64ª Reunião Anual da SBPC
H. Artes, Letras e Lingüística - 3. Literatura - 6. Literatura
ARTE E HISTORIOGRAFIA: ABORDAGENS PARA O ENSINO E EXPLORAÇÃO DA LITERATURA
Nádhia Valença Costa 1
Fábio Cavalcante de Andrade 1,2
1. Universidade Federal Rural de Pernambuco
2. Prof. Dr./ Orientador - Depto de Letras e Ciências Humanas - UFRPE
INTRODUÇÃO:
A transformação de certos conhecimentos em conteúdos escolares sempre trará ao conhecimento um viés mais burocrático, institucionalizado. Com a literatura não ocorrerá de maneira diferente. Porém - com isso - não se quer dizer que o processo seja dissociável da área; busca-se apenas, neste trabalho, então, traçar as dificuldades encontradas no ensino de Literatura - que, muitas vezes, estão ligadas à maneira rígida e restrita na qual ocorre - e os prejuízos ocasionados por uma abordagem puramente historiográfica. Visando analisar e apresentar a forma atual e frequentemente adotada pela maioria das escolas do ensino de Literatura, procura-se demonstrar as consequências e possíveis mudanças, procurando voltar a abordagem para uma melhor aprendizagem dos alunos e exploração da arte literária dentro das salas de aula, como prevista pelas Orientações Curriculares Nacionais (OCNs).
METODOLOGIA:
Inserido no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência da Universidade Federal Rural de Pernambuco (PIBID/UFRPE), o trabalho faz parte da pesquisa intitulada “Um olhar sobre o contemporâneo: a nova literatura na sala de aula”, que se volta para a inserção de obras contemporâneas no ensino de literatura como uma possibilidade de ampliar as abordagens didáticas dos conteúdos escolares e o próprio conhecimento artístico dos alunos. A pesquisa é realizada em uma escola estadual da capital de Pernambuco, e as considerações aqui apresentadas foram produtos de análises feitas acerca do entendimento prévio dos alunos, demonstrando os conceitos que eles possuem e o modo utilizado para a construção dos saberes literários.
Foram empregados como métodos a aplicação de um questionário e observações de aulas de literatura e do planejamento do professor responsável pela matéria, a fim de compreender as demandas escolares e construir um perfil da turma, por considerar o ensino um ato que envolve não apenas a transmissão de conteúdos, mas todo um contexto escolar. Tais procedimentos ocorreram com uma turma do 2º ano do Ensino Médio com aproximadamente trinta alunos da respectiva instituição, no turno da tarde.
RESULTADOS:
Com as metodologias empregadas, foi possível a percepção do pouco espaço dado ao ensino dos conteúdos voltados para a área. Foram levantados apenas três conteúdos referentes à Literatura a serem ministrados durante o ano letivo na 2ª série do Ensino Médio, e nenhum objetivo voltado para a apropriação da leitura literária como arte, demonstrando o grande enfoque dado ao contexto histórico.
Vindo somar com esses resultados, as observações feitas, a partir do questionário aplicado, trazem a forte ligação ainda estabelecida entre literatura e história que demonstra o caráter puramente historiográfico com o qual, muitas vezes, é tratada a literatura. Ao serem questionados sobre o que, para eles, seriam textos contemporâneos, os alunos, em sua grande maioria, responderam que se tratava de textos escritos na atualidade. Pode-se, com isso, perceber a subordinação da literatura ao contexto histórico, fato discutido na OCN - que traz a ideia de que é preciso que o ensino “se abra para as potencialidades da literatura e faça um esforço para se livrar dos preconceitos didáticos que o obrigam a cobrir um conteúdo mensurável e visível, como são as escolas literárias...” (OCN, 2006.) – e que mostra o ensino secundarizando a possibilidade de proporcionar ao aluno um real contato com a literatura, sempre a relacionando com outras áreas.
CONCLUSÃO:
Ao realizar esta análise, foi possível perceber que a prática de ensino de literatura focada na historiografia, que envolve um determinado período literário, limita a aprendizagem, pois não se realiza um trabalho voltado para as produções artísticas e para os aspectos que as compõem, reduzindo a literatura a um conceito de documento reprodutor dos fatos históricos da sociedade. Observa-se, portanto, a necessidade de uma abordagem nas escolas que utilize o contexto histórico como instrumento auxiliar para a compreensão dos movimentos literários, acrescentando ao método um trabalho com a própria arte, os autores e elementos constituintes das obras, para que os alunos possam não apenas associar as produções aos conceitos históricos, mas também a diversas outras áreas de conhecimento e da arte, uma vez que a literatura se apresenta como um elemento articulador em diversos segmentos.
Palavras-chave: Ensino de Literatura, Abordagens didáticas, Historiografia.