64ª Reunião Anual da SBPC
G. Ciências Humanas - 7. Educação - 18. Educação a Distância
PRÁTICA DOCENTE E SABERES DO TUTOR NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
Naiola Paiva de Miranda 1
Lucas Melgaço da Silva 2
Nicolino Trompieri Filho 3
1. Doutoranda - Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira – Faced/UFC
2. Graduando - Curso de Pedagogia, Faculdade de Educação – Faced/UFC
3. Prof. Dr. / Orientador – Prog. de Pós-Graduação em Educação – Faced/UFC
INTRODUÇÃO:
A prática docente na educação a distância diz respeito ao trabalho que o tutor realiza, quer no cotidiano da sala de aula virtual ou na aula presencial. Percebe-se que o trabalho docente sofreu várias mudanças nessa nova maneira de ensinar e aprender no que se pode observar nas estratégias e nos métodos. A prática docente tem passado por um período de transição em que o modelo tradicional está em fase de extinção, uma vez que o modelo emancipatório cada vez se aproxima de uma prática docente livre, crítica, reflexiva a serviço da aprendizagem do aluno para desenvolver a sua autonomia numa desenvoltura de saberes. Por isso a prática docente requer uma relação dialógica em que os saberes atitudinais integram a motivação do tutor ao aluno, os saberes conceituais abordam as concepções pedagógicas e os saberes procedimentais que integram as metodologias do fazer pedagógico. O presente trabalho constitui, portanto, do seguinte questionamento: Que saberes o tutor a distância precisa construir para atuar na EaD? Logo, objetiva-se analisar a prática docente em relação aos saberes que o tutor a distância precisa mediar na sua atuação.
METODOLOGIA:
Este é um recorte da pesquisa transversal com abordagem quantitativa realizada no mestrado em educação brasileira, no Instituto Universidade Virtual da Universidade Federal do Ceará – IUV/UFC. A partir da revisão da literatura construiu-se um instrumento de avaliação tutorial cuja escala de avaliação possuí 16 itens. Medindo cada item com uma escala de intervalo aparentemente iguais de LIKERT, com três categorias de medida e atribuiu-se a cada item o escore zero (0) no caso do respondente assinalar a categoria discordo, o escore 1(um), caso assinalar concordo em parte e o escore 2 (dois) se assinalar a categoria concordo. Esses itens foram distribuídos em três dimensões dos saberes: Atitudinais, conceituais e procedimentais. A amostra comportou 1957 educandos, 175 tutores a distância, 27 pólos, 7 cursos e 26 disciplinas. O instrumento foi enviado através do setor de avaliação do IUV aos alunos através do ambiente virtual de aprendizagem (SOLAR) tendo sido respondido no mesmo ambiente. O núcleo de processamento de dados (NPD) processou a resposta do instrumento e enviou para o setor de avaliação na forma de um arquivo Excel, que foi adaptado e transferido para o arquivo do software SPSS versão 15.0 (Statistiscal Pacage for the Social Sciences). Para o Windows 7.
RESULTADOS:
Inicialmente procedeu-se à avaliação da qualidade da escala como instrumento de medida através de suas características métricas e sua validade de conteúdo. Foi verificada através da análise fatorial o método dos componentes principais com rotação de VARIMAX. Verificada a qualidade da escala procedeu-se a análise dos resultados usando elementos da estatística descritiva e da estatística inferencial. A escala apresentou coeficiente de precisão 0,91; Erro Padrão da Medida 2.0 correspondendo a 6,3 da amplitude total da Escala de Medida do escore [0;32]. O coeficiente de sensibilidade γ² = 10,52 indicando a probabilidade 0,9994 (99,94%) do escore produzido pela escala que apresentou erro de medida inferior ao valor do erro do padrão da medida. Os sujeitos que responderam apresentaram erro menor que 2. O teste de Hotelling apresentou T² = 2138, 166 significativa para p< 0,01, logo não ocorreu efeito de Halo no preenchimento da escala pelos sujeitos da amostra. Considerando a distribuição do escore do item de cada item verifica-se que a média dessas distribuições varia no intervalo [1,05; 1, 77], todas essas médias são maiores que o ponto médio da escala de medida do item [0 ; 2]. A escala de avaliação é unidimensional.
CONCLUSÃO:
O estudo realizado apresentou a escala de avaliação com indicadores métricos altos. A escala mede um único fator na avaliação do tutor. Considerando a distribuição das médias das notas segundo curso, disciplinas e pólos, pode-se concluir que o conjunto de tutores avaliados pelos alunos da amostra podem ser classificados com uma transição regular para bom. E por fim, as três dimensões atitudinais, conceituais e procedimentais pesam diferentemente na composição da nota da escala de avaliação, sendo objeto para análise com maior profundidade a dimensão procedimental, visto ser a que menor contribuiu para a composição da nota na escala de avaliação. A dimensão procedimental diz respeito ao saber fazer que o tutor a distância precisa no ambiente virtual de aprendizagem para aplicar as estratégias e metodologias adequadas para que haja a aprendizagem do educando.
Palavras-chave: Prática Docente, Tutor a Distância, Saberes.