64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil |
HISTORIOGRAFIA E LITERATURA DIDÁTICA: A HISTÓRIA DO CEARÁ NOS LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NOS PRIMÓRDIOS DA REPÚBLICA AOS ANOS DE 1940. |
PATRÍCIA MARCIANO DE ASSIS 1,2 FÁTIMA LEITÃO ARAÚJO 3,4,5,6 |
1. Aluna do Curso de Graduação em História 2. Bolsista de Iniciação Científica IC&T/FUNCAP 3. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará 4. Professora Colaboradora do Mestrado em Educação - UECE 5. Professora do curso de Graduação em História (UECE) 6. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa |
INTRODUÇÃO: |
Buscando refletir sobre a relação entre Historiografia e a Literatura Didática por meio da análise de livros de História do Ceará produzidos no período que vai dos anos iniciais da República até 1940, utilizamo-nos do aparato teórico-metodológico da História Cultural, a fim de verificar as influências do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará na produção da escrita escolar da história. Destacamos, também, a importância do livro didático, tido como símbolo da cultura escolar, como fonte e objeto de pesquisa do historiador. |
METODOLOGIA: |
Pesquisa documental realizada em instituições de salvaguarda da memória cearense ( Biblioteca Pública, Instituto Histórico e Arquivo Público do Ceará). Após coleta, classificação, seleção e digitalização dos livros recolhidos, procedeu-se a análise de sua escrita, inter-relacionando-a com a História Local e uma bibliografia específica sobre educação e ensino, no Ceará e no Brasil. Obras selecionadas: "Os estudo de história do Ceará" de Joaquim Catunda (1919), o "Anno Escolar" de Joaquim da Costa Nogueira (1921) e a "História do Ceará - Resumo Didactico" de Cruz Filho (1939); além de dois artigos do livro "O Ceará" (1966): "A educação no Ceará: repasse histórico-social" de Djacir Menezes e "O ensino primário na primeira metade do século XX" de Joaquim Alves. |
RESULTADOS: |
O Instituto Histórico do Ceará Influenciou a Historiografia e Literatura Didática no inicio da República, a partir de suas concepções de história, homem e sociedade. Livros Didáticos buscavam narrar “fielmente” a realidade, com o intuito de inserir a História Local no quadro geral da civilização, dando ênfase a importância da pátria e da família. Houve permanências, em meio as mudanças republicanas, tanto nos aspectos materiais, quanto nos conteúdos educacionais dos livros didáticos. |
CONCLUSÃO: |
Vislumbramos o Instituto Histórico e Geográfico do Ceará como "lugar de memória" e seus membros como missionários da tarefa cívica e civilizatória, que acabaram por legar decisiva contribuição para a definição dos rumos modernizantes do ideário republicano e para a consolidação de um ideal de pátria cearense. Neste mister, tornaram-se os livros didáticos veículos importantes no cumprimento de tal tarefa. As propostas de história, subjacentes a esses manuais, eram baseadas na objetividade dos fatos, almejando uma sociedade alinhada aos moldes nacionais e divulgando uma concepção de formação humana vinculada à moralidade e à civilidade. |
Palavras-chave: Livro didático, História do Ceará, Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará. |