64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 1. Literatura Brasileira
POESIA EM MINHA VIDA
Bruna Kelvyla Sousa da Silva 1
Paula Maiara Silva da Cruz 2
Francisco Carlos Miranda de Lima 3
1. Aluna da E.E.E.P. Júlia Giffoni - SEDUC-CE
2. Aluna da E.E.E.P. Júlia Giffoni - SEDUC-CE
3. Prof. Dr./ Orientador - Depto de artes, letras e linguística/ E.E.E.P. Júlia Giffoni - SEDUC-CE
INTRODUÇÃO:
Antigamente, os poemas eram cantados, acompanhados pela lira, um instrumento musical muito comum na Grécia antiga. Por isso, diz-se que a poesia pertence ao gênero lírico. A poesia é definida como a arte de escrever em versos, com o poder de modificar a realidade. Os poemas podem ser divididos em quatro gêneros: épico, didático, dramático e lírico. Atualmente, pode-se perceber o desinteresse de alunos com o ato de leitura e escrita devido à grande atenção que têm dado as novas tecnologias que cada vez mais tomam espaço na rotina dos jovens. Isso precisa ser mudado, é preciso cultivar na nova geração um bom hábito de leitura, para evitar que ela venha a passar por dificuldades ao se deparar com situações do cotidiano, seja no âmbito escolar ou profissional. A poesia foi o gênero escolhido para se trabalhar a familiarização de alunos com os livros e com a escrita e no decorrer deste processo, tornar-se jovens mais críticos e consequentemente, adultos cultos, dinâmicos e perspicazes.
METODOLOGIA:
Foi feita uma enquete sobre a importância da poesia na vida das pessoas a qual foi realizada em um dos principais Shoppings de Fortaleza. A escolha do local deve-se a diversidade cultural e social do mesmo. Analisou-se os resultados, os quais serviram de base para que o projeto fosse trabalhado com os alunos na escola. Os orientandos dirigiram-se às salas de aula para apresentação e abertura de inscrições nas aulas de poesia que estariam disponíveis logo após o término do expediente. Foi apresentada um pouco da biografia de poetas renomados como, Cecília Meireles, Vinícius de Moraes, Castro Alves, Carlos Drummond de Andrade, Augusto dos Anjos, entre outros, para que os alunos presentes pudessem vê-los como exemplos a serem seguidos. Houve recitação de poesias dos poetas citados e alguns alunos tiveram a oportunidade de apresentar poemas autoriais. Logo após foi aberta uma prévia inscrição para os interessados nas aulas. As mesmas seriam ministradas pelas autoras do projeto, duas vezes por semana após o término da jornada escolar. Trabalhou-se com slides que tratavam da vida e obra de grandes poetas brasileiros e esquemas de rimas. Cada participante escreveu uma poesia que passaria por uma seleção e o autor da melhor, ajudaria na ministração das aulas e do projeto.
RESULTADOS:
A maior parte dos entrevistados da enquete afirmou que a poesia estava presente em suas vidas nos sentimentos e que por isso, tornava-se tão importante. A menor parte, que estava presente através dos livros que costumavam ler. Isso comprova o que foi dito anteriormente, nem todos se sentem estimulados ao ato de leitura e isso precisa ser mudado e é exatamente dentro da escola que podemos lutar para mudar este quadro. Oitenta por cento dos participantes não aceitaram os esquemas de rimas, por acharem que para se escrever poesias não eram necessárias as regras. Queriam se expressar livremente, assim como os poetas da segunda geração do modernismo onde o poeta da época, passa a se questionar como indivíduo e como artista em sua “tentativa de explorar e de interpretar o estar no mundo”. Os outros vinte por cento, aceitaram e tentaram fazê-la utilizando os esquemas. O aluno vencedor foi autor de uma poesia sem esquemas de rimas, comprovando que a melhor poesia é aquela em que o poeta realmente se sente livre para se expressar, criticar e expor suas idéias. Surge então uma literatura mais construtiva e mais politizada, que não quer e não pode se afastar das profundas transformações ocorridas dentro e fora da escola.
CONCLUSÃO:
A escola deve ser um lugar em que a convivência com a poesia realmente aconteça, permitindo o contato com diferentes autores e estilos, reavivando a capacidade de olhar e ver o que é a essência do poético através de atividades que permitam uma compreensão maior da linguagem poética e lhe dê condições para que ensaie seus próprios passos em poesia.
Falar de poesia é falar de arte e, para isso, é importante aguçar a percepção, projetar um olhar à vida e para todas as coisas que a cercam. Esse olhar foi determinante para alcançar os objetivos das aulas que giraram em torno de gêneros poéticos. A enquete mostrou que a poesia está realmente em nossas vidas, seja em nossos sentimentos ou até mesmo, na leitura de um livro. Nas aulas, houve um envolvimento considerável dos alunos que puderam aprender, se expressar de uma forma mais aberta e livre. O mundo da poesia ainda não é acessível a todos, pois vem de dentro e muitos não se permitem à busca pelo seu eu, à busca pelo que são e sentem. A poesia faz com que se continue a busca por respostas, como questionamento Socrático, e essa busca deve ser feita em cada frase que se possa escrever, em cada poema. O que é a poesia? Nem todos sabem responder, não aprenderam que a poesia vislumbra o belo e que o belo está dentro de cada ser.
Palavras-chave: Familiarização da leitura e escrita, Poesia, Simplicidade.