64ª Reunião Anual da SBPC |
G. Ciências Humanas - 3. Filosofia - 2. Filosofia |
ÉTICA: FUNDAMENTO DA CULTURA ORGANIZACIONAL |
Raimara CarineAlbuquerque SousaMotta 1 Jamadson de Jesus Maciel Batalha 1 Stephannie Nathanny Araujo França 1 Laynara Hellen Pereira Fonseca 1 Sidinei Santana Lima 1 |
1. Curso de Administração - FACAM 2. Curso de Administração - FACAM 3. Curso de Administração - FACAM 4. Curso de Administração - FACAM 5. Prof. Esp./ Orientador - Curso de Administração - FACAM |
INTRODUÇÃO: |
É importante para a empresa que seus dirigentes, atuais e futuros, sejam denodados, ambiciosos, queiram progredir e, com isso, levar a empresa ao crescimento. Por outro, convém lembrar que o espírito de luta e a ambição não são os únicos valores, talvez nem os mais importantes. Muitos deles não estão escritos, existindo apenas na forma de pensar e no jeito de enfrentar os problemas que as pessoas aprendem umas com as outras e que são os valores aceitáveis pela empresa. Valores e normas influenciam fortemente no comportamento das pessoas. Quando a ética não faz parte da base da organização, o seu desenvolvimento é ameaçado. Ou ainda, quando um colaborador não apresenta valores éticos na sua conduta pessoal, a empresa pode ajudar a desenvolvê-los. O trabalho tem por objetivo discutir o caso da moral em relação a ética empresarial, tendo como base a pesquisa de campo de caráter comparativo entre duas empresas. |
METODOLOGIA: |
A partir da observação sistemática, foram elaborados formulários e medidores de opiniões e atitudes para a obtenção e comparação dos dados, tornando a pesquisa descritiva. Tratamento estatístico, ou seja, tabulações para encontrar concentrações, freqüências e tendências na documentação coletada. Participaram da coleta os empreendedores, clientes e funcionários. |
RESULTADOS: |
Os resultados obtidos permitiram a percepção e conclusão de que as empresas que utilizam da ética e da moral para trabalhar com seus colaboradores são capazes de atrair mais clientes e maior credibilidade. As pequenas amostras tornaram possível mostrar soluções e adquirir novos hábitos no ambiente organizacional. |
CONCLUSÃO: |
As morais encontráveis no dia-a-dia das empresas podem distanciar-se imensamente. Em alguns casos, são encaradas com naturalidade, como uma sadia competição pela ascensão na carreira profissional. Quando os dirigentes têm uma mentalidade egoísta e a capacidade de buscar seus objetivos a qualquer preço, isto se refletirá nos procedimentos da empresa. Vale a pena para a empresa não medir conseqüências na ambição de crescer? Ou é melhor ter uma imagem de empresa que tem compromissos com as aspirações sociais e com o meio ambiente, que busca o lucro sim, mas sem esquecer as suas características? Não resta dúvida de que, em longo prazo, a empresa mais ética tem mais chances de sobreviver. |
Palavras-chave: Empresa, Ética, Cultura Organizacional. |