64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 15. Formação de Professores (Inicial e Contínua)
ARTICULAÇÃO DE DUAS COMPETÊNCIAS EM UM ESTUDO COMPARATIVO ENTRE OS CURSOS DE PEDAGOGIA DIURNO E NOTURNO DA UFSM
Camila Fleck dos Santos 1
1. Graduada em Pedagogia, acadêmica do curso de Educação Especial da UFSM
INTRODUÇÃO:
Este trabalho apresenta um recorte do projeto “O impacto da formação nos pedagogos” que investiga as competências e práticas de aprendizagem presentes na formação inicial dos estudantes dos cursos de Pedagogia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A metodologia utilizada no desenvolvimento da pesquisa foi de abordagem quantitativa. Dessa forma, é importante ressaltar que os cursos de Pedagogia diurno e noturno são distintos, pois cada um apresenta seu Projeto Político Pedagógico (PPP), que, apesar de serem muito semelhantes, possuem particularidades. Assim, levando em consideração que as competências do curso de Pedagogia diurno e noturno são as mesmas, pretende-se nesse trabalho apresentar uma comparação das enquetes referentes às competências e práticas pedagógicas, entre esses os dois cursos. O comparativo será feito em relação à: Identificação da realidade sociocultural e escolar dos seus estudantes; planejamento das aulas baseando-se no estilo de aprendizagem dos seus estudantes; e utilização de referenciais teóricos para sustentar a ação docente. Esta pesquisa é relevante, pois remete-se desta para a inferência de como vem ocorrendo a formação oferecida, levando em consideração o contexto em que o curso está inserido.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa tem a metodologia apoiada nos princípios da pesquisa quantitativa, como colocam Castañeda, Cabrera, Navarro e Vries (2008). Dessa forma, permite inferir como estudantes percebem o impacto formativo das práticas pedagógicas por eles vivenciadas antes do final do curso. Os instrumentos de pesquisa foram compostos utilizando uma escala do tipo Likert usada comumente em enquetes. Ao responderem as enquetes baseados nesta escala, os sujeitos especificaram o seu nível de concordância com cada afirmação. Este mecanismo foi concebido para medir o grau de intensidade das atitudes e das opiniões, visando à apreensão de informação e permitindo-lhes diversas opções entre uma série graduada que lhes foram propostas. Para a gestão de dados e análise foi utilizado um software aplicativo científico, o SPSS (Statistical Package for the Social Sciences), ou seja, pacote estatístico para as ciências sociais, em sua versão SPSS Statistics 17 (Windows ? Mac). O mesmo oferece apoio à tomada de decisão, incluindo aplicação analítica, prospecção de dados (Data Mining), prospecção textual e estatística que transformam os dados em informações importantes. A organização das enquetes e o uso do aplicativo foram orientados pela perspectiva de CASTAÑEDA, CABRERA, NAVARRO e VRIES (2008).
RESULTADOS:
As enquetes foram aplicadas aos acadêmicos do último ano do curso de Pedagogia diurno e noturno. Dos cento e quatorze estudantes matriculados, teve-se a resposta de setenta e sete, correspondendo a 67,5% dos sujeitos participantes. Assim, os PPPs (2006) dos cursos afirmam que o egresso deverá atuar com compromisso, buscando compreender, educar e promover o desenvolvimento da aprendizagem, bem como respeitar a diversidade. Nesse sentido, no que se refere à identificação da realidade sociocultural e escolar que os acadêmicos têm de seus estudantes, observa-se que não houve diferença significativa entre o noturno e o diurno, assim como também não houve para a questão planejamento das aulas baseando-se no estilo de aprendizagem dos seus estudantes. Os PPPs (2006) apontam, ainda, que o egresso deve promover o desenvolvimento da aprendizagem das crianças da Educação Infantil e Anos Iniciais. Assim, é importante planejar respeitando a diferença dos estudantes, ou seja, planejar de acordo com o contexto da turma. Em relação à utilização de referenciais teóricos para sustentar a ação docente, houve diferença entre o noturno e o diurno. Nesse sentido, é importante que a teoria e a prática sejam construídas e compartilhadas ao longo do processo formativo.
CONCLUSÃO:
A partir da investigação de como está ocorrendo a formação do pedagogo na UFSM, trazendo para a discussão o recorte referente à comparação das enquetes entre o curso de Pedagogia diurno e noturno, foi possível compreender que em relação à identificação da realidade sociocultural e escolar dos seus estudantes bem como o planejamento das aulas baseando-se no estilo de aprendizagem dos seus estudantes, não houve diferença. Já no que diz respeito à utilização de referenciais teóricos para sustentar a ação docente, observou-se diferença. Nesse sentido, entende-se que embora o Projeto Político Pedagógico dos cursos seja semelhante, o perfil é distinto, resultando numa formação diferenciada. Diante disso, no que se refere às competências do pedagogo a ser formado, há unidade entre os dois cursos. Entretanto, se difere na oferta no turno, nos temas articuladores, no tempo e nas características dos estudantes que ingressam, uma vez que estes apresentam um perfil de estudantes trabalhadores. É relevante levar em consideração que mesmo que os dois cursos façam parte da mesma instituição, as diferenças no perfil dos estudantes e o contexto fazem diferença na formação do sujeito. Assim, o ambiente e o indivíduo têm importância, ambos precisam ser considerados como unidades básicas de análise.
Palavras-chave: formação inicial, práticas pedagógicas, competências.