64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 3. Turismo e Hotelaria
PROFISSIONAL DA HOSPITALIDADE: perspectivas de formação e de mercado
Hélio de Vasconcelos Santos 1
Ielzi de Jesus Martins 1
Ana Letícia Burity da Silva 2
Davi Alysson da Cruz Andrade 2
1. Acadêmico(a) do Curso de Bacharelado em Hotelaria – UFMA
2. Professor(a) /Orientador(a) - Depto. de Turismo e Hotelaria, Universidade Federal do Maranhão – UFMA
INTRODUÇÃO:
A hotelaria vem ganhando cada vez mais destaque nos serviços das grandes cidades, sendo também essencial para o desenvolvimento do turismo em pequenos destinos. A carreira no setor de hospitalidade vem se tornando uma atividade bastante promissora nos últimos anos, inclusive pela carência de profissionais qualificados no mercado. A chegada de novos hotéis em São Luís, inclusive de redes internacionais, motiva a busca pela qualificação adequada para atender às necessidades deste mercado. Além dos meios de hospedagem, os profissionais deste setor encontram oportunidades em restaurantes e, mais recentemente, em condomínios residenciais, entre outras áreas. A Universidade Federal do Maranhão oferece o curso superior de Hotelaria desde o ano de 1987. Esse trabalho busca conhecer as perspectivas dos estudantes que ingressaram no curso de Bacharelado em Hotelaria da UFMA no semestre 2012.1, em relação à sua formação e ao mercado.
METODOLOGIA:
A pesquisa se caracteriza como quanti-qualitativa e descritiva. O universo compreende 38 alunos que ingressaram no primeiro semestre de 2012 no curso de hotelaria. A amostragem de conveniência compreendeu 28 estudantes. O instrumento de coleta de dados foi um roteiro de entrevista semiestruturada. A coleta dos dados aconteceu na segunda semana de aulas, em março de 2012. Os dados coletados foram organizados em quadros e gráficos, para facilitar as observações e redação dos resultados.
RESULTADOS:
A escolha do curso de Bacharelado em Hotelaria foi motivada principalmente pela identificação do aluno com o mesmo, seguido pelo destaque da profissão no mercado de trabalho e por ultimo a influência de pessoas conhecidas no ramo. A internet foi o principal meio utilizado para obter informações sobre o curso, seguida pelas informações obtidas com pessoas que já trabalham na área, o que, consequentemente, os levou também a adquirir um conhecimento preliminar sobre os diversificados ramos da hotelaria e interessar-se pelo mesmo. Aproximadamente 20% dos entrevistados não apresentou segurança sobre o conhecimento do mercado de trabalho e 8% conheceram o curso por meio do ENEM/SISU. 11% dos entrevistados afirmaram que já haviam feito algum curso na área de hospitalidade e 36% falam outro idioma, além do português. Quanto à expectativa sobre as possibilidades de atuação no mercado, foi apontado o interesse tanto pelos setores operacionais, como administrativos de empresas hoteleiras. Foi pouco mencionado o interesse em trabalhar em restaurantes e outras empresas. A intenção de tornar-se empreendedor foi pouco citada pelos entrevistados, que priorizam a carreira em empresas já estabelecidas.
CONCLUSÃO:
Os dados coletados revelaram que a maioria dos estudantes procuraram conhecer sobre o curso de Hotelaria e as oportunidades de atuação. A possibilidade de crescimento profissional na área foi apontada pela maioria dos entrevistados. A internet foi a principal fonte de pesquisa para os novos acadêmicos. Ressalta-se que estas informações podem não apresentar a realidade do mercado ludovicense. Apesar de afirmarem conhecer sobre o mercado de trabalho, o interesse pelo empreendedorismo no setor de hospitalidade, necessário para a oferta de produtos diferenciados, foi pouco mencionada. Espera-se que, ao longo do curso, estes profissionais aprendam mais sobre a realidade do mercado local e vislumbrem outras oportunidades de atuação.
Palavras-chave: Hotelaria, Formação profissional, Mercado de trabalho.