64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 4. Turismo e Hotelaria - 1. Fundamentos Teóricos
Lazer, consumo e sociabilidade entre adolescentes no espaço do shopping center
Talissa Xavier Braga 1
Terezinha Campos 1
1. Aluna de Iniciação Científica - PIBIC Jr - Eixo Hospitalidade e Lazer - IFMA
2. Profa. MSc./ Orientadora - DEP/Eixo Hospitalidade e Lazer - IFMA
INTRODUÇÃO:
A vivência do lazer acaba atingindo todas as fases da vida, passando pela juventude, a idade adulta e a velhice. Entre jovens e adolescentes, apontam Isamaya e Gomes (2008), “a cultura e, conseqüentemente, o lazer, surge como espaço privilegiado de práticas, representações, símbolos e rituais no qual estes buscam demarcar uma identidade juvenil”. Nesta perspectiva, a investigação teve como objetivo geral avaliar o uso dos shoppings centers como espaços de lazer para os jovens que residam na cidade de São Luís, focando o comportamento e avaliar a relação entre sociabilidade, consumo e identidade. A relevância científica do trabalho amparou-se na geração de conhecimentos sobre temática atual e relevante para os estudos da área, na medida em que envolveu a relação entre conteúdos, equipamentos e hábitos de lazer, focando sujeitos e a forma como (re)constroem suas identidades sob marcas concretas de condição de gênero, idades e valores entre “tribos” e “galeras” em torno de experiências de sociabilidade.
METODOLOGIA:
Estudo de natureza exploratório-descritivo, estabelecendo relações entre variáveis básicas do grupo investigado, compondo perfil socioeconômico, hábitos e consumo de lazer, tecendo a formação de ideias para o entendimento do conjunto do problema. Envolveu 100 (cem) sujeitos, dentre homens e mulheres, frequentadores de shopping center definido como ambiente de pesquisa; tais indivíduos foram escolhidos de forma direta aleatória, mas observando-se o enquadramento etário nos termos do Estatuto da Criação e do Adolescente – ECA (12 a 18 anos). Utilizou-se um questionário estruturado como instrumento de coleta de dados; um Termo de Consentimento Livre e Esclarecido foi apresentado aos entrevistados para acordar a participação. Os procedimentos de organização e análise de dados foram realizados com apoio do programa SPSS, versão 17.0.
RESULTADOS:
A investigação apontou que o lazer contribui para a reafirmação e constituição de novas formas de sociabilidade e de agrupamento entre os adolescentes. Quanto à pesquisa de campo pode-se perceber que a quantidade mais significativa de entrevistados foram mulheres, em um total de 62 (sessenta e dois) sujeitos que significaram 64,6% do grupo investigado; em relação aos bairros de residência dos adolescentes, os de maior incidência eram próximos ao shopping (Angelim, Cohama e Cohatrac); o motivo mais frequente da visitação apontada pelos pesquisados foi a presença de cinemas; e o local que o jovens mais costuma ficar é a praça de alimentação Encontrar amigos, paquerar e ser visto estão entre os dados mais expressivos; o consumo atrela-se ao gasto com cinema e alimentação, co gasto médio de R$ 50,00. A visitação ao shopping revelou-se tão importante quanto ouvir música e navegar na Internet, foi comprovado que se existissem outras áreas de lazer na cidade os adolescentes freqüentariam sim, o shopping com a mesma freqüência, esses são hábitos de lazer pessoais destacados na pesquisa.
CONCLUSÃO:
A oportunidade de investigar os adolescentes no shopping permitiu compreender que, nos termos deste estudo, tal ambiente se vincula a este segmento por sua configuração de espaço seguro, interativo e amplo de atratividades em uma relação direta com as limitadas opções de lazer na cidade e a cultura de consumo e, portanto, às reflexões sobre lazer e sociabilidade de adolescentes. A partir dos dados levantados foi possível comprovar a importância do shopping center para os jovens e sua utilidade para o consumo e o crescimento da capital.
Palavras-chave: Lazer, Shopping Center, Adolescentes.