64ª Reunião Anual da SBPC
E. Ciências Agrárias - 1. Agronomia - 1. Ciência do Solo
CRESCIMENTO VEGETATIVO DA Brachiaria brizantha CV. MARANDU, SUBMETIDA A DOSES DE FÓSFORO
Osvaldo Henrique Gunther Campos 1
Eumirrerisson Noransa Miranda 1
Suzana Pereira de Melo 2
1. Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
2. Profa. Dra./ Orientadora, ICET, Universidade Federal de Mato Grosso – UFMT
INTRODUÇÃO:
Um dos motivos da diminuição da produtividade das forrageiras é a baixa disponibilidade de nutrientes, principalmente de fósforo (P). O P desempenha papel importante no crescimento vertical da forragem, bem como no seu perfilhamento, potencializando a produção quando usado em quantidades apropriadas. Objetivou-se avaliar a altura capim-Marandu, em função de doses de P2O5 aplicadas.
METODOLOGIA:
O experimento está instalado na região de Barra do Garças – MT, em área de pastagem degradada de capim-Marandu. O clima da região é classificado segundo Köeppen como Aw – clima tropical chuvoso quente e úmido, com duas estações climáticas bem definidas: seca e chuvosa. A fonte de P utilizada foi o superfosfato simples, o qual foi aplicado a lanço, após o rebaixamento da vegetação via roçadeira. Os tratamentos foram: 0, 50, 100, 150 e 200 kg ha-1 de P2O5, dispostos no delineamento experimental de blocos casualizados com quatro repetições, totalizando 20 parcelas. Cada parcela tem área total de 30 m2 e área útil de 20 m2. A altura foi avaliada utilizando-se uma trena régua graduada. Os resultados foram submetidos à análise de regressão via o programa estatístico SISVAR.
RESULTADOS:
A altura variou de 91,75 a 104,50 cm, respectivamente para omissão de P e para 200 kg ha-1 de P2O5. À medida que se aumentaram as doses de P, houve incremento não significativo no crescimento vegetativo do capim. O crescimento em altura do capim-Marandu, influencia na produção de biomassa para os animais ruminantes, dessa forma, é imprescindível a utilização de doses que suprem as exigências nutricionais da forragem, principalmente em relação ao P.
CONCLUSÃO:
Os valores em altura foram crescentes à medida que se aumentou as doses de P não sendo estatisticamente significativo.
Palavras-chave: Adubação fosfatada, Desenvolvimento vegetativo