64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 8. Química
O Perfil do Professor de Ciências da Escola Publica do Município de São Bernardo, Maranhão
Anne Catherinne da Luz dos Santos 07
Julyanne Santos da Luz 07
Lorena de Carvalho Martiniano 07
Sandys Viana Corrêa 07
Sannah Karla da Costa Santos 07
1. Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Campus São Bernardo
2. Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Campus São Bernardo
3. Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Campus São Bernardo
4. Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Campus São Bernardo
5. Universidade Federal do Maranhão - UFMA - Campus São Bernardo
INTRODUÇÃO:
Atualmente muitos estudos priorizam a formação profissional docente, saberes e práticas escolares. O presente trabalho tem como temática a Formação dos Professores de Ciências nas Séries Finais do Ensino Fundamental. Esta pesquisa tem como objetivo descrever e analisar o perfil dos docentes nas séries finais do ensino fundamental, levando em consideração a formação acadêmica dos mesmos, bem como as dificuldades enfrentadas e as metodologias utilizadas dentro das salas de aula. Este município possui atualmente sessenta e duas escolas, sendo doze na zona urbana e as demais localizadas na zona rural. Em relação ao quadro docente o município possui um total de quinhentos e oitenta professores efetivos e contratados. Sendo a escola um espaço de transmissão de conhecimento realizado de forma desigual, ela reflete os processos sociais de acumulação e legitimação da sociedade capitalista. Pensar sobre o perfil dos professores no município de São Bernardo - MA, é contribuir sobre a estrutura de organização da escola para o desenvolvimento das ações pedagógicas que venham a contribuir para um trabalho docente de qualidade.
METODOLOGIA:
Para realização deste trabalho, foi primordialmente iniciado um levantamento de dados primários, como por exemplo, a Internet, Livros e Pesquisas. Nestes Levantamentos buscamos, informações para melhor realizarmos esta pesquisa que nos retratará o Perfil do Professor de ciências do Município de São Bernardo-Maranhão. A pesquisa é uma atitude e uma pratica teórica de constante busca que define um processo intrinsecamente inacabado e permanente. (MINAYO). Para que isso ocorra, utilizamos a técnica de coleta de dados, juntamente com os professores nas escolas visitadas. Os questionários foram aplicados para professores de Ciências nas séries finais do Ensino Fundamental das escolas Municipais de São Bernardo - MA, tanto na Zona Rural, como também na Zona Urbana.
RESULTADOS:
Segundo a pesquisa realizada com os professores, vinte e cinco por cento, acreditam que não há estimulo algum, pois as condições são bastante precárias em sala de aula não sendo favoráveis ao mesmo, setenta e cinco por cento, acreditam que o maior estímulo para ser educador na área das ciências é devido aos conhecimentos adquiridos e repassados nas áreas de ciências biológicas, onde eles podem mudar a realidade ambiental da cidade, do estado e do mundo. E também a curiosidade dos alunos em sala de aula. Cem por cento dos professores relataram que as maiores dificuldades em sala de aula é a ausência de material, número elevado de alunos, falta de incentivo dos pais, falta de recursos, ou seja, escolas com infraestrutura precárias. Setenta e cinco por cento dos professores são formados em ciências biológicas e licenciatura, vinte e cinco por cento tem a formação em normal superior, o antigo magistério, não tendo nem curso superior na área. Identificamos que há um numero muito reduzido de professores em sala de aula na área das ciências, no município de São Bernardo o que não supri a necessidade da escola.
CONCLUSÃO:
Através da realização de questionário com os professores da matéria de ciências, concluímos que a carência de professores no município de São Bernardo ainda é insuficiente para a demanda de alunos em sala de aula. Segundo os resultados a falta de infraestrutura adequada é um dos fatores que agravam ainda mais a situação, bem como a falta de participação dos pais que diminui ainda mais o rendimento dos alunos dentro da sala de aula.
Palavras-chave: Perfil, Professor, Ciências.