64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 4. Geografia - 1. Geografia Humana
UM RETRATO DA REALIDADE SÓCIOECONÔMICA NA CIDADE DE SÃO BERNARDO/MA.
Francisca Farias Sousa 1
Ronilson de Oliveira Sousa 2
Laura Rosa Costa Oliveira 3
1. Ciências Humanas - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
2. Ciências Humanas - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
3. Profa. Ms./ Orientador - Universidade Federal do Maranhão - UFMA
INTRODUÇÃO:
A presente pesquisa identificou os diversos perfis dos trabalhadores que moldam o espaço social e econômico no município de São Bernardo/MA, que está localizado na região do baixo parnaíba maranhense com uma população de 26.615 habitantes, segunda estimativa do IBGE em 2009. A importância de retratar e evidenciar as funções dos trabalhadores da cidade, parte da necessidade de conhecer e compreender o espaço socioeconômico do município. Desta forma, a pesquisa procurou figurar o cenário social e econômico da cidade, evidenciando ocupação e renda do grupo social de três bairros do município de São Bernardo/Ma.
METODOLOGIA:
O procedimento metodológico utilizado na pesquisa, baseou-se na aplicação de questionários em três bairros do Município de São Bernardo, no período de 21 a 28 de novembro de 2011, onde as perguntas feitas referiram-se a: gênero, profissão, renda, escolaridade e motivos de residir na cidade. Por meio destas informações, foi possível traçar uma pesquisa quantitativa encaminhada ao caráter qualitativo de análise, na qual foram percebidos os aspectos sóciocultural e econômico dos moradores da cidade de São Bernardo, que aqui foram retratados.
RESULTADOS:
Através dos questionários aplicados, foi possível entrevistar 32 trabalhadores do Município de São Bernardo/MA, verificando que dentre os entrevistados 41% eram do gênero masculino e 59% feminino. As principais profissões são: 62% são lavadores (moram na cidade e trabalho no campo); 13% funcionários públicos, tendo os outros profissionais pontuados 3%, dentre eles: comerciantes, pedreiros, domésticas e costureiras.Na análise das frequências à escolaridade são: 38% são analfabetos; 22% com o ensino fundamental incompleto; 6% de analfabeto funcional. Outro fator importante é o motivo da mudança dos entrevistados para a sede, que se concerne em 43% acompanhar sua família, assim como, facilitar o acesso à educação de seus filhos; e 14% remetem à oportunidade de trabalho.
CONCLUSÃO:
A partir da analise dos dados apresentados, foi possível concluir que a cidade de São Bernardo/MA, mantém seus trabalhadores em profissões diversas como: lavradores, comerciantes, professores, pedreiros etc., sendo possível situar a cidade em um pequeno mercado econômico, responsável pela movimentação de bem e serviços. Diante dessas informações é evidente que há um consenso lógico da necessidade de implementação de melhorias para criar novas opções de trabalho. Assim, como a necessidade da oferta de educação, saúde e renda, fatores essenciais para a promoção da dignidade humana e superação da pobreza.
Palavras-chave: Perfil sócio-econômico, trabalho, desigualdade.