64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 13. Ensino Profissionalizante
Acompanhamento dos Alunos Estagiários da Escola Estadual de Educação Profissional Júlia Giffoni
Gabriela de Sousa Ferreira 1
Jeová Santos Gonçalves 1
Fabrício Ramos do Nascimento 2
José Wellington Leite Teófilo 3
Rejane Soares Silva 3
1. Aluno - EEEP Júlia Giffoni - SEDUC-CE
2. Prof. Esp./ Orientador - EEEP Júlia Giffoni - SEDUC-CE
3. Prof./ Orientador - EEEP Júlia Giffoni - SEDUC-CE
INTRODUÇÃO:
Em 2008, o Governo do Estado do Ceará implantou de acordo com a lei de bases e diretrizes da educação a união das disciplinas do ensino tradicional à preparação do aluno para o mercado de trabalho, que cada vez mais vê a necessidade de profissionais capacitados. As escolas profissionalizantes do Ceará oferecem ao todo 75 cursos profissionais, no qual todas as sedes ofertam um curso conforme a vocação econômica da área na qual está situada. Propondo assim um ensino diferenciado das demais escolas públicas, onde o aluno que é matriculado tem aula de segunda a sexta-feira, de 07h às 17h, de acordo ao sistema integral de ensino. Com o período de duração de três anos que são divididos nos seis primeiros messes de nivelamento e adaptação, com disciplinas apenas da base comum, e no segundo semestre são inclusas disciplinas técnicas à grade curricular, visando assim nos últimos seis messes de curso, ao término do terceiro ano, o estágio. Aderido a esta proposta no ano de 2009, a escola EEFM Júlia Giffoni, que passou 35 anos no ensino regular, passa a oferecer os cursos de agroindústria, estética, informática e meio ambiente. Este trabalho visa fazer um levantamento de dados a partir das experiências desses alunos no local de estágio, bem como sua inserção no mercado de trabalho.
METODOLOGIA:
Aplicou-se no início do período do estágio um questionário em cada uma das turmas de terceiro ano do ensino médio da EEEP Júlia Giffoni. O questionário foi elaborado com 10 perguntas objetivas e subjetivas com foco na proposta do ensino profissional e dos estágios, contendo questionamentos, como por exemplo: Você tem afinidade pelo curso? Pretende continuar na área escolhida? Você aprovou o local do estagio? Ao término do período dos estágios, aplicou-se novamente o mesmo questionário para reavaliar as experiências adquiridas pelos alunos. Com esses dados fez-se um levantamento.
RESULTADOS:
Após a pesquisa, coletaram-se os dados e obtiveram-se os seguintes resultados das duas fases da pesquisa: na primeira etapa 77% dos entrevistados estão estudando no curso por afinidade. Na segunda etapa 83% afirmaram o mesmo. Esse acréscimo se deve a vivência nos estágios que os ajudou a perceber suas aptidões na área. 90% dos alunos informaram que tiveram o apoio da família ao escolher o curso. Na segunda coleta 92% reafirmaram este apoio. Graças ao auxílio passagem e alimentação os alunos puderam ajudar os seus familiares reduzindo os gastos financeiros com o estágio. Na primeira etapa 84% dos entrevistados aprovaram o local do estágio. Na segunda etapa obteve-se 89% de aprovação. A partir do estágio os alunos tiveram a oportunidade de colocar em prática o que eles até então tinham visto apenas em teoria. Os alunos perceberam também os benefícios da sua entrada no mercado de trabalho e se sentiram motivados pela possibilidade de serem contratados. Na primeira coleta 72% dos alunos informaram que pretendem continuar na área. Na segunda coleta 74% afirmaram que continuarão na área. O estágio é fundamental não só para colocar na prática o que se aprende na escola, mas principalmente para que o estudante tome a decisão coerente sobre a sua carreira profissional.
CONCLUSÃO:
A proposta do ensino profissionalizante veio para abrir as portas do mercado de trabalho para jovens de situação mais simples, proporcionando a eles uma qualificação técnica e uma experiência na área escolhida, obtida através dos estágios que são formadores e modificadores de opiniões como é perceptível através dos resultados alcançados. A implementação dessa proposta, apesar de ser uma ideia inovadora, ainda possui muitas falhas tanto estrutura quanto na qualificação de profissionais capacitados para ensinar. Com este projeto temos o intuito de alertar ao núcleo gestor da nossa escola e a Secretaria da Educação do Estado do Ceará dessas falhas para que o mesmo possam proporcionar melhorias no sistema educacional de ensino.
Palavras-chave: Ensino Profissional, Estágio, EEEP Júlia Giffoni.