64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
PARQUE DA CIÊNCIA, UMA NOVA PROPOSTA PARA POPULARIZAÇÃO E INCLUSÃO DO CONHECIMENTO
Antenor Oliveira Cruz Júnior 1
Mauro Lúcio Franco 2
Wallas Siqueira Jardim 3
1. Bacharelado em Ciência e Tecnologia - UFVJM, Teófilo Otoni/MG
2. Prof. Dr. /Orientador – Departamento de Ciências Exatas – UFVJM, Teófilo Otoni/MG
3. Bolsista do Pólo de Inovação Tecnológica de Teófilo Otoni
INTRODUÇÃO:
O presente projeto em seu caráter de extensão universitária busca ampliar o fluxo de conhecimento e agregar ações que possibilitem uma maior concretização do relacionamento entre a Universidade e a comunidade.
O Parque da Ciência da UFVJM promove essa junção na forma de entretenimento para atingir públicos de todas as idades e níveis de escolaridade, levando-os a busca do conhecimento por meios de curiosidades, vídeos e passeios pelo campus, em atividades que relacionam o dia a dia dos visitantes que por si só acabam aprendendo enquanto se divertem.
METODOLOGIA:
Inaugurado durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia de 2009, o Parque da Ciência da UFVJM se tornou um referencial de popularização do conhecimento cientifico e divulgador do pensamento de inclusão ao acesso de alunos das escolas públicas de Teófilo Otoni e cidades vizinhas ao trabalho feito pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.
Esse processo de popularização e inclusão se dá através das visitas dos estudantes ao Parque da Ciência no campus Mucuri da UFVJM, onde os visitantes são surpreendidos já na entrada do prédio por uma ilusão de óptica, em seguida no corredor de acesso ao parque os visitantes são convidados a participarem de uma viagem ao tempo, com os quadros do calendário cósmico. Na sala do parque os monitores esclarecem as curiosidades dos alunos diante dos experimentos despertando o seu interesse em varias áreas do conhecimento, se tornando assim, um ambiente onde os alunos entendem diversos conteúdos, estudados em sala de aula, através de um ensino lúdico podendo explorar, experimentar e desvendar a multiplicidade da ciência que está à nossa volta.
A visita dos alunos não se detém somente ao parque, eles assistem vídeos sobre ciência no auditório do campus e são convidados a conhecer a estrutura da Universidade.
RESULTADOS:
Com a implantação do Parque da Ciência no campus Mucuri da UFVJM, foi possível desenvolver muitas ações de extensão universitárias conjuntas, promovendo atividades que possibilitem a inclusão social do conhecimento.
Somados a esses esforços foram agregaram novos projetos como o Ciência na Escola que ocorre uma vez por mês através do deslocamento do parque da ciência e demais projetos itinerantes de popularização da ciência às escolas públicas de Teófilo Otoni e cidades vizinhas e o projeto Terça no Espaço que é aberto ao público em geral, que acontece todas às terças-feiras, das 19 às 21 h, na área do estacionamento da UFVJM, que tem como objetivo a divulgação e popularização da Astronomia em nossa região.
CONCLUSÃO:
O projeto Parque da Ciência continua alcançando ampla repercussão na mídia e grande procura por parte das escolas para agendamentos das visitas e participações dos trabalhos desenvolvidos.
Esperamos para o ano de 2012 conseguirmos ampliar ainda mais e alcançar todas as nossas metas para o crescimento e modernização do Parque e dos projetos de popularização, pois é muito gratificante ver no rosto dos jovens a satisfação de descobrir e entender a ciência através do ensino lúdico.
Palavras-chave: Popularização, Inclusão, Ensino.