64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 2. Gestão e Administração - 1. Administração Geral e Gestão Estratégica
PORTAL COMO FERRAMENTA ESTRATÉGICA NA GESTÃO DE COMUNICAÇÃO DA UFMA
Ivaldo da Silva Alves Filho 1
Maria da Conceição Pereira de Sousa 1
Michele Alves da Silva 1
Núbia Melo Aragão Costa 1
Dilercy Aragão Adler 2
1. Curso de Especialização em Gestão Pública, NEAD - UFMA
2. Profa. Dra./Orientadora - NEAD - UFMA
INTRODUÇÃO:
A comunicação interna ou organizacional é a célula de sustentação do sucesso de uma empresa. É através do diálogo claro e diário que se diminui as distâncias e ruídos entre colaboradores.
Existem várias ferramentas de comunicação utilizadas atualmente pelas empresas, dentre elas, revistas, blogs, murais, informativos, rádios, sites. Mas independente da ferramenta, esta deve ser acessível e agradável ao colaborador.
Objetiva-se analisar a aplicabilidade da comunicação interna nas organizações como gestão estratégica, utilizando-se como ferramenta de estudo o Portal da Universidade Federal do Maranhão (UFMA). Tem-se como hipótese que a comunicação estratégica da UFMA perpassa pelo Portal www.ufma.br.
Assim, optou-se por realizar esta pesquisa na UFMA em virtude de se considerar importante conhecer como vem sendo vivenciado a utilização do portal institucional, como ferramenta estratégica de comunicação.
Espera-se com este trabalho contribuir para a elucidação do tema, servindo assim, como fonte de pesquisa para estudos similares.
METODOLOGIA:
A pesquisa científica se qualifica em relação a dois aspectos: quanto aos fins e quanto aos meios. Quanto aos fins, a presente pesquisa teve caráter avaliativo não experimental, que nesse estudo serviu para identificar os aspectos do Portal da UFMA como ferramenta de comunicação estratégica institucional.
Quanto aos meios foram adotadas a pesquisa bibliográfica e o estudo de caso. A pesquisa bibliográfica para explicar o problema a partir de estudos já existentes. E o estudo de caso por ser um tipo de pesquisa que tem sempre um forte cunho descritivo de situações observadas.
Desta forma, o estudo de caso foi realizado através da análise do Portal www.ufma.br da UFMA como ferramenta de comunicação estratégica, bem como sua influência na comunidade acadêmica.
Como instrumentos de coleta de dados foram utilizados artigos, livros e sites de Internet, entre outros, além da técnica de observação do Portal da UFMA.
RESULTADOS:
A UFMA e o processo de comunicação interna
A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) tem na Assessoria de Comunicação (ASCOM), criada oficialmente em 2000, o setor específico que elabora e otimiza o fluxo de informações para públicos interno e externo, divulgando as atividades desenvolvidas no âmbito da Universidade, e gerenciando o processo de comunicação interna e externa, que é melhor compreendida pela integração Instituição/Comunidade Acadêmica/Sociedade, e pelos resultados gerados, tendo o apoio de um veículo de comunicação como o Portal institucional.
Portal da UFMA como ferramenta estratégica de comunicação
O Portal www.ufma.br foi criado em 2000, e não foi imbuído de caráter estratégico no processo da comunicação interna, mas absorveu caráter de veículo divulgador das ações da UFMA, desconsiderando a comunicação como fator estratégico que facilita a interação dos processos com seus diferentes públicos.
Em 2008, o website sofreu reformulação com verdadeiras mudanças estruturais, mas continuou como canal divulgativo e mesmo com acessos expressivos (1.352.159 pela página principal até junho de 2011), a recuperação da informação é precária, pois o motor de busca abrange apenas a seção de Notícias e a indexação dos assuntos é superficial, comprometendo o resultado final da busca.
CONCLUSÃO:
A comunicação exerce papel de fundamental importância nas organizações. Na UFMA constatou-se que o Portal institucional não apresenta caráter estratégico e ainda é apenas um veículo divulgador das ações, pesquisa, atividades da Instituição, apresentando vulnerabilidades da ferramenta, como links desatualizados e precária estrutura de recuperação da informação via motor de busca, potencialidades para aprimoramento de utilização da Intranet e do website como um todo, a exemplo de melhorias para maior acesso ao webmail institucional, veiculação de contador de visitantes, divulgação interna direta nos setores, dentre outros.
Diante deste quadro, a ASCOM necessita envidar esforços no sentido de transformar essa realidade. Para isso, é preciso dinamizar constantemente seu trabalho, ampliando os meios de comunicação interna empregados, para que os resultados dos trabalhos desenvolvidos sejam apreciados pelo maior número de funcionários possível, aumentando assim, a importância da área de comunicação dentro da Instituição.
Estudos mais aprofundados devem ser realizados para, inclusive, apontar sugestões de uso de todo o potencial do Portal como ferramenta de comunicação interna.
Palavras-chave: Gestão da Comunicação, Comunicação estratégica, Portal.