64ª Reunião Anual da SBPC
C. Ciências Biológicas - 2. Biologia Geral - 3. Biologia Geral
DA ECOLOGIA À CITOLOGIA - OBJETO DE APRENDIZAGEM E TEORIA DE AUSUBEL APLICADOS AO CONTEXTO DA CAATINGA
Evanildo Melo Lima Júnior 1
Luciana de Lima 2
1. Licenciado pela Universidade Federal do Ceará (UFC)
2. Profa. Ms./ Orientadora - Instituto UFC Virtual – Universidade Federal do Ceará (UFC)
INTRODUÇÃO:
O ensino da Biologia tem sido caracterizado como descritivo, memorístico, fragmentado e sem aplicabilidade no cotidiano do aluno, além de não considerar seus conhecimentos prévios. Por sua vez, o ensino experimental, importante no processo de ensino-aprendizagem de ciências, é dificultado por conta de fatores como, a falta de material adequado e de tempo disponível e o perigo de alguns experimentos. Além disso, os alunos das escolas nordestinas possuem um escasso conhecimento sobre a caatinga, bioma dominante do Nordeste brasileiro. Duas ferramentas que podem ser utilizadas para remediar essa situação são a aprendizagem significativa de Ausubel, que fala da importância do conhecimento ser ministrado do todo para as partes, bem como a nova informação ser mais bem estabelecida a partir dos conhecimentos que os alunos já possuem, e os objetos de aprendizagem, que proporcionam um ambiente de interatividade experimental, onde os alunos podem exercitar o método científico, potencializando sua aprendizagem. Assim, teve-se como objetivo promover o desenvolvimento do design e roteiro pedagógico de um objeto de aprendizagem que propiciasse a relação seqüencial entre os conceitos biológicos através da aplicação destes em situações experimentais virtuais na caatinga.
METODOLOGIA:
Em um primeiro momento, houve uma ampla pesquisa realizada em livros de biologia para os ensinos médio e superior, bem como em artigos, sobre o foco principal do trabalho, as adaptações dos seres vivos no ecossistema da caatinga, contemplado a partir de alguns aspectos da Ecologia e em seguida pela Fisiologia, Histologia e Citologia. Em seguida, considerando os aspectos dispostos no modelo de design pedagógico fornecido pela Rede Internacional Virtual de Educação (Rived), o roteiro do objeto de aprendizagem foi desenvolvido. A idealização do objeto baseou-se na inserção de um indivíduo previamente selecionado pelo aluno, lebre ártica ou suçuarana, no ecossistema de caatinga. O semestre em que a ação se desenvolve também poderia ser escolhido. A partir disso, o aluno atuaria como um verdadeiro pesquisador de campo e poderia observar o que iria acontecer com o ser. Com a morte ou a sobrevivência, poderia então investigar os efeitos fisiológicos a partir da observação dos órgãos e, por conseguinte poderia observar a constituição desses órgãos ao microscópio, interagindo com o objeto de aprendizagem, como um verdadeiro cientista. Além disso, estaria seguindo uma seqüência do todo para as partes, como sugere Ausubel em sua teoria da aprendizagem significativa.
RESULTADOS:
O design pedagógico desenvolvido conseguiu fazer as interrelações da Ecologia a Citologia, dentro do universo da caatinga, trazendo um pouco do cotidiano para dentro do conteúdo e utilizando alguns dos princípios de Ausubel. Entretanto, a falta de maiores estudos sobre o ecossistema escolhido e das estratégias dos seres vivos nesse ecossistema, a dificuldade de encontrar as imagens para o roteiro, o próprio trabalho de fazer as interrelações entre os conteúdos por conta de sua fragmentação, além do tempo limitado para se pensar em um objeto mais interativo representaram os principais problemas encontrados na construção do roteiro do objeto de aprendizagem.
CONCLUSÃO:
Acredita-se que a proposta do objeto de aprendizagem conseguiu fazer as interrelações da Ecologia a Citologia, dentro do universo da caatinga, trazendo um pouco do cotidiano para dentro do conteúdo e utilizando alguns dos princípios de Ausubel. Entretanto, é possível o desenvolvimento de materiais mais dinâmicos, em busca de uma maior interatividade com o material. Além disso, objetiva-se, futuramente, submeter a proposta a avaliação de programadores para que se averigúe a possibilidade de produzi-lo e aplicá-lo em situação real.
Palavras-chave: Ensino de Biologia, Aprendizagem Significativa, Objetos de Aprendizagem.