64ª Reunião Anual da SBPC
A. Ciências Exatas e da Terra - 4. Química - 3. Química Analítica
IDENTIFICAÇÃO DA ESTEQUIOMETRIA DO COMPLEXO DE ALUMÍNIO COM O AURITRINCARBOXILATO DE AMÔNIO (ATA) COMO LIGANTE, ATRAVÉS DO MÉTODO DE JOB.
Karla Virgínia Leite Lima 1
Jouberty Penha Leal 1
Cícero Wellington Brito Bezerra 1
Sirlane Aparecida Abreu Bezerra 1
Hildo Antonio dos Santos Silva 2
1. Depto de Química – UFMA
2. Prof. Dr. /Orientador- Depto de Química – UFMA
INTRODUÇÃO:
O método da variação contínua permitiu identificar a fórmula molecular do complexo de Alumínio com o ligante aurintricarboxílico de amônio (ATA), em que o mesmo predomina, através de diferentes medidas de absorbâncias na região do visível para comprimentos de onda satisfatórios tanto do ligante livre quanto do complexo. Para isso foi necessário se ter um valor máximo da absorbância que pode ser chamada também de absorbância corrigida (Ac). Essa absorbância pode ser calculada através da Lei de Beer, a qual consiste de uma absortividade molar do metal (εM), concentração do metal (CM), absortividade molar do ligante (εL) e concentração do ligante (CL) ATA. A quantidade de matéria no caso da fração molar do ligante ATA (XL) obteve um valor calculado que foi relacionado com a absorbância corrigida, sendo essa mesma fundamental para identificação da estequiometria do complexo com fórmula molecular sugerida [Al(H2ATA)]SO4.H2O.
METODOLOGIA:
O método consiste em preparar soluções de diferentes em quantidade de matéria do metal (M) e do ligante (L), no entanto, a soma das quantidades de M e L deve ser sempre constante. Determina-se a absorbância de todas as soluções e traça-se um gráfico de absorbância versus fração molar (X) para o ligante livre e metal. O ponto de inflexão marca a estequiometria do complexo. Foi preparada uma solução do Al (solução = SAl) com concentração de 9,97 x 10-4 mol. L-1 utilizando o reagente Al2(SO4)3.18H2O com massa de 0,03320 g dissolvida em 50 mL de água deionizada (B1), a qual foi utilizada para retirada de alíquotas de 10 mL de volume e colocada em balões 10 mL, sendo que foi utilizado 11 balões (B1, B2, B3,..., B11). Igualmente procedeu-se para o ligante ATA (solução = SATA), com exceção do preparo da solução que utilizou como matriz o reagente o ácido aurintricarboxilato de amônio (C22H23N3O9) com concentração 1,0 x 10-3 mol. L-1 e massa 23,90 mg que foi dissolvida em 50 mL de água deionizada (B11).
RESULTADOS:
A absorbância corrigida obteve um valor máximo em 0,071, o qual corresponde a um valor de XL = 0,5. O valor encontrado de absorbância corrigida e da fração molar do ligante livre corresponde a uma quantidade de números de moles (n) igual a 1,0 que foi calculado através da equação 1 (fração molar do ligante livre igual a número de mols dividido pelo seu somatório mais um) e pela estequiometria do complexo sugerida na equação 2 (reação entre o metal com o ligante ATA), o resultado obtido é concordante com a estequiometria típica dos complexos do tipo ML, ou seja, a relação estequiométrica 1:1 ligante:metal.
CONCLUSÃO:
Através do método da variação contínua foi possível propor uma estequiometria do complexo formado entre o alumínio com o ligante livre aurintricarboxílico de amônio, sendo o principal objetivo do trabalho em estudo.
Palavras-chave: Método de Job, Complexos de Alumínio, Ácido Auritrincarboxílico..