64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 3. Educação Ambiental
PROJEÇÃO DE FILMES INFANTIS NA PRÁTICA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA O ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA EM PAÇO DO LUMIAR - MA.
Almerinda Macieira Medeiros 1
Sildiane Martins Cantanhêde 1
Natanael Bezerra Monroe 1
Lisana Furtado Cavalcanti 1
Simei Santana Mendes 1
Andrea Christina Gomes de Azevedo Cutrim 2
1. Acadêmico do Departamento de Química e Biologia, Curso de Ciências Biológicas/UEMA
2. Profa. Dra./Orientadora - Departamento de Química e Biologia/UEMA
INTRODUÇÃO:
A Educação Ambiental (EA), sendo uma dimensão da educação, é dada no art.1º da Lei nº 9.795/99 como “processo por meio do qual o indivíduo e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, atitudes voltadas para a conservação do meio ambiente, bem de uso comum do povo, essencial à sadia qualidade de vida e sua sustentabilidade”. A EA contribui para que o indivíduo seja parte atuante na sociedade, aprendendo a agir individual e coletivamente na busca de soluções. Dentro desse contexto, sobressaem-se as escolas, como espaços privilegiados na implementação de atividades que propiciem essa reflexão, pois isso necessita de atividades na sala de aula e de campo, com ações orientadas e em processos de participação que levam a atitudes positivas e ao comprometimento pessoal com a proteção ambiental.
A utilização de filmes infantis facilita o acesso e a compreensão dos aspectos ambientais por parte das crianças. Ao se relacionarem com as formas e os conteúdos de desenhos e programas infantis as crianças mostram-se como sujeitos ativos e interativos. Este trabalho tem como objetivos sensibilizar, conscientizar e auxiliar no processo de educação ambiental dos alunos do ensino fundamental em uma escola pública do município de Paço do Lumiar - MA.
METODOLOGIA:
O trabalho foi desenvolvido numa escola pública localizada em Paço do Lumiar – MA e o público alvo selecionado foram alunos do 2º ao 5º ano. Foram feitas visitas com o intuito de contatar com a direção da escola, apresentar o trabalho aos gestores escolares. Posteriormente ocorreram quatro encontros com os alunos para aplicação de filmes. Antes da reprodução de cada filme, fez-se uma explanação sobre o tema central e suas implicações ambientais. Os filmes escolhidos foram “Os Sem Floresta”; “Lucas, um intruso no formigueiro”, “Happy Feet” e “Wall-E”. Após cada reprodução, aplicou-se uma atividade lúdica sobre o tema abordado, incentivando a sensibilização ambiental dos alunos, utilizando-se “quebra-cabeças”, “o jogo do quem sou eu”, “boliche-pinguim” e o “basquete ecológico”. Na sequência realizou-se uma pesquisa qualitativa utilizando-se a técnica de entrevista denominada Grupo Focal, onde foi utilizado um roteiro construído previamente contendo questões que pudessem dar o encaminhamento da entrevista, devidamente aplicada a três professoras da escola. As docentes foram questionadas sobre as possíveis experiências trabalhadas em Educação Ambiental, mudanças comportamentais dos alunos e continuidade do trabalho desenvolvido na escola.
RESULTADOS:
Os filmes escolhidos abordaram temáticas sobre desmatamento, interferência humana na cadeia alimentar, maus tratos aos animais, pesca predatória, exploração de recursos vivos, acúmulo de lixo etc. Houve a participação efetiva de 119 alunos que assistiram atentamente às projeções e responderam aos questionamentos levantados durante as discussões sobre as problemáticas ambientais. Através da aplicação dos filmes e das atividades lúdicas observou-se que os alunos assimilaram os temas abordados em cada filme, evidenciando uma provável sensibilização sobre as temáticas ambientais.
No Grupo Focal realizado com as professoras da escola, seus discursos foram analisados e agrupados em duas categorias: 1) “Metodologias e recursos para o ensino de EA” - Quando questionadas sobre suas experiências no ensino de Educação Ambiental, quais tipos de metodologias e recursos foram utilizados? As docentes elencaram passeios, projetos e aplicação de filmes infantis, percebendo que a EA aliada ao ensino por projetos alternativos têm grande significância no aprendizado do aluno. 2) “EA deve ser trabalhada de maneira contínua” - Em seus discursos sobre a continuidade do trabalho em EA, as professoras expressaram ideias sobre o papel da educação como transformadora, ocorrendo durante toda a vida escolar do educando.
CONCLUSÃO:
Através da aplicação de filmes infantis, abordando temáticas ambientais e utilizando o lúdico como ferramenta de aprendizagem, os alunos da escola pública do município de Paço do Lumiar - MA se sensibilizaram acerca do meio ambiente que os cerca. Auxiliados em seus processos de Educação Ambiental por estas ferramentas, os educandos trabalharam em grupo e perceberam que mudanças ambientais são alcançadas em coletividade.
Em seus discursos, as docentes explicitaram suas práticas e experiências na Educação Ambiental, dando ênfase em passeios, projetos e aplicação de filmes. Explicitaram, também, que essa associação se fortalece a cada dia e não pode ser restrita a um dia somente de aula.
Assim, pelo conhecimento adquirido de forma lúdica associado ao conhecimento obtido em sala de aula, as crianças e as professoras desenvolvem capacidade crítica e prática para desenvolver ações conscientes e significativas de preservação ambiental.
Palavras-chave: Meio Ambiente, Ensino Fundamental, Atividades Lúdicas.