64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
CURSO DE FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES: O DESAFIO DE APRENDER BEM”
Beatriz Sabóia 1
Elizabeth Gomes 2
Lauriana Reis Pires 3
Clarissa Lobato da Costa 4
Paula Fernanda Rocha Lopes 5
Gustavo Gaspar Leite 6
1. Profa. Dra. Filósofa UEMA/SECTEC
2. Pedagoga - UNIVIMA
3. Pedagoga - FAPEMA
4. Bióloga - SEMED
5. Letras - UNIVIMA
6. Psicólogo - SESAUDE
INTRODUÇÃO:
“O Desafio de Aprender Bem” inseriu-se com uma das ações realizadas pelo Projeto Aprender Real/Virtual proposto pelo Prof. Dr. Pedro Demo (UNB) à Universidade Virtual do Estado do Maranhão, em atendimento ao Programa Maranhão Digital, um dos Macros Objetivos do Governo do Estado do Maranhão, período 2008 – 2011 (Governo Jacson Lago). Trata-se de colaborar com a SECTC na aprendizagem virtual de novas alfabetizações dentro do contexto empreendido pelo IBICT. A experiência aqui relatada teve o propósito de promover a Formação Continuada dos Professores da Escola Frei Alberto localizada, no município de São Luís. A aprendizagem é uma categoria fundamental da ação escolar, a qual deve garantir a inserção social do aluno que nela ingressa. Assim, propõe a metodologia da pesquisa e da elaboração como instrumental técnico-metodológico capaz de superar as mazelas e limitações inerentes ao instrucionismo. Referido projeto gira em torno da “aprendizagem e autoria”, e/ou “pesquisar e elaborar” privilegiando a construção de ambientes de aprendizagem com apoio de novas tecnologias. A proposta foi apresentada à UNIVIMA, a qual tomou as providências no sentido de convidar pessoas de outras instituições para compor o denominado Grupo-Base Transdisciplinar com dedicação exclusiva.
METODOLOGIA:
“O Desafio de Aprender Bem” consistiu em um curso de seis dias das 07h00min às 17h30min. No local o Grupo- Base (14 componentes) permaneceu, com alojamentos adequados para outra jornada reservado à avaliação da produção diária dos cursistas (60). Foram utilizados três cadernos: Regras do Jogo (objetivos, natureza e metodologia), Caderno de Textos (composto de textos previamente produzidos pelo Grupo-Base), Caderno de Proposições (material com cronograma e espaço para produção de textos pelos cursistas). O Curso se deu através do Aprender, do Pesquisar e do Avaliar. Estas ações pedagógicas foram complementadas por filmes, visitas dirigidas, dramatizações, momentos de congraçamento, assim como a elaboração pelo cursista de um projeto pedagógico pessoal, no sentido de embasar as discussões do Projeto-Político-Pedagógica da sua escola. Importa esclarecer que as atividades permaneceram conectadas, interligadas por um conteúdo científico, o qual tem um objetivo a ser alcançado e uma avaliação a ser efetivada. Diariamente, após café da manhã coletivo, todos os cursistas tinham seus trabalhos do dia anterior comentados e avaliados pelo grupo-base. A metodologia de elaboração textual favoreceu ao cursista passar pela pesquisa na sua dimensão tanto científica, quanto educativa.
RESULTADOS:
O Curso “O Desafio de Aprender Bem” objetivou argumentar que o Aprender incorpora por dentro o Pesquisar e o Avaliar. Qual, portanto, o desafio de aprender bem? A resposta: Pesquisar, Elaborar, Avaliar. Aprender para que? Ora, professor e aluno são sujeitos da aprendizagem e aprendem para se tornarem autores. Na pauta: uma Pedagogia da Autoria. Referida pedagogia dispensa a “aula instrucionista”, porquanto se constitui num momento de Questionamento: atitude crítica de tendência desconstrutiva e analítica, assim como, num momento de Reconstrução, ou seja, elaboração própria individual e/ou coletiva, na qual não há dicotomia entre professor e aluno. Ambos aprendem, sempre. Aprender no mundo das tecnologias não precisa da aula tradicional, porquanto não reconstrói conhecimento inovador e não teoriza sobre a prática. A aula não mais se coaduna com a era digital e professor, hoje, é um orientador e motivador para a autonomia do aluno.
CONCLUSÃO:
O Grupo-Base com a supervisão do Consultor do Projeto Prof. Dr. Pedro Demo passou por um processo de aprendizagem de alguns meses para viver esta rica experiência com professores do ensino básico da Escola Frei Alberto. De lá saímos revigorados para prosseguirmos nas outras Atividades do Projeto Real/Virtual que abarcou Curso de Fluência Tecnológica com duração de um mês (escolha de componentes de hardware e software, topologia de redes, ferramentas de busca, acessórios e multimídias, ambientes virtuais de aprendizagem), assim como, a elaboração do Projeto do Curso de Especialização em Fundamentos da Educação e Aprendizagem Virtual (Áreas do Conhecimento: Ciências da Educação/Pedagogia; Modalidade: presencial; Público-alvo: professores graduados da rede pública de Educação do Estado do Maranhão; Carga horária: 360; Duração: seis meses. O Curso teria como sede a cidade de São Luís. Os encontros seriam desdobrados em três de seis dias a cada dois meses. Referido Curso situa-se em nível de pós-graduação e tem natureza lato sensu.O curso proposto foi uma iniciativa político-pedagógica assumida por quem se sente sujeito da história e, portanto, corresponsável pelas transformações a serem processadas no interior da nossa educação, para alcançarmos uma aprendizagem satisfatória.
Palavras-chave: Aprendizagem/autoria, Pesquisar/elaborar, Avaliar/transformar.