64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 8. História Regional do Brasil
HISTORIOGRAFIA E LITERATURA DIDÁTICA: A HISTÓRIA DO CEARÁ NOS LIVROS DIDÁTICOS PRODUZIDOS NOS PRIMÓRDIOS DA REPÚBLICA AOS ANOS DE 1940.
PATRÍCIA MARCIANO DE ASSIS 1,2
FÁTIMA LEITÃO ARAÚJO 3,4,5,6
1. Aluna do Curso de Graduação em História
2. Bolsista de Iniciação Científica IC&T/FUNCAP
3. Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará
4. Professora Colaboradora do Mestrado em Educação - UECE
5. Professora do curso de Graduação em História (UECE)
6. Pró-Reitoria de Pós-Graduação e Pesquisa
INTRODUÇÃO:
Buscando refletir sobre a relação entre Historiografia e a Literatura Didática por meio da análise de livros de História do Ceará produzidos no período que vai dos anos iniciais da República até 1940, utilizamo-nos do aparato teórico-metodológico da História Cultural, a fim de verificar as influências do Instituto Histórico e Geográfico do Ceará na produção da escrita escolar da história. Destacamos, também, a importância do livro didático, tido como símbolo da cultura escolar, como fonte e objeto de pesquisa do historiador.
METODOLOGIA:
Pesquisa documental realizada em instituições de salvaguarda da memória cearense ( Biblioteca Pública, Instituto Histórico e Arquivo Público do Ceará). Após coleta, classificação, seleção e digitalização dos livros recolhidos, procedeu-se a análise de sua escrita, inter-relacionando-a com a História Local e uma bibliografia específica sobre educação e ensino, no Ceará e no Brasil. Obras selecionadas: "Os estudo de história do Ceará" de Joaquim Catunda (1919), o "Anno Escolar" de Joaquim da Costa Nogueira (1921) e a "História do Ceará - Resumo Didactico" de Cruz Filho (1939); além de dois artigos do livro "O Ceará" (1966): "A educação no Ceará: repasse histórico-social" de Djacir Menezes e "O ensino primário na primeira metade do século XX" de Joaquim Alves.
RESULTADOS:
O Instituto Histórico do Ceará Influenciou a Historiografia e Literatura Didática no inicio da República, a partir de suas concepções de história, homem e sociedade. Livros Didáticos buscavam narrar “fielmente” a realidade, com o intuito de inserir a História Local no quadro geral da civilização, dando ênfase a importância da pátria e da família. Houve permanências, em meio as mudanças republicanas, tanto nos aspectos materiais, quanto nos conteúdos educacionais dos livros didáticos.
CONCLUSÃO:
Vislumbramos o Instituto Histórico e Geográfico do Ceará como "lugar de memória" e seus membros como missionários da tarefa cívica e civilizatória, que acabaram por legar decisiva contribuição para a definição dos rumos modernizantes do ideário republicano e para a consolidação de um ideal de pátria cearense. Neste mister, tornaram-se os livros didáticos veículos importantes no cumprimento de tal tarefa. As propostas de história, subjacentes a esses manuais, eram baseadas na objetividade dos fatos, almejando uma sociedade alinhada aos moldes nacionais e divulgando uma concepção de formação humana vinculada à moralidade e à civilidade.
Palavras-chave: Livro didático, História do Ceará, Instituto Histórico, Geográfico e Antropológico do Ceará.