64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 1. Serviço Social Aplicado
A CULTURA DO FENÔMENO TECNOBREGA NA CIDADE DE BELÉM.
Arthur Cardoso de Nazaré 1
Kamilo Leonardo Pantoja Damasceno 2
Heliana Baía Evelin 3
1. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
2. Instituto de Ciências Sociais Aplicadas - UFPA
3. Profa. Dra./ Orientadora – Instituto de Ciências Sociais Aplicadas– UFPA.
INTRODUÇÃO:
O tecnobrega é ritmo que surgiu no município de Belém do Pará, em um bairro periférico –Cremação. Percebermos esse estilo musical como item cultural paraense. Para isso, encontramos referências na história da música no Pará, um lugar onde há grande diversificação cultural. CHAVES (1981) observa que os nativos se importavam muito com a música, pois eram atraídos pelos sons, sendo um importante meio de catequese utilizado pelos jesuítas na atuação colonizadora dos portugueses no Brasil. Sendo, o tecnobrega, um estilo produzido por músicos de Belém, admitimos, referendados no artigo 216 da Constituição Brasileira de 1988 e seus incisos, que o tecnobrega pode ser reconhecido como cultura paraense, pois, corresponde aos indicativos constitucionais previstos: forma de expressão; modo de criar, fazer e viver; criação artística e tecnológica; obra, objetos, documentos destinado às manifestações artístico-culturais. Temos como objetivo neste trabalho, analisar as mudanças ocorridas no estilo musical tecnobrega em Belém, identificar a mudança do ritmo desde sua gênese até os dias atuais e conhecer como as aparelhagens influenciam no “fenômeno” tecnobrega.
METODOLOGIA:
Foram utilizados livros sobre cultura, equipamentos audiovisuais para obtenção de informações sobre a música tecnobrega, suas festas e o público. Além disso, foram entrevistados um assistente social que atua na área da cultura; uma estudante de Serviço Social do sétimo semestre, bolsista em um programa na área da cultura; um estudante do quinto semestre da Faculdade de Música – UFPA; dois frequentadores das festas de tecnobrega com o objetivo de observar as diferentes opiniões sobre este estilo musical. As entrevistas foram realizadas com as seguintes perguntas: Na sua visão o que é cultura; Em sua opinião o que é cultura popular; O que você acha do ritmo tecnobrega, considera-o como item da cultura paraense? Na sua opinião qual a influência das aparelhagens na divulgação do tecnobrega; Em sua opinião como a música tecnobrega influencia a sociedade atualmente.
RESULTADOS:
Foi analisada cada resposta e verificamos muitas opiniões divergentes sobre o assunto discutido. Para o assistente social, cultura popular está ligada à resistência das classes subalternizadas, considera o tecnobrega um item da cultura paraense, mas empobrecida no que diz respeito ao seu conteúdo. Para ele as aparelhagens estão ligadas ao tráfico de entorpecentes e este ritmo influencia o senso comum e não trabalha pela sua elevação. Para a estudante de Serviço Social a cultura faz parte do cotidiano, está totalmente ligada ao contexto social, politico e econômico de um país. O tecnobrega é cultura, é a manifestação da periferia contra a sociedade capitalista e este estilo tem boas influências na dança e ritmo, porém tem a questão das drogas e gangues que entram em conflito nas festas. Para o aluno de Música a cultura popular está voltada para os desfavorecidos. Para ele o tecnobrega é parte da cultura paraense, principalmente em Belém. Diz que a aparelhagem é a atração principal das festas de tecnobrega. Para os frequentadores das festas, o tecnobrega é cultura popular paraense. Para eles não somente o ritmo, mas as letras também devem ser divulgados, pois transmitem algo à população. O tecnobrega não se sustentaria somente com os artistas, a aparelhagem é muito importante.
CONCLUSÃO:
A partir dos materiais bibliográficos, audiovisuais e entrevistas realizadas concluímos que o tecnobrega mudou o seu estilo/ritmo e que esta mudança modificou também sua linha melódica, a forma de dançar e o comportamento de seus frequentadores. Todos os respondentes consideram-no como um item da cultura paraense. No entanto, ressaltam as influências negativas em seu movimento, no que diz respeito ao conteúdo de suas letras e sua ligação com a violência e o tráfico de drogas. As aparelhagens, como foram constatadas nas entrevistas, têm forte influência no público belenense, principalmente nos jovens de classe média baixa. Porém, constatamos que, atualmente, também em jovens residentes nos bairros centrais da metrópole. Além disso, notamos a unânime opinião da forte influência das aparelhagens na divulgação do tecnobrega, indicando que sem elas este estilo não teria divulgação massiva. Pensamos que os discursos e contra discursos sobre o tecnobrega indicam a sua vitalidade como cultura popular. Ao mesmo tempo em que é conservador é também inovador, está ligado à tradição do povo paraense, mas incorpora novos elementos, tais como, as aparelhagens – que tem sido o principal alvo de investimento tecnológico, iluminação e recursos pirotécnicos – utilizados nas festas.
Palavras-chave: Cultura, Tecnobrega, Música.