64ª Reunião Anual da SBPC
F. Ciências Sociais Aplicadas - 13. Serviço Social - 6. Serviço Social do Trabalho
PERFIL DOS TRABALHADORES ACOLHIDOS NO CENTRO DE REFERÊNCIA ESTADUAL EM SAÚDE DO TRABALHADOR – CEREST/PA
Jaciane do Rosário Moura 1
Francilene Soares de Medeiros Costa 1,2
1. Faculdade de Serviço Social/Universidade Federal do Pará - UFPA
2. Profa. Msc./Orientadora - Faculdade de Serviço Social/Universidade Federal do Pará - UFPA
INTRODUÇÃO:
O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador – CEREST/PA foi criado em dois mil e quatro, como parte integrante da Política Nacional de Segurança e Saúde do Trabalhador, tendo como missão coordenar a Política Estadual em Saúde do Trabalhador. O CEREST/PA atende todos os trabalhadores que exercem atividades para sustento próprio e/ou de seus dependentes, qualquer que seja sua forma de inserção no mercado de trabalho, em todos os setores da economia formal e informal, público e privado e das áreas urbanas e rurais. Baseado nos princípios da Política Nacional de Humanização do SUS do ano de dois mil e três, que apresenta uma proposta de uma maior atenção ao usuário, os multiprofissionais do CEREST/PA realizam o acolhimento, que se caracteriza como a escuta dos trabalhadores de uma forma mais atenciosa e humana. Assim, tem-se como objetivo sistematizar e analisar o perfil dos trabalhadores acolhidos no CEREST/PA no período de dois mil e oito, ano inicial da ação, até dois mil e onze, na perspectiva de subsidiar os estudos e reflexões sobre a efetivação da Política de Saúde do Trabalhador no Estado do Pará, bem como a concretização dos direitos que preconiza, colaborando assim, com o aprimoramento das estratégias e ações voltadas para a saúde do trabalhador.
METODOLOGIA:
Um dos procedimentos metodológicos utilizados para a realização da pesquisa constituiu-se na observação dos modelos de fichas utilizadas pelos profissionais, que realizam o acolhimento no CEREST/PA, nos quais se identificou as variáveis como: nome, sexo, escolaridade, idade, demandas, empresa, as atividades laborativas, as queixas dos trabalhadores, sintomas, processo de trabalho, situação ocupacional e previdenciária, dentre outras. Em seguida, a pesquisa foi direcionada para a análise do banco de dados que contém as informações obtidas nos acolhimentos, o que se faz com o objetivo de monitorar os acolhimentos, almejando se conhecer a resolutividade dos encaminhamentos dados em cada acolhimento. No banco de dados estão presentes as informações dos duzentos e trinta e dois acolhimentos realizados desde dois mil e oito a dois mil e onze. A partir da análise realizada, foi feita a sistematização das variáveis: sexo, escolaridade, idade, demandas, atividade laborativa, situação ocupacional e previdenciária, quantificando-as na forma de tabelas e gráficos, o que possibilitou o conhecimento acerca do perfil dos trabalhadores acolhidos na instituição.
RESULTADOS:
No CEREST/PA foram acolhidos duzentos e trinta e dois trabalhadores oriundos de dezenove municípios do Estado do Pará. Destes, cento e cinqüenta e um eram do sexo masculino e oitenta e um do sexo feminino, noventa e um tinham o Ensino Médio completo e cinqüenta e cinco o Ensino Fundamental completo. A idade da maioria dos trabalhadores estava entre quarenta e um e cinqüenta anos, representado por oitenta e três trabalhadores. Com relação às demandas, cento e cinquenta e quatro acolhimentos foram referenciados. Destes, cinqüenta e dois foram referenciados pelos sindicatos e os demais, espontaneamente. Com relação à origem, cento e cinqüenta e cinco dos trabalhadores acolhidos no CEREST/PA, são provenientes da Região Metropolitana de Belém que é composta por cinco municípios. As profissões eletricista e motorista foram as mais representativas, com quinze e onze, respectivamente. O setor privado demandou cento e trinta e cinco trabalhadores. Dos trabalhadores acolhidos, sessenta e seis estavam sem benefício. Em geral, se constatou, por meio dos dados dos acolhimentos, que os trabalhadores têm muitas dificuldades para que os seus direitos sejam assegurados, tanto pelo empregador, quanto pelos órgãos estatais, o que os leva a buscarem os acolhimentos realizados no CEREST/PA.
CONCLUSÃO:
A pesquisa nos mostra que os trabalhadores acolhidos conhecem as atribuições e ações do CEREST/PA, as quais são direcionadas à efetivação de direitos no âmbito do Estado do Pará. No entanto, se constatou que duzentos e trinta e dois trabalhadores acolhidos na instituição no período de dois mil e oito a dois mil e onze, ainda é pouco diante do universo de trabalhadores do estado, especialmente da Região Metropolitana de Belém e que podem estar sofrendo agravos nos seus espaços de trabalho. Dessa forma, mostra-se ainda necessária a adoção de mecanismos para a publicização do papel da instituição perante a sociedade em geral e, principalmente, entre os trabalhadores. Isto contribuiria para uma maior visualização da relevância do CEREST/PA como um instrumento de efetivação da Política de Saúde do Trabalhador no Estado do Pará. Por meio das ações que desenvolve como é o caso do acolhimento, que promove uma escuta atenciosa, os trabalhadores são orientados e, de acordo com a demanda apresentada, são encaminhados para outras instituições da rede sócio-assistencial, objetivando, assim, a concretização dos seus direitos.
Palavras-chave: Política de Saúde do Trabalhador, Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador, Acolhimento.