64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 3. Fitossanidade
CONTROLE ALTERNATIVO DO GORGULHO DO Milho (Sitophilus zeamais) UTILIZANDO BIOINSETICIDA SAMAMBAIA EM CONDIÇÕES DE LABORATÓRIO.
Maria Clélia Aragão Barreto 1
Adriana Dantas Gonzaga 2
Rafael da Silva Curintima 3
1. Profa Dra. Orientadora – Depto de Ensino – IFAM – CMZL
2. Profa Dra. – Depto de Ensino Biologia – IFAM - CMZL
3. Discente do Curso Técnico em Agropecuária IFAM - CMZL
INTRODUÇÃO:
Os gorgulhos Sitophilus zeamais são insetos que rompem as panículas protetoras dos grãos, penetrando no interior e alimentam-se somente do seu conteúdo interno é a praga mais importante dos grãos do Brasil, atacam principalmente o milho, feijão, farinha, entre outros produtos. Seu controle é realizado por produtos químicos (agrotóxicos) que agravam o problema de contaminação dos produtos agrícolas, meio ambiente e agricultores entre os outros. Neste sentido o trabalho teve com objetivo avaliar em laboratório, o efeito da mortalidade do gorgulho do milho visando um novo método de controle alternativo.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido no laboratório de biologia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, Campus Manaus Zona Leste, nos meses de dezembro a março de 2012. Para o desenvolvimento do trabalho foi realizada a coleta da samambaia, no qual foi realizada a exsicata para a identificação. Os insetos Sitophilus zamais foram coletados em armazéns e distribuidoras da Zona Leste do Município de Manaus. Posteriormente foram encaminhadas ao laboratório de Biologia do IFAM/CMZL, no qual foi realizada a criação deste inseto. Para a identificação dos insetos foram utilizadas chaves de identificação em nível de espécie. A Montagem dos Extratos Botânicos: Para o extrato de samambaia foram utilizadas folhas limpas, e maceradas no qual foram realizados dois extratos o aquosos (água) e etanólicos (álcool) com três concentrações 1;0,1:1/2,1:2 e testemunha (água destilada). Montagem dos Bioensaios: Foram realizados ensaios com objetivo de testar a eficiência dos extratos botânicos e verificar a mortalidade dos gorgulhos. As observações foram durante sete dias.
RESULTADOS:
Resultados e discussão
Os extratos de samambaia com água apresentaram a mortalidade de 50% dos insetos nas primeiras 12h, a concentração com maior mortalidade foi a de 1:0, aproximadamente 80%. A concentração 1:1/2 morreram 6 insetos, 10% dos insetos e a concentração1:1/2 morreram 3 insetos, menos de 5% dos gorgulhos. Em ambos os tratamentos não houve mortalidade da testemunha. A mortalidade dos gorgulhos com extrato com álcool nas três concentrações utilizadas (1:0, 1:1/2,1; 2) apresentaram mortalidade de 100% dos gorgulhos S. zeamais nas primeiras 12h dos ensaios biológicos mostrando que este vegetal apresentou um efeito inseticida no controle do gorgulho do milho S. zeamais.
CONCLUSÃO:
De acordo com o resultado obtidos podemos afirmar que as concentrações de samambaia com álcool foi eficaz no controle do gorgulho do milho Sitophilus zeamais com morte instantânea de todos insetos, já nas concentrações de samambaias com água apenas 1:0 mostrou-se eficaz no controle do Sitophilus zeamais com morte dos insetos em 48 horas.
Palavras-chave: Praga de grãos, controle alternativo