64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 10. Educação Rural
CULTURA CORPORAL INFANTO-JUVENIL EM COMUNIDADES RURAIS DO MUNICÍPIO DE SÃO LUÍS – MA: POSSIBILIDADES PEDAGÓGICAS
JANAYARA CARVALHO DA SILVA 1
RAIMUNDO NONATO ASSUNÇÃO VIANA 2
1. BOLSISTA PIBIC - CURSO LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA - UFMA
2. PROF. DR./ ORIENTADOR - DEPTO. DE EDUCAÇÃO FÍSICA - UFMA
INTRODUÇÃO:
A escola, como instituição primordial para o desenvolvimento da educação, encontra entraves quando o assunto é ensino na área rural. Percebe-se que as escolas rurais são distintas das urbanas e possuem o ensino muito fragilizado. Há déficit no corpo docente e demais funcionários, faltam os recursos pedagógicos, e em muitos casos, estão situadas em locais onde o acesso fica impossibilitado em períodos chuvosos. Quando se trata de Educação Física, as aulas, por falta de espaço ou pelo "barulho", precisam ser redimensionadas para não atrapalhar as demais turmas. A educação física como disciplina do currículo escolar é direito desses alunos que são tolhidos dos conhecimentos dessa área por escassez de professores. O presente trabalho visa contribuir em conhecimento científico sobre como pedagogizar os conteúdos de jogos e brincadeiras tradicionais encontrados nesses locais e elaborar um manual de apoio para professores do ensino básico, vista sua importância no e para o aprendizado, pois aprender livremente é característica do lúdico.
METODOLOGIA:
Os jogos e brincadeiras apresentados foram configurados a partir da fala de crianças e jovens das comunidades observadas, o trabalho consistiu em ateliês de pesquisa, preparação das oficinas com metodologias de abordagem dos jogos e brincadeiras tradicionais. Trata-se de uma pesquisa qualitativa. O estudo realizado pautou-se em elencar possibilidades pedagógicas de ensino que utilizem os jogos e brincadeiras tradicionais numa sala de aula. Optamos trabalhar baseados em na obras Educação de Corpo Inteiro, de João Batista Freire (1989), onde desenvolve uma abordagem que está voltada especificamente para a questão dos jogos e da ludicidade na escola, Motricidade e jogo na Infância, de Ferreira Neto (1995). Destacamos quarto temas enfatizados no livro de Freire que servirão como características para aplicação do repertório de jogos e brincadeiras tradicionais: cognição, motricidade, socialização, afetividade, interdisciplinaridade. Para, a partir desses pontos, analisarmos quais jogos podemos utilizar.Na fase final, priorizou-se a realização dos ateliês de pesquisa. Buscou-se estruturar os jogos nos temas cognição, motricidade, socialização, afetividade e interdisciplinaridade, .elencando os jogos mais adequados a cada característica.
RESULTADOS:
Elencamos algumas indicações desenvolvidas: Cognição: Em pegadores como: chicote queimado, chuta-lata, cola-ajuda, cola-macaco, polícia e ladrão, as crianças trabalham relações espaciais e características neuromotoras; Motricidade: Em atividades como amarelinha, estátua e elástico, a criança toma consciência e domínio do corpo; brincando de tacobol, peteca, bate carta, ela percebe a si mesma dominando o corpo em deslocamentos e manipula objetos; já em Rouba bandeira. Além dos campos já citados,ela explora possibilidades de comunicação com outro. Socialização: Regras de convívio aos poucos vão sendo readaptadas e assimiladas pela criança. Nas brincadeiras, manchete, rouba-bandeira, polícia e ladrão, pular corda, sete pecados, as crianças se organizam e elaboram estratégias para alcançar ao alvo trabalhando em coletivo. Afetividade: Em brincadeiras como balanço, boca de forno, pata cega e cola-ajuda, a criança expressa suas emoções e está em permanente interação com o outro, desenvolvendo autoconfiança, Interdisciplinaridade: indica-se a variação dos jogos populares inserindo conteúdos de outras disciplinas. Num jogo simples, como a amarelinha, pode-se estudar, por exemplo: Regionalismo. Em outros locais do Maranhão, essa brincadeira é conhecida como bieca.
CONCLUSÃO:
Confirma-se que estas brincadeiras podem ser aplicadas como conteúdo próprio ou conteúdos interdisciplinares, visto sua riqueza em repertório de movimento e enriquecimento cultural. No decorrer do projeto nos deparamos com dificuldades de acesso às comunidades devido a fatores naturais/climáticos, e outros. Buscamos a estruturação dos jogos e brincadeiras amarelinha, balanço, bate-carta, boca de forno, peteca (bola de gude), chicote queimado, chuta-lata, cola-ajuda, cola-macaco, elástico, esconde-esconde, estátua, manchete, pata cega, polícia e ladrão, pula corda, queimado, sete pecados e tacobol nos temas cognição, motricidade, socialização, afetividade e interdisciplinaridade. Priorizaram-se então os estudos teóricos sobre os jogos e brincadeiras considerando destas características podem ser desenvolvidas num mesmo brinquedo. O que nos detém a esses pontos são o que podemos enfatizar em cada jogo tradicional. Optou-se por finalizar a pesquisa com as indicações pedagógicas, considerando que a elaboração de um manual, as oficinas com professores devam se constituir como desdobramento em projeto de extensão, que delinearia outros procedimentos metodológicos e de fomento.
Palavras-chave: BRINCADEIRAS, JOGOS TRADICIONAIS, PEDAGOGIZAÇÃO.