64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIOAMBIENTAL EM UMA COMUNIDADE DA VÁRZEA, RECIFE-PE.
Elisângela Martins de Lima 1
Valéria Martins de Lima 2
Maria Luiza Silva de França 3
João Clodoberto da Silva 4
Rogéria Mendes do Nascimento 5
Marília Regina Costa Castro Lyra 6
1. Tecnologia em Gestão Ambiental-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
2. Tecnologia em Gestão Ambiental-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
3. Tecnologia em Gestão Ambiental-Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco – IFPE.
4. Administração - SOPECE - Sociedade Pernambucana de Cultura e Ensino - Faculdade de Ciências Humanas
5. Profa. Msc./Orientadora - Depto. Acad. de Meio Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE.
6. Profa. Drª./Orientadora - Depto. Acad. de Meio Ambiente, Saúde e Segurança – IFPE.
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental estabelece uma nova ética de pensamento e desenvolvimento, através de métodos que tornam os homens mais conscientes, mais preparados e, especialmente, mais responsáveis pela qualidade de vida de todos. Por esse motivo foi desenvolvido ações e práticas sócio-educativas voltadas para a sensibilização dos cidadãos quanto às problemáticas ambientais existentes no bairro e na comunidade, disponibilizando informações que contribuíram para solucionar ou mitigar os problemas existentes. Portanto, a participação individual e coletiva na construção de uma sociedade ambientalmente correta, contribui para a melhoria da qualidade de vida do ser humano e para a sustentabilidade do planeta. Assim, o projeto Preservarzea tem como objetivo analisar os problemas socioambientais vivenciados pela população residente no bairro da Várzea, Recife-Pernambuco, e sensibilizar integrantes da comunidade para uma conscientização sobre poluição, higiene, saúde e preservação do meio ambiente através da promoção da EA.
METODOLOGIA:
As ações foram desenvolvidas na comunidade Miguel Arraes num espaço cedido pela Igreja Batista da Várzea e no Instituto Federal de Pernambuco. Para a caracterização da área foram realizadas observações e uma análise da mesma, onde foram registrados graves problemas socioambientais como falta de saneamento básico, coleta irregular de lixo e/ou ausência de coleta, desemprego, violência, enchentes, entre outras. Com o diagnóstico da área foram pensadas e desenvolvidas ações sócio-educativas e sócio-ambientais como palestras, mini cursos e oficinas com temas variados: lixo, coleta seletiva, reciclagem, uso racional da água, poluição das águas e do solo, desmatamento, violência no bairro, alcoolismo, prostituição e doenças relacionadas, higiene e saúde, etc. Também foram desenvolvidas atividades lúdicas de escrita e leitura, desenho, pintura, brincadeiras e dinâmicas. Assim como aulas de campo e visitas culturais. As visitas foram para o Instituto Ricardo Brennand, Campus do IFPE Recife e Centro Cultural e Artesanal de Olinda, Praça da Várzea. Algumas visitas também tiveram a participação de familiares. As ações foram direcionadas para crianças de 03 a 12 anos e adolescentes até 14 anos. As atividades foram realizadas de forma diferenciada de acordo com a faixa etária.
RESULTADOS:
Como resultado da caracterização da área foi possível constatar problemas de infra-estrutura na comunidade como falta de moradias, moradias precárias, falta de saneamento básico, tráfico de drogas, violência, desmatamento, alcoolismo e sérios problemas relacionados ao lixo e doenças vinculadas ao mesmo. Com o desenvolvimento do projeto foi possível constatar também a adesão dos moradores, no qual muitas crianças e adolescentes participaram e até alguns familiares (mães, tias, avós). Observou-se que a percepção ambiental dos moradores foi ampliada, possibilitando assim, a identificação de problemas e possíveis conflitos socioambientais na comunidade e no bairro, além de mudança de atitude. Também foi verificada uma maior sensibilização em relação à poluição, higiene, saúde e preservação do meio ambiente.
CONCLUSÃO:
Com o desenvolvimento do projeto e a realização das ações constatou-se um despertar e uma preocupação com o Meio Ambiente a partir de processos educativos ambientais de sensibilização e mobilização. E que, através destes processos, os moradores do bairro sentiram-se responsabilizados e comprometidos na busca de novos valores, atitudes e práticas visando à preservação do meio ambiente. As crianças e adolescentes estão sendo os maiores disseminadores dos ideais do projeto, pois são eles quem transmite para seus familiares conhecimentos e práticas ambientalmente corretas, são eles que serão os adultos do futuro, que possivelmente farão um mundo melhor. O projeto permitiu principalmente identificar que a Educação Ambiental foi utilizada como instrumento de transformação, promovendo a mudança de atitude e comportamental dos participantes, moradores da Várzea, formando jovens e futuros cidadãos conscientizados da sua realidade social e ambiental.
Palavras-chave: Meio ambiente, ações socioambientais, Comunidade da Várzea.