64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ÂMBITO ESCOLAR: NÍVEL DE CONSCIENTIZAÇÃO DE ALUNOS DO SEXTO E NONO ANO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DE ENSINO DA REDE MUNICIPAL DE ACARAÚ.
Bruno Oliveira Carneiro dos Santos 1
Luana de Freitas Vasconcelos 1
Angelo Bismark dos Santos Vasconcelos 1
Érica Priscila Rocha Silveira 1
Eugênio Pacelli Nunes Brasil de Matos 2
1. Graduando do Curso de Ciências Biológicas – IFCE/Acaraú
2. Prof. Ms./ Orientador - Curso de Ciências Biológicas – IFCE/Acaraú
INTRODUÇÃO:
Com o decorrer dos anos percebe-se uma preocupação crescente em desenvolver a temática ambiental, bem como de inseri-la no espaço escolar, principalmente nas séries iniciais. Por ser um tema atual, gerador de inúmeras discussões e, sabendo-se que a escola é o principal meio de difusão do conhecimento, demonstra-se a necessidade de estudos que sirvam de base para incentivar pesquisas no sentido de avaliar a evolução da prática ambiental nas instituições de ensino público. Este trabalho torna-se relevante por tentar detectar a intensidade com a qual é transmitido o conhecimento relativo ao meio ambiente nas escolas. Dessa forma, o objetivo geral deste trabalho consiste em analisar o nível de conscientização dos alunos do ensino fundamental de uma escola pública de Acaraú-CE sobre a temática da educação ambiental, bem como investigar a respeito da prática ambiental, se na escola existem projetos voltados para tal, se o tema é trabalhado pela escola e pelos docentes da área de ciências biológicas e até que ponto essa prática é considerada importante pelos alunos e professores.
METODOLOGIA:
Para o desenvolvimento da pesquisa foi realizado inicialmente um levantamento bibliográfico em livros, artigos e alguns sites a fim de auxiliar na construção e desenvolvimento do trabalho, especialmente na fundamentação teórica de temas como educação ambiental voltada para o ambiente escolar. A pesquisa, do tipo descritiva, realizou-se em uma escola pública da rede municipal, localizada na sede do município de Acaraú-CE. O estudo consistiu na aplicação de questionários aos alunos das turmas de sexto e nono anos do Ensino Fundamental. As séries foram escolhidas pensando-se em comparar os extremos desse nível. Foram entrevistados um total de cem alunos (cinquenta do sexto e cinquenta do nono ano) com questionários contendo doze questões subjetivas sobre os temas que envolvem a educação ambiental. Para a análise de dados utilizou-se o método de análise de conteúdos que contabiliza conceitos-chave e palavras-chave, avaliados conforme sua incidência.
RESULTADOS:
Percebe-se inicialmente que os alunos tanto do sexto quanto do nono ano não conseguem conceituar meio ambiente de forma adequada, apesar de associarem o tema com vocábulos relacionados e de se incluírem no conceito. Sobre as questões referentes à água, nota-se que esse recurso é quase sempre utilizado de forma indevida e por vezes inconsciente mais pelos alunos do nono do que pelos do sexto ano. Foi observado também que houve confusão entre os conceitos de reciclagem e coleta de lixo em ambas as turmas, contudo, verificou-se uma preocupação com a destinação final deste principalmente pelos alunos do nono ano. Quanto à seletividade do lixo a maioria dos alunos do sexto ano demonstrou não saber o motivo pelo qual as pessoas separam os tipos de lixo e no nono ano muitos relacionam essa ação com o processo de reciclagem. Outra observação feita foi que a instituição procura desenvolver atividades voltadas para a temática ambiental, tanto nas aulas como de forma geral, a maioria dos alunos do sexto e nono ano relatou que tais atividades não são frequentes. Quanto à abordagem do conteúdo em sala, nota-se que ocorre principalmente durante as aulas de ciências e geografia, contudo no nono ano alguns alunos afirmaram que os professores não falam sobre o tema em sala.
CONCLUSÃO:
Percebe-se então que a prática ambiental apesar de relevante não está sendo tratada com a devida importância e que muito se tem a aprender e discutir para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem da educação ambiental na escola investigada. Os alunos ingressam no ensino fundamental com deficiência de conhecimento sobre os temas ambientais e saem praticamente com o mesmo conhecimento, não havendo quase nenhum ganho durante os anos de escolaridade. Assim a questão ambiental ainda não é discutida da forma adequada nesta escola, o que acarreta o não desenvolvimento da consciência dos alunos e consequentemente a impossibilidade de colocarem em prática o que apreenderam. Mesmo que com simples ações, como evitar desperdício de bens naturais, como a água, ou reciclar o lixo que produzem, eles estarão contribuindo para um município com cidadãos que tenham uma melhor qualidade de vida.
Palavras-chave: Educação Ambiental, Conscientização, Ambiente Escolar..