64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 2. Planejamento e Projetos Turísticos
Festival de Música Canta Grajaú: um estudo sobre os reflexos do turismo de eventos no desenvolvimento socioeconômico e na valorização da cultura local
JONIVALDO LOPES SANTOS 1
RICARDO TAMANINI 1
1. UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
INTRODUÇÃO:
O turismo é um fenômeno que tem se apresentado como um importante instrumento de desenvolvimento sócio econômico local. No Brasil, tem havido um crescimento acentuado desta atividade, principalmente, nas últimas décadas em virtude do grande potencial que este país possui para desenvolver as mais diversas modalidades de turismo, tais como: ecoturismo, turismo de lazer, turismo de eventos, entre outros. Como um impulsionador desta atividade, os eventos podem ser adotados de modo estratégico, uma vez que, ao atrair visitantes de diversas localidades, estimulam a economia e valorizam a cultura local. Neste sentido, este trabalho apresenta uma análise do Festival de Música Canta Grajaú como um estimulador do turismo de eventos no município de Grajaú-MA, se configurando como uma alternativa para reverter os efeitos da sazonalidade como também, de crescimento cultural e socioeconômico.
METODOLOGIA:
Para a realização desta pesquisa, foi montada uma equipe de trabalho sob a coordenação de turismólogos que foram incumbidos de avaliar todo o processo de organização do evento que iniciou com a elaboração do projeto; definição dos critérios para a participação no concurso; escolha do público alvo; definição do local de realização do evento, estabelecimento de parcerias, mobilização do público-alvo. Para a obtenção dados quantitativos, foi realizada uma pesquisa junto à rede hoteleira do município visando identificar o número de pessoas – turistas – que visitaram a cidade estimulados por este evento, em seguida, aplicou-se questionários junto ao público buscando identificar até que ponto a realização do Canta Grajaú contribui para a valorização da cultura local, como também, para o desenvolvimento socioeconômico deste município.
RESULTADOS:
Pôde-se constatar que a realização do Festival de Música Canta Grajaú, motivou o deslocamento de visitantes de várias regiões do Brasil, refletindo diretamente no desenvolvimento sócio-econômico local, uma vez que, houve um aumento expressivo da taxa ocupacional dos hotéis, cerca de 46%, durante o período de realização do evento, como também o comércio local foi beneficiado. Por possuir um caráter democrático e de ampla participação popular, a realização deste evento contribuiu de modo significativo para valorização da Música popular grajauense, contribuindo para a difusão cultural e desenvolvimento regional.
CONCLUSÃO:
O caráter estratégico que o turismo de eventos vem apresentando no sentido de estimular a economia local e valorizar os aspectos sócios culturais de determinada região, se configura como uma alternativa imprescindível para geração de emprego e renda, proporcionando o desenvolvimento do núcleo receptor e consequentemente, uma melhora significativa da qualidade de vida de seus habitantes. O município de Grajaú/MA se destaca, neste contexto, por apresentar um grande potencial para o desenvolvimento do turismo de evento, uma vez que, possui um calendário anual onde se destacam várias festividades peculiares a essa municipalidade, dentre eles, o Festival de música Canta Grajaú.
Palavras-chave: Turismo de evento, Música popular Grajauense, Festival Canta Grajaú.