A pesquisa surgiu do interesse em compreender como se constituiu historicamente o campo da educação física no Rio Grande do Sul. Em busca de respostas para esse problema de pesquisa nos deparamos com diversas referências nas fontes históricas ao professor Frederico Guilherme Gaelzer (1897-1972). Em razão disso, a trajetória desse professor na organização dos espaços públicos de lazer, no esporte e na formação de professores de educação física em Porto Alegre, tornaram-se o foco desse estudo. Dessa forma, o objetivo do trabalho é identificar as contribuições de Frederico Gaelzer para a educação física, os esportes e a recreação pública de Porto Alegre. Considera-se a pesquisa relevante por tratar de uma figura que marcou a história tanto da educação física como da recreação pública e do esporte sul-rio-grandense, além da sua contribuição para a preservação da memória do Rio Grande do Sul.
METODOLOGIA:
O estudo é caracterizado como uma pesquisa histórico-documental, onde foi realizada uma revisão bibliográfica e uma análise de documentos. A documentação selecionada e transformada em fonte de informação histórica consistiu em livros, jornais, artigos científicos, monografias, dissertações, teses, Atlas do Esporte no Rio Grande do Sul e o Banco de dados das associações esportivas e de Educação Física de Porto Alegre/Rio Grande do Sul (1867-1945). As informações coletadas foram submetidas a análise documental, conforme procedimentos recomendados em Bacellar (2005).
RESULTADOS:
Nas primeiras décadas do século XX, a modernidade despontava em Porto Alegre. Nesse contexto, Gaelzer sensibilizou o poder público sobre a importância da recreação e do esporte para mocidade. Nos seus argumentos defendia a prática de atividades de lazer como uma forma de prevenir a delinquência e como uma possibilidade de qualificar a sociedade. Através desse pensamento, ele desempenhou um papel essencial para a concretização da educação física, dos esportes e da recreação pública em Porto Alegre. Quanto a sua contribuição à educação física, podemos mencionar a organização dos primeiros cursos intensivos no Estado, que capacitaram os professores para que a educação física fosse inserida no âmbito escolar. Nos esportes o professor lutou pela democratização desses, pois através de seus cargos públicos inaugurou espaços e organizou diversos eventos esportivos. Essa iniciativa cooperou imensamente para a difusão e consolidação, de várias práticas esportivas em Porto Alegre. Na recreação pública, ressalta-se sua atuação no Serviço de Recreação Pública. O qual visava propiciar situações de sociabilidade, lazer e entretenimento. Esse papel foi muito importante, pois Porto Alegre foi pioneira na América Latina em espaços de recreação pública e o lazer ficou mais próximo de incluir todos.
CONCLUSÃO:
A cerca desses apontamentos em diferentes contextos, percebe-se a relevância das contribuições de Frederico Gaelzer. O “entusiasmo” dele, como relata os jornais da época, foi essencial para a educação física conquistar um espaço na escola e para que o lazer, por meio dos esportes e da recreação, pudesse incluir todos. Assim, compreende-se a importância de pesquisas como essa para resgatar e preservar a memória sul-rio-grandense, especialmente a de Porto Alegre.
Palavras-chave: História, Educação Física, Lazer.