64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 11. Ensino-Aprendizagem
O USO DE VÍDEO-AULAS PARA AUXÍLIO DO ENSINO PELOS ALUNOS DO INSTITUTO FEDERAL DE RONDÔNIA - CAMPUS JI-PARANÁ.
Ana Letícia Pastore Trindade 1
Felipe Rocha de Carvalho 1
Letícia Carvalho Pivetta 2
1. Curso Técnico em Informática, Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Ji-Paraná/RO
2. Prof. Ms./Orientador, Instituto Federal de Rondônia – IFRO, Ji-Paraná/RO
INTRODUÇÃO:
Viver em uma sociedade contemporânea exige uma grande habilidade de adaptação ao novo. A educação, em geral, está sempre se atualizando, com o auxílio de tecnologias que são aprimoradas e adaptadas às necessidades individuais. O Ensino a Distância surgiu com a finalidade de preencher a deficiência de cursos superiores em regiões distantes de grandes centros. Uma prática antiga, que teve seu inicio por correspondências, passou pelas mídias, radio e TV e hoje chega à plataforma on-line, onde está em sua fase inicial. Seguindo esses novos padrões de educação, surgem na rede as vídeo-aulas gratuitas, desenvolvidas por pessoas que dominam um determinado conteúdo e compartilham através de vídeos. A pesquisa tem como objetivo identificar o interesse dos alunos por conteúdos de vídeos educativos dispostos gratuitamente na internet, assim como analisar a aceitação dos mesmos.
METODOLOGIA:
Esta pesquisa foi elaborada a partir de pesquisas bibliográficas, revistas e também por meio da aplicação de questionários distribuídos aleatoriamente. Os questionários foram aplicados a 40 alunos do 1º ao 4º ano do Curso Técnico em Informática integrado ao Ensino Médio, no Instituto Federal de Rondônia – Campus Ji-Paraná. No questionário foram abordados os seguintes fatores: frequência, conteúdo e acessibilidade.
RESULTADOS:
Inspiradas na educação a distância, as vídeo-aulas gratuitas crescem com o objetivo de atingir uma massa informe, porém com o mesmo objetivo: o aprendizado. Após a análise dos dados coletados no Instituto Federal de Rondônia, é possível compreender o interesse dos alunos por esse tipo de mídia, disposta on-line em sites específicos. A pesquisa demonstra o grande envolvimento dos alunos, haja que 80% buscam vídeos on-line para fins de revisão ou aprimoramento do conteúdo estudado em sala, entre estes 87% procuram por vídeos com frequência ou às vezes e cerca de 80% classificam o resultado como satisfatório. Entre as disciplinas mais procuradas pelos alunos, estão os conteúdos relacionados à informática, como manutenção, redes e programação, seguidos pelos conteúdos das ciências exatas. Apesar do grande crescimento da colaboração para o conhecimento na internet, 94% dos alunos afirmam ter dificuldades para encontrar vídeos gratuitos e de boa qualidade. Conteúdos de informática e ciências exatas foram listados pelos participantes como as matérias mais carentes de vídeos com um nível satisfatório.
CONCLUSÃO:
O uso das vídeo-aulas gratuitas on-line, de um modo geral, se caracteriza pelo desempenho individual e organizacional de cada aluno. A pesquisa explanou o grande interesse e opinião dos alunos sobre tais conteúdos. É perceptível a falta de qualidade dos mesmos para algumas disciplinas. No Brasil, a ajuda financeira a quem desenvolve sites com esse conteúdo ainda é uma prática rara. Neste sentido, se esse apoio existisse, mais pessoas preparadas poderiam compartilhar o conhecimento gratuitamente na rede. Um exemplo de site que nasceram com esse intuito é o Khan Academy, devido ao grande sucesso o americano Salman Khan, criador do site, que recebe apoio de grandes empresas, podendo assim ampliar o numero de vídeos gratuitos que serão aproveitados de diversas maneiras por alunos e professores. As vídeo-aulas podem ser indicadas e trabalhadas como uma forma extensiva à sala de aula pelos professores, levando sempre em consideração que a internet é uma rede pública e todos os sites a serem indicados devem ser antes revistos e avaliados.
Palavras-chave: Video-Aulas., Auxilio., Sala de aula..