64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 5. História - 9. História Social
RECOLHIMENTOS: INSTITUIÇÕES EDUCACIONAIS PARA AS MULHERES NO SÉCULO XVIII E XIX.
Priscila Corrêa de Carvalho 1
Danillo Sergio da Trindade Soeiro 1
Marize Helena de Campos 2
1. Universidade Federal do Maranhão
2. Profa. Dra./Orientadora Depto de História – UFMA
INTRODUÇÃO:
Este trabalho tem por objetivo fazer um estudo mais aprofundado do que foram os Recolhimentos no Brasil no Período Colonial e Imperial destacando o Recolhimento de Nossa Senhora de Anunciação e Remédios, atual Colégio Santa Teresa, que foi uma instituição fundada pelo Padre Gabriel Malagrida aqui no Maranhão. Destacando também a importância deste para a fundação desses tipos de instituições que tinham como meta estabelecer diretrizes para a educação de moças pautada na tradição cristã católica.
METODOLOGIA:
Para a presente pesquisa pautada na História Social foi utilizado bibliografia sobre o tema como livros: em especial Honradas e Devotas: mulheres da Colônia (condição feminina nos conventos e recolhimentos do sudeste do Brasil 1750 – 1821). Rio de Janeiro: José Olympio, 1999 e Conventos e Recolhimentos em Portugal e na America Portuguesa: Espaços de Leitura e de Escrita Femininas (Séculos XVII E XVIII. In: Livros de Devoção, atos de censura: ensaios de História do Livro e da Leitura na América Portuguesa (1750-1821). São Paulo: HUCITEC/ FAPESP, 2004, ambos da autora Leila Menzan Algranti, artigos, monografias e como fontes primárias os Testamentos e Alvarás encontrados no Arquivo Público do Estado do Maranhão (APEM).
RESULTADOS:
Assinalar como funcionavam estas Instituições de Educação denominadas de Recolhimentos e como era realizada a educação de moças que podiam pertencer desde as camadas mais humildes até as mais abastadas; Realizar também uma discussão em torno do que seria um Recolhimento e um Convento diferenciando-os e apontar o papel dessas instituições que poderiam ser laicas ou religiosas perante a sociedade.
CONCLUSÃO:
Essas Instituições ou Casas de Recolhimento ofereciam as moças comumente chamadas de educandas uma educação especialmente cristã católica e as preparavam para ser um modelo de esposas, pois teriam que aprender tarefas que eram vistas como sendo próprias das mulheres como cozer e bordar, mas também aprendiam a ler, escrever e contar, tendo em vista que essa educação de moças limitava-se ao que era chamado de “as primeiras letras”. Primeiramente os Recolhimentos somente aceitavam moças jovens, porém com o tempo essas instituições abrigavam todos os tipos de mulheres que quisessem ter um bom casamento ou mesmo manter uma vida reclusa.
Palavras-chave: Recolhimento, Educação Feminina, Mulheres.