64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 12. Ensino de Ciências
DE OLHO NO CÉU
Rivelino Cunha Vilela 1
Daniela de Sousa Cortez 2
Maria José Ribeiro Sá 3
Daniel Mendes Costa Júnior 4
Ronaldo Silva Rêgo 5
Uelber de Carvalho Farias 6
1. Prof. Msc./ Orientador - Departamento de Ensino Superior – IFMA
2. Profa. Esp./ Orientadora – Departamento de Ensino Superior – IFMA
3. Profa. Esp./ Orientadora – Departamento de Ensino Superior – IFMA
4. Graduando do Curso de Licenciatura em Física – IFMA
5. Graduando do Curso de Licenciatura em Física – IFMA
6. Graduando do Curso de Licenciatura em Física – IFMA
INTRODUÇÃO:
A investigação dos céus deu origem a uma das ciências mais antigas e talvez a ciência mãe de muitas outras, a astronomia. Esta hoje se abre em uma gama de categorias da física, matemática, química, entre outras. Além disso a astronomia é uma das poucas ciências onde observadores independentes possuem um papel ativo, especialmente na descoberta e monitoração de fenômenos temporários. A aplicação de atividades lúdicas que agucem o mundo fascinante da ciência, em especial “os conhecimentos astronômicos”, e conhecer um pouco sobre o universo através do estudo dos planetas, estrelas e suas constelações, pode desencadear no aluno o interesse e o gosto pelas ciências, e contribuir a médio e longo prazo para que esse aluno ao chegar ao ensino médio não tenha atitudes de rejeição pelas ciências, principalmente a Física que é vista como uma disciplina difícil de ser aprendida, fortalecendo nos alunos uma postura mais engajada com relação às ciências, proporcionando a formação de cidadãos bem mais preparados e críticos. Acreditamos que uma maior ênfase no estudo da astronomia, despertaria os alunos para a ciência, motivando a aquisição de novos conhecimentos, e que a assimilação de conceitos astronômicos possa de alguma forma, alterar a percepção dos alunos, ampliando seus horizontes.
METODOLOGIA:
Utilizou-se como metodologias os seguintes procedimentos: A pesquisa bibliográfica (abordando autores que trabalham na perspectiva interdisciplinar para o ensino de astronomia) e a pesquisa ação (onde foram desenvolvidas as seguintes oficinas temáticas: fases da lua, estações do ano, localização geográfica e estudo do sistema solar). A pesquisa foi desenvolvida na Escola Municipal Santa Rita de Cássia, o público envolvido foram alunos dos 5º e 6º anos que estão na faixa etária entre 10 e 12 anos de idade, por se entender que nessa faixa etária se tem um nível de curiosidade aguçada. Nas oficinas os ambientes utilizados foram à sala de aula e o pátio da escola. Nesses espaços os alunos tiveram a oportunidade de confeccionar uma bússola com copos descartáveis e agulhas. Além disso, foi feita a construção do sistema solar com o uso de massa de modelar e isopor. Os alunos expuseram suas representações sobre o sistema solar através de pinturas feitas com pinceis e lápis de cor. Os alunos também aprenderam os pontos cardeais. Após o desenvolvimento das oficinas, na culminância do projeto os alunos tiveram a oportunidade de expor o material produzido nas oficinas, e ainda fazer observação com uso do telescópio.
RESULTADOS:
Todas as atividades desenvolvidas tiveram a participação ativa dos envolvidos no projeto. Percebeu-se que a motivação dos alunos em aprender as categorias cientificas relacionadas à astronomia deu-se em função da ludicidade e da vivência das temáticas propostas a partir da relação teoria e prática. A comunidade escolar participou demonstrando mudanças significativas no entendimento de questões conceituais, onde se observou, através da materialidade das oficinas, a riqueza do conhecimento reconstruído pelos alunos. O fortalecimento da identidade docente pelos acadêmicos do curso de licenciatura em física foi um aspecto avaliado como positivo, pelo interesse e envolvimento pelas questões que integraram a ciência física e o ensino.
CONCLUSÃO:
Concluiu-se que o projeto motivou os alunos a adquirirem novos conhecimentos no âmbito cientifico por meio de atividades que visam o aprendizado da astronomia, que por si só é uma ciência integradora que engloba disciplinas como: matemática, física, química, geografia, entre outras. Ou seja, o espírito cientifico dos alunos foi vivificado de forma voraz por meio de atividades lúdicas, que lhes propiciou a ampliação de suas visões sobre os aspectos do mundo em que estão inseridos.
Palavras-chave: Ciência, Interdisciplinaridade, Ensino.